Um terço dos norte-americanos acredita na teoria evolucionista, mas sob coordenação divina
O famoso Instituto Gallup realizou uma pesquisa nos Estados Unidos sobre a crença em relação à criação e à evolução, os dois polos de uma discussão que parece sem fim entre os defensores de cada versão. A maioria crê que o ser humano é criação Divina. Entretanto, o resultado surpreendeu: um terço dos entrevistados alega crer na teoria evolucionista do homem, mas comandada por seu Criador.
A pesquisa, realizada em todos os 50 estados norte-americanos, ofereceu aos entrevistados as seguintes alternativas:
1 – O ser humano evoluiu ao longo de milhões de anos a partir de formas mais primitivas de vida, mas com Deus guiando o processo.
2 – O ser humano evoluiu ao longo de milhões de anos a partir de formas mais primitivas de vida, mas Deus não participou.
3 – Deus criou os seres humanos exatamente como são hoje, de uma só vez, há cerca de 10 mil anos ou menos.
Dos que revelaram acreditar que o homem evoluiu com assistência Divina, 25% alegaram ir à igreja toda semana. Entre democratas e republicanos – uma referência bastante estadunidense, mas que mostra bem as diferenças ideológicas dos cidadãos –, a diferença na crença na evolução dirigida por Deus foi de apenas 1 ponto porcentual: 31% e 32%, respectivamente.
No entanto, a maioria dos entrevistados atestou acreditar que Deus criou o homem já como ele é hoje, e mantém sua crença em uma Terra bastante jovem, com milhares de anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário