quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lugares da Bíblia - Acaia



Antiga província romana na Grécia teve algumas de suas cidades como destinatárias das cartas de Paulo





Acaia, originalmente, era o nome de uma pequena área no sul da Grécia imperial, ao norte do Peloponeso. Na época do Novo Testamento, porém, sob o domínio romano, o nome dizia respeito não só à antiga região quanto a todo o Peloponeso.

As maiores cidades da Acaia eram
 Corinto, Atenas e Esparta. A região foi amplamente visitada pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, constantemente citada em suas cartas que depois viraram livros da Bíblia.Era uma província senatorial de Roma, controlada por governadores chamados procônsules. Uma província senatorial era geralmente uma área de um reino estrangeiro conquistado, mais estável e pacificada, cujo procônsul gozava de certa autonomia, embora servisse aos interesses da corte. As chamadas províncias imperiais, por sua vez, eram diretamente controladas por Roma por serem foco certa instabilidade, governadas pelos procuradores – caso da Judeia, controlada por Pôncio Pilatos nos tempos de Jesus.
“E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.”
 Atos 19:21

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.”
2 Coríntios 1:1

História
Após a queda do Império Romano Ocidental, a Acaia foi conquistada pelos bizantinos. Nos séculos 6 e 7, os eslavos ocuparam a área, assentando-se em algumas localidades. No século 9, voltou a ser do Império Bizantino, até ser ocupada pelos cruzados. Mais uma vez Bizâncio a tomou de volta, até os Otomanos chegarem em 1460. Passou por outros domínios até a Grécia tornar-se independente no século 19.

Hoje, a Acaia é uma unidade regional que fica na Região Oeste da Grécia e tem como capital a cidade de Patras (foto acima). Na parte noroeste da península do Peloponeso, tem hoje cerca de 331 mil habitantes. A região metropolitana de Patras concentra o parque industrial da unidade e dois terços de sua população, com boa infraestrutura e urbanismo de ponta. Corinto continua sendo uma de suas principais e mais ricas cidades.

A natureza acaiana é privilegiada, com vastas áreas de montanhas, florestas e pradarias. Normalmente tem verões intensos e invernos moderados. Esses verões bem quentes apresentam dias ensolarados mais para o litoral, mas nublados e chuvosos nas regiões montanhosas, onde no inverno a neve é comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário