segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Empreendedor: saiba escolher a melhor área para você



O sucesso depende da direção correta, pois oportunidades não faltam





A cidade de São Paulo é considerada a capital dos negócios, pois é responsável por mais de 31% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Em virtude do leque de oportunidades, muitas pessoas vêm de outros estados para tentar construir uma vida financeira de sucesso. Muitas delas têm a vontade de crescer empresarialmente, mas nem sempre têm a direção correta para seguir.

Uma das sugestões é ser Empreendedor Individual (EI). Trata-se de uma inovação no sistema tributário para que milhões de brasileiros formalizem os seus negócios e participem do sistema conhecido como Simples Nacional. Um dos pré-requisitos para enquadrar-se é que o faturamento seja de até R$ 60 mil por ano. Outro, é que o empresário só tenha um empregado.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o número de empreendedores individuais cadastrados em 2011 foi de 1.871.176. A expectativa é de uma expansão ainda maior do programa até o final deste ano, pois já estão em vigor novas regras que ampliam em 50% os limites de enquadramento.

Porém, a área escolhida também é determinante para que haja sucesso. O bispo Jadson Santos orienta que o empreendedor pesquise antes de optar. “É importante saber exatamente o que se está buscando. A dúvida atrapalha. Quando ela entra é como o se o mal amarrasse com arame farpado e não conseguimos seguir em frente.”

Atividades mais procuradas

Segundo o MDIC, no ano passado, as atividades econômicas mais procuradas para registro do Empreendedor Individual foram comércio varejista de vestuário e acessórios; cabeleireiros; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; minimercados, mercearias e armazéns; confecção sob medida, de peças do vestuário; bares; obras de alvenaria; reparação e manutenção de computadores; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; e serviços ambulantes de alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário