quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Homens da Bíblia: Isaque



Filho da promessa e oferta viva






Isaque é o filho da promessa, apesar das circunstâncias humanas, pois Sara era estéril e foi mãe aos 90 anos de idade, e Abraão, pai aos 100 anos (Gênesis 17:17). Deus cumpriu Sua Palavra com o nascimento dele.

Abraão já tinha um filho com a serva de Sara, chamado Ismael, quem também teria descendentes multiplicados sobre a Terra, mas Deus disse que Sua aliança seria com Isaque (Gênesis 17:20-22).

O que Deus deu, Ele pode pedir de volta

Depois que Isaque nasceu, Deus pediu a Abraão que ele fosse entregue como oferta no Monte Moriá. E assim o patriarca fez. Caminhou até o lugar, preparou tudo e, no momento em que ele imolaria seu único filho, o Senhor o impediu, pois soube que Abraão era fiel (Gênesis 22:1-18).

Quantas vezes duvidamos de Deus quando Ele nos promete alguma coisa? A dúvida entra no coração porque, ao olharmos ao redor, as situações não estão a favor para que a bênção aconteça. Mas temos somente que crer que viveremos e assim acontecerá.

Então, depois de algum tempo esperando que a promessa do Senhor aconteça, ela chega e traz muita alegria. Mas Deus, para testar, pede de oferta justamente o que ele acabou de dar. Antagônico? Talvez, mas uma prova que temos que passar.

Ao pedir Isaque para Abraão, ele não chorou, indagou Deus ou desejou não fazer. Sem pestanejar, pegou seu filho e já se colocou para obedecê-Lo.

O Senhor pediu Isaque para ver se Abraão era mesmo um homem obediente, se realmente sacrificaria seu filho por amor a Ele, mesmo depois de muita espera e muita fé para ver a promessa concretizada.

Que você não esteja preso àquilo que Deus lhe concebeu. Que esteja preparado para oferecer tudo o que Ele deu.

O resultado de uma oferta obediente

Somente depois de ver a atitude de Abraão é que Deus fez inúmeras promessas em relação à sua descendência. Deus queria uma demonstração de fidelidade, obediência e desprendimento.

Esteja preparado. Não se prenda, seja voluntário e disposto a obedecer a Deus em quaisquer circunstâncias para viver o melhor que Ele tem reservado para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário