segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mosaico sobre Sansão é encontrado na Galileia

"Obra estava no piso de uma grande sinagoga do século 4"
           
Um mosaico mostrando o personagem bíblico Sansão e objetos ligados à sua história foi encontrado na Galileia, em Israel, em uma escavação realizada pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla original) e pela Universidade da Carolina do Norte (UNC), dos Estados Unidos, patrocinadas por outras universidades estadunidenses e do Canadá. O desenho, feito com fragmentos minerais coloridos, estava no chão de uma imponente sinagoga do século 4, época em que o Império Romano dominava o local.

A descoberta foi feita no kibutz de Hokuk, onde ficava a antiga cidade de mesmo nome, em que rabinos se reuniam para escrever o Talmude, livro sagrado dos judeus. As escavações foram coordenadas por Jodi Magness, da UNC, David Amit e Shua Kisilevitz, ambos da IAA (da direita para a esquerda na foto acima).

A obra mostra o rosto de Sansão ladeado por caudas de raposas ligadas por tochas, ilustrando o relato bíblico:

“E aconteceu, depois de alguns dias, que, na sega do trigo, Sansão visitou a sua mulher, com um cabrito, e disse: Entrarei na câmara de minha mulher. Porém o pai dela não o deixou entrar.

E disse-lhe seu pai: Por certo pensava eu que de todo a desprezavas; de sorte que a dei ao teu companheiro; porém não é sua irmã mais nova, mais formosa do que ela? Toma-a, pois, em seu lugar.

Então Sansão disse acerca deles: Inocente sou esta vez para com os filisteus, quando lhes fizer algum mal.

E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.

E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais.”
Juízes 15:1-5


O mosaico é feito de pedras cúbicas muito bem esculpidas, segundo os arqueólogos. “Sua grande qualidade artística e as diminutas dimensões dos cubos, aliadas ao monumental tamanho das pedras usadas na construção das paredes da sinagoga, sugerem um alto nível de prosperidade nesta cidade. Claramente, a edificação era de altíssimo custo”, diz Magness.


Mais escavações no local estão planejadas para o verão de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário