domingo, 21 de outubro de 2012

Casais da Bíblia: Ana e Elcana


Elcana era um homem que tinha duas mulheres: Penina e Ana, que era estéril (1 Samuel 1:1-2).

Toda vez que Elcana adorava e sacrificava ao Senhor, ele trazia presentes para seus filhos, mas para Ana levava o excelente, porque a amava mais. Porém, Penina gostava de exibir-se com seus filhos e sua possibilidade de dar mais filhos ao marido, e isso entristecia Ana (1 Samuel 1:3-7).

Além de aguentar as provocações de Penina, Ana também não poderia contar com a compreensão de seu marido quanto à sua fragilidade. Em um dos momentos mais delicados, Elcana não tomou cuidado ao tentar animá-la, tornado Ana ainda mais triste (1 Samuel 1:8).

Determinação de Ana e compreensão de Elcana

Até que um dia Ana orou e pediu para Deus um filho e fez um voto: se ela engravidasse, entregaria o filho ao sacerdote para servir ao Senhor ( 1 Samuel 1:9-11). E foi o que fez. Depois de nascido e desmamado, Samuel foi entregue ao sacerdote Eli, e assim ele cresceu aprendendo como servir ao Senhor.

Ana foi uma mulher determinada. Ela já havia passado por várias situações difíceis com as afrontas de sua rival, com a falta de delicadeza de seu marido e também por ser mal interpretada pelo sacerdote no momento em que orava com muita intensidade (1 Samuel 1: 12-18).

Apesar de tudo, ela foi determinada. Tinha certeza do que desejava e tinha fé que Deus concederia seu pedido.

No momento que Samuel foi entregue ao sacerdote, Elcana poderia opor-se, já que ele era o pai da criança. Mas ele não o fez. O marido compreendeu o voto que Ana fez a Deus e, de certa forma, também participou ao concordar com a entrega de seu único filho com ela.

Casal unido em um propósito

É preciso determinação de ambos para alcançar os objetivos, principalmente quando estes se direcionam a agradar a Deus. Nessa caminhada única é que a compreensão de ambos deve ser ainda maior, pois cada um possui suas próprias características, com pensamentos e atitudes diferentes, mas que deve se tornar um só quando há um propósito.
Há casais que não são cúmplices, companheiros. Cada um se isola em suas dificuldades, desejos e entregas individuais a Deus. Mas isso não acontecia entre Ana e Elcana.

Avalie: há compreensão e determinação entre o casal? Um entende a decisão do outro, apoia, participa, ou aponta os erros, não se interessa e não fica perto?

Agradar a Deus deve ser um objetivo do casal e ambos não podem deixar de lado o respeito ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário