sexta-feira, 20 de julho de 2012

O alfa e o ômega

"A maior riqueza que o ser humano pode ter é conhecer o Senhor Jesus"
           


"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso." Apocalipse 1.8

A expressão "o Princípio e o Fim", que não consta do original grego, mas cujo conteúdo confere com o sentido, foi acrescentada a este versículo por alguns tradutores, por considerarem que as pessoas menos escolarizadas poderiam não compreender o significado de "o Alfa e Ômega".

A expressão aparece novamente nos capítulos 21 e 22: "Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida" (Apocalipse 21.6); "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim" (Apocalipse 22.13).

Esta revelação de que o Senhor Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, é a maneira mais simples para definir Alguém que excede todo e qualquer entendimento. Ele encerra a perfeição indescritível, indefinível, mais profunda que o infinito.

Conhecer pessoalmente o Senhor Jesus Cristo consiste na maior glória do ser humano. Muitas são as pessoas que O conhecem por informações de outras, e quando vêm às tribulações, não sabem como sair delas, pois os conhecimentos adquiridos a respeito d'Ele não são suficientes para salvá-las.

O conhecimento d'Ele vem através da revelação do Seu próprio Espírito, e isto se torna suficiente para fazer a pessoa reunir forças e enfrentar qualquer situação adversa. E é justamente isso que o apóstolo João procura nos transferir.

É a maior riqueza, a maior glória, a maior força; enfim, o melhor de tudo o que pode acontecer com o ser humano: conhecer o Senhor Jesus! É como Ele mesmo afirma por intermédio do profeta Jeremias:
"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Jeremias 9.23,24

Quando o apóstolo João, referindo-se ao Senhor Jesus Cristo, escreveu "Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é que era e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Apocalipse 1.8), não estava se referindo ao menino nascido de uma virgem, em Belém da Judeia, não!

João estava falando do Senhor Jesus Cristo, Deus! Que era antes de Maria e de todos os seres existentes nos Céus e na Terra! O Senhor Jesus já existia antes de todas as coisas, pois tudo foi criado por meio d'Ele e para Ele, conforme diz o apóstolo Paulo:

"Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus." Colossenses 1.15-20

É muito importante saber que a revelação que o Apocalipse nos apresenta do Senhor Jesus Cristo é dividida em três partes. A primeira O revela no Seu relacionamento com a Sua Igreja na Terra - compare com as cartas às sete igrejas na Ásia.

A segunda parte O revela em relação à Sua Igreja no Céu - aí vemos os anciãos glorificados e o que acontece lá no Céu, após o arrebatamento.

A terceira O revela em relação ao mundo - mostra como Ele julga os povos. E assim continua paulatinamente, até que enxergamos a glória completa, ou seja, o novo Céu e a nova Terra, nos quais habita a justiça (2 Pedro 3.13).

"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, semelhante a filho de homem..." Apocalipse 1.9-13

Após ter conhecido o Senhor como Ele realmente é, o apóstolo João se identifica para todos os demais seguidores do Senhor Jesus como "... irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança..." (Apocalipse 1.9).

Ele não se dirige à Igreja como apóstolo, conforme fizeram Paulo e Pedro. Depois de ter recebido a grande revelação, humildemente ele se equipara aos demais servos, considerando-os como irmãos e companheiros.

São três as características que identificam esses irmãos e companheiros aos quais o apóstolo João se refere: "...na tribulação, no reino e na perseverança...".

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