domingo, 29 de julho de 2012

As aves

"Em várias passagens da Palavra Sagrada, os emplumados tiveram destaque e simbolismo"
           


“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.”
Gênesis 1:20-22
Gênesis pode se referir às aves de uma forma geral, tomando os céus de todo o planeta. Mas em outros livros bíblicos elas têm papéis importantes, e são objeto de muito simbolismo. Seja no sentido literal ou no metafórico, estão em várias passagens das Escrituras.

Isso se dá, especialmente, com as espécies presentes em Israel. Das cerca de 400 encontradas na área, algo em torno de 25 são endêmicas (em toda a Terra, só existem naquela região).

Já no início, ainda em Gênesis, Noé solta um corvo de sua grande arca, para tentar descobrir se já há terra seca onde atracar. Repetidas vezes soltou a ave negra, sem sucesso. Quando soltou uma pomba, o animalzinho retornou com um ramo de oliveira já na segunda tentativa, sendo que, na terceira, nem retornou mais, pois achara seu novo lar (Gênesis 8: 1-20). Até hoje a imagem da avezinha, normalmente branca, com o ramo no bico é símbolo da paz.

Outra passagem bíblica muito importante com o mesmo pássaro foi quando do batismo de Jesus no Jordão, por seu primo João. Após o Messias ser batizado, o Espírito de Deus desceu em forma de pomba sobre ele (Mateus 3:16).

“Parente” da pomba, a rolinha também é personagem, às vezes oferecidas como sacrifício no Tabernáculo ou no Templo de Jerusalém, pelas famílias que não tinham condições de comprar cordeiros, cabritos ou bezerros, ou com outros significados importantes (Gênesis 15:9 e Levítico 1:14; 12:6).

Cristo utilizou até mesmo os simples galináceos domésticos como símbolo em seus ensinamentos e admoestações:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”
Mateus 23:37

Mais conhecida ainda é a passagem em que Pedro diz a Jesus que nunca o negará, mas o Mestre diz ao apóstolo que ele o fará três vezes antes mesmo de o galo cantar duas vezes naquela madrugada (Marcos 14:29-30).

A águia era o maior pássaro voador de Israel. O próprio Deus, falando a Moisés, usou-a como símbolo de Seu cuidado para com o povo hebreu, já livre dos egípcios, rumando pelo deserto:
“Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,

Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.

E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:

Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;”
Êxodo 19:1-4

A mais famosa entre as aves de rapina aparece novamente em vários trechos de mais oito livros bíblicos. De rapina também são os falcões, velozes no voo e com bicos e garras afiados. Outra ave carnívora da qual o texto bíblico fala, mas não dotada de beleza, é o mal afamado abutre (Levítico 11:13-14). As corujas (também chamadas de mochos), soturnos animais que, dependendo da espécie, têm ativa vida noturna, também foram citadas como símbolo de solidão (Salmo 102:6-7).

Os pavões, uma das mais intrigantes e belas aves do planeta, não aparecem especificamente no texto bíblico. Mas é famosa a história de que Salomão, quando construiu seu imponente e luxuoso palácio, mandou importar de onde hoje se encontram a Índia e o Sri Lanka alguns espécimes da ave que tem uma das mais belas plumagens da Terra, cujos machos exibem uma grande cauda em forma de leque para atrair as fêmeas.

As codornizes, parentes da codorna que facilmente conhecemos no Brasil, aparecem em Números (11:31-32), quando Deus as enviou como alimento ao povo liderado por Moisés, assim como em Êxodo:

“E o SENHOR falou a Moisés, dizendo:

Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus.

E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.”
Êxodo 16:11-13

Em várias outras partes da Bíblia, aparecem outras espécies de aves, das mais simples às mais exóticas: garças, avestruzes, perdizes, pelicanos, cegonhas, andorinhas e cisnes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário