sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Adversidade é um caminho para o sucesso



A resiliência é uma característica comum entre profissionais bem-sucedidos





Defender-se de um problema e recuperar-se diante de uma situação adversa no ambiente de trabalho é uma qualidade que capacita o indivíduo a alcançar o tão almejado sucesso. A resiliência, capacidade de superar dificuldades, é uma característica comum entre profissionais bem-sucedidos.

Para Alessandra dos Santos Moura, diretora da Caliper Brasil, empresa de gestão de talentos, essa capacidade é o grande diferencial de quem conseguiu ir mais longe. “É uma espécie de elástico interno que permite, por exemplo, trabalhar bem sob pressão. Pessoas resilientes não deixam situações desfavoráveis interferirem em seu nível de motivação e conseguem dar continuidade aos seus planos", comenta.

Traçar um perfil
Manter esse tipo de comportamento, seguro e resiliente, requer um trabalho pessoal focado nas necessidades de desenvolvimento de um perfil profissional. Apesar de ser uma medida mais complicada para alguns, é necessário identificar os seus próprios pontos fracos, para que não interfiram em um momento de decisão, e o mais importante, saber valorizar os pontos fortes.

A executiva aponta quais são os principais passos para enfrentar adversidades e conquistar sucesso na carreira.Outra situação que poderá ajudar o profissional a melhorar, é obter um feedback, ouvir o que os outros têm a dizer sobre o seu desempenho. "As opiniões de terceiros vão mostrar como ele é percebido pelos outros, o que faz de melhor e como melhorar. Também é um momento que vai levá-lo a examinar o que mais gosta de fazer e identificar o que precisa para alcançar os objetivos profissionais", afirma Alessandra.

– Foque a carreira naquilo que mais gosta de fazer, nas atividades que mais trazem gratificação e motivação;

– Defina o que é o sucesso para você e onde pretende chegar;

– Faça uma análise de quais são os pontos fortes e os pontos a melhorar no seu perfil, tanto competências técnicas como comportamentais;

– Elabore um plano de desenvolvimento de carreira com metas claras (no máximo três de cada vez) e com prazo definido para cumpri-las.

É muito importante que o profissional também procure por situações nas quais possa usar seu potencial para enfrentar desafios. Estar atento às oportunidades que surgem o levará a reconhecer o momento decisivo para uma mudança no comportamento profissional e as busca pelo sucesso na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário