terça-feira, 3 de julho de 2012

Sansão e Dalila



"Um amor traído"




Sansão era conhecido como um homem forte, não tinha nada que pudesse segurá-lo ou impedi-lo. Ele era um milagre vivo, pois sua mãe era estéril, mas o Senhor a fez conceber (Juízes 13:7).

Em um determinado momento, Sansão conheceu Dalila e se apaixonou, mas ela pertencia ao povo filisteu, com quem ele lutava havia tempos, por determinação do Senhor. E esse foi o problema.

Os filisteus chamaram Dalila para que ela descobrisse onde estava a força de Sansão (Juízes 16:4-5). Dalila usou todo o seu poder de persuasão para que Sansão contasse por que ele era tão forte e nunca perdera uma guerra.

Sansão era nazireu de Deus, ou seja, desde o ventre de sua mãe fora consagrado a Deus e tinha que manter por toda a sua vida um voto de nunca raspar a cabeça (Juízes 13:5).

Dalila então começa a perguntar a Sansão em que consistia a sua força, tentando descobrir como seria capaz de impedi-lo. Para que ela parasse de interrogá-lo e assim mantivesse seu voto, ele deu três respostas do que seria capaz de contê-lo: sete varas de vimes, cordas novas e se fizesse sete tranças nos cabelos.

Ela provou todas essas respostas, mas constatou que nenhuma delas era verdade (Juízes 16:6-14). Vendo que todas as respostas de Sansão eram mentiras, ela o chantageou, dizendo que ele não a amava de verdade, porque não contava de onde viria a sua força (Juízes 16:15). Foi neste momento que o coração dele foi tocado e ele se abriu para Dalila, contando que o seu cabelo nunca havia sido raspado (Juízes 16:16-17). E assim, Sansão perdeu suas forças, na verdade, ele quebrou a aliança que tinha com Deus.

Voto de tolo

Sansão não foi capaz de ir até o fim com o voto que fez com o Senhor, e isso tudo por causa de uma mulher por quem ele se encantou, mesmo conhecendo de perto o poder de Deus.

Porém, apesar dele ser um exemplo de força e de servidão por um tempo, Sansão também é exemplo de como podemos perder as bênçãos do Senhor. Ele se deixou ser ludibriado, conquistado e entregou o seu chamado para provar o amor que tinha por sua mulher.

Quem você é?

Um homem (ou mulher) que tenha feito um voto com Deus não pode abrir a guarda, tem que sempre vigiar e orar para que as bênçãos do Senhor não sejam perdidas (Mateus 26:41).

Além de não ser uma pessoa de fácil persuasão, também não pode ser aquela que faz de tudo para que o outro perca o que Deus deu, por inveja, por raiva, por influência, enfim, não pode ser um canal de maldição, mas sim de bênção.

Quem você é? A pessoa que não tem forças para se manter no voto ou aquele que persuade o outro para sair da vontade de Deus?

Não faça com que seu companheiro perca a bênção de Deus. Em vez de instigá-lo ao pecado, para sair da sua consagração e voto, ajude-o a servir ao Senhor, seja uma pessoa que edifica, e não que destrói.

Tome cuidado: você tem que amar a Deus acima de tudo, o desejo de agradá-Lo deve estar acima do desejo de agradar a pessoa que está ao seu lado. Não abra mão disso, não seja conivente, não queira participar de algo que possa tirar-lhe do centro da vontade de Deus.

Casais: Amem a Deus acima de qualquer situação, e o amor entre vocês será a cada dia mais forte e intransponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário