Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem. Gên. 50:20.
Uma evidência forte da inspiração da Bíblia é a sua honestidade. As Escrituras não encobrem os conflitos nem os fracassos de seus heróis. José cresceu em um clima familiar tenso, cheio de ciúmes e discórdia. Na primeira vez em que José é mencionado, após o seu nascimento, ele está trazendo “más notícias” (Gên. 37:2) sobre os seus irmãos para o pai. Acrescentando lenha na fogueira da rivalidade com seus irmãos estavam as narrativas de José sobre seus sonhos de proeminência sobre eles, onde cada um dos seus irmãos se curvava ante José. Zangados e ressentidos, os irmãos conspiraram para matar José. Depois de lançar José numa cisterna vazia, eles o venderam como escravo.
A sorte de José ia de mal a pior. Comprado por Potifar, o jovem escravo hebreu distinguiu-se através de árduo trabalho. Rapidamente, conquistou a confiança e o respeito de Potifar. Quando a esposa de Potifar lhe fez propostas inapropriadas, ele clamou: “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” Gên. 39:9.
O compromisso de José com o que era certo levou-o a uma masmorra egípcia. Embora isolado, só, prisioneiro em terra estranha, José não perdeu sua fé. Enquanto estava na prisão, José atendeu o mordomo-chefe, interpretando um dos seus sonhos. Quando o mordomo foi liberto da prisão, ele esqueceu-se de José… até que Faraó teve um sonho estranho. O mordomo sabia exatamente a quem devia chamar.
Deus revelou a José o significado do sonho do Faraó, que ficou tão impressionado que o nomeou governador do Egito, abaixo apenas dele mesmo.
A história de José está repleta de lições para nós, hoje. José cresceu em meio à adversidade, e tornou-se virtuoso e sábio. Suas provações não fizeram dele alguém amargurado, mas alguém muito melhor. Suas provações o ensinaram a confiar.
Assim como José, um homem ou uma mulher de fé pode transformar o mundo. Deus pode tomar as mais desesperadoras circunstâncias e usá-las para a glória do Seu nome e a bênção da humanidade. Permita que Ele assim faça em sua vida, hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário