sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lugares da Bíblia - Haifa

"Terceira maior cidade de Israel é exemplo de coexistência entre judeus e árabes, além de importante polo econômico e turístico às margens do Mediterrâneo"


Maior cidade do norte de Israel, Haifa também é a terceira maior do país, depois de Jerusalém e Tel Aviv. A população, de 265 mil habitantes, é formada por judeus e árabes, que convivem pacificamente a maior parte do tempo. Grande parte dos cidadãos é de migrantes da ex-União Soviética ou descende deles. Entre os árabes, a maioria é cristã. Hoje é um importante polo empresarial, industrial, tecnológico e turístico, às margens do Mediterrâneo.

Nas encostas do Monte Carmelo, Haifa começou como uma pequena cidade portuária no século 16 antes de Cristo (a.C.). Passou pelas mãos dos bizantinos, árabes, cruzados, otomanos, egípcios e britânicos, para hoje fazer parte do Estado de Israel, governada por sua multicultural Câmara Municipal .

Haifa é dividida em três níveis. O menor é o mais baixo, que compreende o porto e os centros comercial e industrial. O nível médio, na subida do Carmelo, abriga os bairros residenciais mais antigos e tradicionais, enquanto no superior estão os mais novos e modernos. Do alto do famoso monte, é possível avistar a Galileia Ocidental e a fronteira com o Líbano, além das inúmeras e belas praias mediterrâneas de grande beleza.

Clima

O tempo é convidativo quase o ano todo para quem curte praia. O clima mediterrâneo tem verões quentes e secos, com temperatura por volta dos 26 graus Celsius, e invernos frescos e chuvosos, com algo em torno de 12 graus. A neve é rara, quando a temperatura cai para perto de 3 graus. Quem vai atrás de praia e sol deve evitar, portanto, ir entre setembro e maio, época da chuva.

As praias se estendem por 17 quilômetros, sempre cheias de turistas e locais. A farta estrutura de hospedagem é invejável.

A colônia alemã, recentemente restaurada, oferece bons restaurantes (como o da foto acima) e é uma ótima opção para passeios a pé, de dia ou à noite. Outra colônia bem visitada é a dos artistas plásticos, Ein Hod, repleta de ateliês, estúdios e espaços para exposições. O parque nacional do monte Carmelo oferece passeios monitorados a cavernas que já encerraram importantes achados arqueológicos.


Culturas diferentes, mesmo objetivo

Dos 265 mil cidadãos, 80% se definem como judeus. Os dissidentes da antiga União Soviética são 25% do povo, e pouco menos de 10% são de origem árabe. Geralmente modelo de coexistência, ainda assim existem hostilidades. Mesmo antes do estabelecimento do Estado de Israel, em 1948, o município era gerido em cooperação entre árabes e judeus. O conselho municipal atual é escolhido por eleição.

A reputação de centro econômico é forte, a ponto de ser famoso o bordão “Haifa trabalha, Jerusalém reza e Tel Aviv diverte”, definindo a distribuição de funções das principais cidades israelenses.

A importância portuária ainda é grande – há uma eterna disputa entre Haifa e Asdode sobre qual tem o maior porto –, além de uma enorme refinaria de petróleo, parques tecnológicos e conceituadas instituições de ensino, como a Universidade de Haifa e o Instituto Israelense de Tecnologia – o prestigiado Technion (foto ao lado). O imponente campus da primeira, projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, fica no topo do Carmelo e inclui o museu artístico e arqueológico de Hecht.

Mesmo com toda a exuberância natural e estrutura turística comuns à região costeira mediterrânea, cidadãos de Haifa e turistas frequentam em peso os diversos grandes shopping centers da cidade.
Recentemente, o Google Street View incluiu Haifa em seus arquivos, possibilitando a internautas de todo o planeta uma visita virtual a suas ruas – até mesmo os irresistíveis passeios à beira-mar estão à disposição do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário