quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O egoísmo ganha espaço na sociedade, mas é possível haver mudança



As pessoas começam a perceber o que é mais importante na vida e buscam transformações





Cada dia que passa parece que o caos está ainda mais latente. Além da violência, o que também chama atenção é o egoísmo do ser humano, que parece não se interessar pelo sofrimento e necessidades do outro. O que importa mesmo é viver a sua própria vida.

Segundo a psicóloga Roseleide da Silva Santos, isso é resultado de diversos fatores que permeiam a sociedade. “Hoje, não é permitido que a pessoa fracasse. Há um culto pelo prazer, pela satisfação, pela felicidade, somente os bem-sucedidos são aplaudidos. Por isso, vivemos em um cenário de rivalidade, disputa, onde as pessoas estão mais na defensiva.”

E toda essa defensiva aflora o egoísmo. “Essa busca por nunca estar na posição de derrotado talvez faça com que as pessoas tentem se proteger e tenham um cuidado excessivo com elas próprias, se tornando egoístas”, explica Roseleide.

É preciso compartilhar

Para ela, o ser humano está perdendo o valor do compartilhar, de estar com o outro. “E isso acontece porque houve a perda de alguns valores morais e éticos, além das desigualdades sociais que ficaram maiores. E tudo isso interfere nas pessoas, pois se voltam mais ao seu próprio benefício, causando estragos, que têm maior repercussão do que as coisas boas que acontecem.”

E essas coisas boas como, por exemplo, dar mais valor ao que acontece com si e desejar compartilhar com o outro, têm sido uma luz no fim do túnel. “Embora isso não seja vivido no geral pela sociedade, onde é preciso ter para ser alguém de prestígio, acredito que as pessoas têm se voltado lentamente ao valor de ser alguém e, assim, dar valor a estar com o outro”, ressalta a psicóloga.

Roseleide acredita que, para que isso aconteça com todos, é preciso que a pessoa perceba que para ser, não precisa ter. “É preciso pensar que não se trabalha somente para ter o carro do ano, mas porque ama o que se faz, ajuda as pessoas ao redor. Acredito que dessa forma os valores podem ser refeitos.”

As pessoas estão a caminho de restabelecer os valores humanos, reconhecendo que precisam do outro por perto, que necessitam viver sem precisar somente ter. “É uma semente que está encontrando campo fértil para crescer. A realidade não é essa, mas alguma coisa acontece ao redor. Há movimentos, ONGs de pessoas mais jovens, ou seja, há muita coisa boa acontecendo”, finaliza Roseleide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário