domingo, 29 de julho de 2012

Cultive um relacionamento de qualidade

"O amor verdadeiro não aprisiona. Conheça a fundo seu parceiro e torne a vida a dois próspera"
           


Por que motivo alguém entra e sai da vida de uma pessoa sem estabelecer um vínculo afetivo duradouro? Por que ainda existe tanta dificuldade para se ter um companheiro de verdade? Para a especialista em comportamento humano Roselake Leiros, atualmente, a forma de homens e mulheres se relacionarem é excessivamente livre e superficial, e não traz felicidade. Além disso, a falta de compromisso também leva à sensação de vazio e de amargura.

“Muitos dizem que é gratificante se envolver a cada dia com um novo parceiro, manter relacionamentos totalmente sem compromisso, mas as relações precisam de sinceridade e espaço para ambos terem a oportunidade de expressar o que realmente são. Não há o que temer, pois o amor verdadeiro não aprisiona”, diz a especialista.

Para dar certo, é preciso haver equilíbrio no relacionamento, entre defeitos e qualidades, além disso, entender que o namoro serve como um período de troca de experiências e aprendizado, e não para sufocar. Quando um casal está se conhecendo, é necessário observar o encanto de cada contraste. “Existem diferenças importantes que precisam ser percebidas, compreendidas, respeitadas, discutidas e aproveitadas para o crescimento de ambos. Qual é o objetivo de ter uma vida a dois se não há vontade de conhecer tudo o que o outro tem a oferecer e vice-versa?”

De acordo com Roselake, no geral, a maioria das mulheres vê no relacionamento apenas uma possibilidade da realização dos sonhos e idealizações, e não algo construtivo para os dois. “Já os homens querem ser felizes agora e, com isso, viver a probabilidade de ter um compromisso. Ele não diz que sim e nem que não, apenas deixa acontecer naturalmente”, explica.

Mantenha a chama acessa

“Fixe-se no agora. Deixe as coisas do passado no seu lugar, pois cada momento é único. Transforme sonhos em objetivos e construa-os passo a passo, vivendo cada coisa em seu tempo e com inteireza. Confie que você e seu parceiro são os melhores a cada momento e que podem viver uma vida agradável”, ensina Roselake.

Segundo a profissional, é preciso conhecer a fundo o parceiro e quais são suas necessidades. Saiba reconhecer e admirar os pontos fortes, em você e nele. Procure se doar e receber, de maneira equilibrada. Assuma as responsabilidades que forem cabíveis e designe algumas a ele, não queira resolver tudo. Independentemente da situação, dê sempre o seu melhor.

Além disso, estimular a sintonia, o diálogo sincero, respeito aos gostos de cada um, procurar sempre atender equilibradamente a esses gostos, promover mudanças e viver de forma leve, alegre e espontânea, estimulando as trocas, faz o crescimento do casal e evita que o relacionamento caia na rotina. “Insegurança, cobranças e excessos de qualquer natureza abalam a vida a dois”, afirma a especialista.

Cada pessoa, assim como cada momento, é diferente. Respeitar e aprender com as diferenças, ser flexível, mas sempre respeitar seus valores, viver conscientemente e fazer avaliações de si e do outro como um tudo é importante. “Ame com respeito e acredite na felicidade”, finaliza Roselake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário