sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Costumes da Bíblia - Os Herodes



Família não judia governou Israel para os romanos




Em 40 antes de Cristo (a.C.), o Império Romano dominava Israel e determinou como seus governantes os membros de uma família não judia, os Herodes. Era normal, como indica o fato, que o nome de um rei também fosse dado a seu sucessor.

Vários membros da família aparecem na Bíblia, sempre se opondo à fé cristã.Originários da Idumeia, ao sul do Mar Morto(também chamada Edom, fundada por Esaú, filho de Isaque e irmão de Jacó), os Herodes não recebiam grande simpatia de Israel, pois não eram judeus.

Herodes, o Grande (ilustração acima), reinou de 40 a 4 a.C.. Construiu muitas edificações importantes em Jerusalém, assim como fez obras de urbanização. Era ele que governava na época em que Jesus nasceu (Mateus 2), perseguindo sua família. Foi quem ordenou a reconstrução do Templo de Salomão para agradar aos judeus e impressionar Roma – a obra foi iniciada em 20 a.C. e terminada somente em 64 depois de Cristo (d.C.), muito após a morte do governante.

Seu sucessor foi Herodes Arquelau, o menos estimado entre todos da família pelo povo judeu. Governou a Judeia, a Idumeia e a Samaria de 4 a.C. a 6 d.C. – ocupava o trono quando da volta de Maria, José e Jesus do Egito (Mateus 2: 19-23). Por tanta crueldade, Roma o substituiu por um procurador, temendo revoltas.

Herodes Antipas (ilustração ao lado) governou a Galileia e a Pereia de 4 a.C. a 39 d.C.. Foi ele quem ordenou a morte de João Batista (Mateus 14:1-12) e tentou matar Jesus (Lucas 13:31-32), assim como esteve envolvido no julgamento do Messias (Lucas 23:6-12).

Herodes Filipe governou Traconites de 4 a.C. a 34 d.C., o reconstrutor de Cesareia de Filipe e de Batsaida. Comparado aos outros Herodes que goverrnavam em nome do Império Romano, ganhou mais aprovação do povo judeu.

Herodes Aristóbulo, filho de Herodes, o Grande, não é citado na Bíblia. Cresceu em Roma e, voltando a Jerusalém, foi acusado pelo Império de tramar contra seu poderio na região, executado por traição.

Herodes Agripa I foi rei da Judeia do ano 37 ao 44.Ordenou a execução de Tiago e a prisão de Pedro.Segundo Atos 12:1-23, foi morto por um anjo.

Foi sucedido por seu filho, Herodes Agripa II, que reurbanizou Cesareia de Filipe e a rebatizou como Neronias, em homenagem ao imperador Nero. Concedeu uma audiência ao apóstolo Paulo de Tarso (Atos 25:13 - 26:32).

Todos esses reis da família eram apoiados pelos chamados “herodianos”, citados na Bíblia nosEvangelhos de Marcos e Mateus. Simpatizantes de Roma, aliaram-se aos fariseus em oposição a Jesus em seu ministério na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário