terça-feira, 27 de novembro de 2012

Os perigos de guardar mágoa do companheiro



Alerta sobre as consequências desse mal





Em situações que envolvem traição, mentiras e injustiças, a raiva surge espontaneamente. Mas, o problema maior ocorre quando esse sentimento se transforma em mágoa. De acordo com estudos, 57,3% dos homens causam essa dor nas mulheres. Em contrapartida elas são responsáveis por entristecer 42,6% deles.

O fato é que o cérebro das pessoas que não se desligam totalmente de um problema passado produz substâncias químicas e hormônios ligados ao estresse, o que prejudica diretamente a saúde. Inclusive essa amargura toda pode elevar a pressão arterial. Em alguns casos, a intensidade emocional causa até mesmo dor física.

“Se existe algo que pode ser apontado como destruidor de relacionamentos, o nome disso é mágoa, um sentimento ruim, que fica guardado a sete chaves e faz com que a mente se lembre com detalhes do mal que o outro lhe causou. Quando essa lástima traiçoeira chega ao coração (o centro das vontades), pode passar décadas, mas a pessoa não se esquecerá facilmente do que aconteceu”, explica o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor, bispo Adilson Silva.

De acordo com o bispo, a única arma para vencer essa dor ruim é o perdão. “E ele não pode ser da boca para fora, tem que vir de dentro, porque só assim nunca mais o problema será lembrado. Por exemplo, é possível que um casal feliz tenha discussões, mas se conseguir superar cada obstáculo, permanecerá junto para o resto da vida. Os dois têm que exercitar o perdão, saber perdoar”, destaca o bispo. Ele ainda completa dizendo que o problema toma uma proporção maior quando a pessoa vai acumulando tristezas, pois isso é favorável para que se crie um muro dentro do relacionamento.

Quem se aflige com algo que deveria ter ficado no esquecimento é o maior prejudicado. “Se ela sai de uma relação magoada, não só comprometeu aquele relacionamento como o próximo também. Enquanto a ferida não for fechada, será um problema”, explica o bispo. A mágoa faz com que a pessoa fique rabugenta, intolerante, propicia diminuição da autoestima, enfim, é uma doença na alma. “Normalmente, aquelas mais emotivas são propensas a guardar mais esse sentimento ruim. Uma pessoa magoada não é feliz e não tem condições de fazer o companheiro feliz”, finaliza o bispo.Tome cuidado para não deixar que a situação fique cada vez mais distante e a causa inicial do problema não seja esclarecida o quanto antes. “Quando acontece do casal se sentar depois de muito tempo para resolver a última situação que levou a um mal-estar, o que não pode acontecer é desenterrar todos os acontecimentos passados, porque as mágoas vão se renovando, até chegar ao ponto de a relação ficar insustentável e os dois se autodestruírem”, alerta a também apresentadora do programa The Love School - A Escola do Amor, Rosana Silva.

Um relacionamento transformado por Deus

“Eu estava sofrendo muito com o meu casamento. Era uma pessoa muito complexada e com baixa autoestima, e isso fazia com que meu marido não se sentisse feliz comigo. Procurei a IURD para buscar o perdão e esquecer tudo o que passou. Me propus a buscar uma nova pessoa em mim. Quando parei de cobrar a perfeição no meu marido, começou a transformação”, lembra a analista de cobrança Cibele Marinho.

Segundo ela, a partir do momento que o esposo percebeu as mudanças da companheira, atreladas às explicações de como mudar, ele também buscou ajuda. “Eu olhava a transformação da Cibele e quis para a minha vida também. A minha mágoa era porque a família dela não aceitava nosso casamento no princípio, e isso afetava muito em qualquer briga que a gente tinha”, comenta Tadeu Marinho.

Ela recebeu o Espírito do amor e ele seguiu o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário