quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bate-Seba

"Obediente ou adúltera?"

O rei Davi resolveu não ir para a batalha e ficou em casa. Em uma tarde, ao passear no terraço, avistou uma mulher muito bonita se banhando. Ele manda investigar quem era aquela e descobre Bate-Seba (2 Samuel 11:1-3).
Neste momento, o lado carnal de Davi se aflora e ele manda trazê-la, mesmo sabendo que era uma mulher casada, e tem relações com Bate-Seba, que engravida (2 Samuel 11:4-5).
Davi, sabendo deste filho, determina que Urias, marido de Bate-Seba, volte da guerra, para que se deitasse com a esposa e, assim, se livraria da culpa. Mas não foi o que aconteceu. Urias achou injusto com os outros soldados que estavam em guerra e não fez o que Davi ordenara (2 Samuel 11: 6-12).
Percebendo Davi que Urias não se deitaria com sua esposa, comandou que na próxima guerra ele ficasse à frente de todo o exército e que ninguém lutasse para defendê-lo, assim, morreria. E foi o que aconteceu.
Consequências de um caminho tortuoso
Será que Bate-Seba fez tudo de forma pensada? Se banhar ali, em um lugar com possibilidade de ser vista, depois se deitar com o rei, ter um filho dele.
Será que ela foi obediente a um chamado do rei ou desejou estar ali? Ela sabia que Davi não tinha ido guerrear? A Bíblia não traz as respostas a estas perguntas, não mostra as intenções do coração de Bate-Seba, mas conta a consequência do pecado.
Adultério, gravidez indesejada, morte de inocentes (Urias e o bebê). Há milhares de mulheres que vivem ou já viveram algo semelhante ao escolher, assim como Bate-Seba, ir adiante com o pecado e, por consequência disso, andar em caminhos tortuosos.
O perdão e a restauração de Deus
Mais adiante, depois da morte de Urias, Bate-Seba se torna oficialmente mulher de Davi (2 Samuel 11:26). Porém, essa história, que começou no pecado, não termina assim.

Deus envia um profeta chamado Natã para falar com Davi, que se arrepende do que fez (2 Samuel 12:1-14). Mesmo assim, ele e Bate-Seba não deixaram de viver a morte do filho (2 Samuel 12:15-19).

Mas, ao passar por tudo o que Deus falara através de Natã, Davi consolou Bate-Seba, se deitando com ela, concebendo assim a outro filho, amado do Senhor, chamado Salomão.

Essa história de escolhas, adultério, consequências e arrependimento é um exemplo do grande amor de Deus. Mesmo com tantas atitudes que entristecem o coração Dele, o perdão e a restauração sempre estarão disponíveis àquele que se abre para ouvir a voz do Senhor.

Não seja obediente o ponto de pecar. Não se disponha para ser um canal de pecado para alguém. Fique atento a suas atitudes, para que não viva no futuro a consequência de cada uma delas.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Davi

"De pastor de rebanhos a rei de Israel."


Davi era filho de Jessé, o belemita. Era o mais novo entre seus irmãos. Vivia a pastorear o rebanho de seu pai e foi ungido por Samuel para preceder o reinado de Saul. Ele foi o segundo rei de Israel e governou por 40 anos, até 970 a.C. (antes de Cristo).

Se dependesse de sua família, Davi não seria o escolhido. Deus, porém, tinha um propósito para o menino ruivo, de baixa estatura, que tocava harpa e pastoreava o rebanho de seu pai.

Davi podia até ser esquecido pela família, mas era reconhecido por Deus. E o Senhor o tirou do anonimato. Tirou-o dos pastos de Belém, onde enfrentava constates perigos das feras do campo, para reinar sobre Israel.

Ele passa a ter notoriedade a partir da luta entre israelenses e filisteus, quando derrota o gigante Golias.

A primeira vitória

Enquanto todo o exército tremia de medo do gigante que afrontava o povo de Israel – muitos deles até fugiram –, Davi se prontificou a pelejar.

A Bíblia relata que “Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.” 1 Samuel 17:38-39

Essa passagem mostra que não devemos depender da força do homem, mas sim da couraça da Justiça. Se porventura Davi tivesse ganhado a batalha com as vestes de Saul, poderiam achar que a vitória dele havia dependido disso, mas, como bem disse Davi a Golias: “... Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” 1 Samuel 17:45

Cheio de fé e na certeza de que Deus era com ele, Davi “Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” 1 Samuel 17:40

Davi não agiu por impulso. Na pressa, ele bem que poderia pegar as primeiras pedras que estivesse ao alcance de sua mão. Mas a Bíblia diz que ele escolheu para si cinco delas.

Que nos momentos de dificuldades possamos ter paciência para escolher as nossas armas. São as escolhas certas que farão a diferença e derrotarão o nosso inimigo.

Lições

Golias desprezou Davi, porquanto era moço, ruivo e de boa aparência (leia 1 Samuel 17:42). Quantas pessoas nos julgam apenas por nossa aparência, pelo que os olhos veem? Quantos dizem que não iremos conseguir porque somos simples, porque nosso passado sempre foi de derrota, porque somos esquecidos até dentro de nossa própria casa?

Mas a fé não pode ser movida pelo que os olhos visualizam, pelo que os nossos ouvidos escutam. A fé é a certeza de coisas que se esperam. E Davi esperava Naquele que nunca perdeu uma batalha. A sua força vinha de Deus.

Davi atirou uma pedra, feriu Golias na testa e ele caiu com o rosto em terra. Pela lógica, o gigante deveria ter caído para trás, mas caiu com o rosto em terra, confirmando o versículo bíblico: “... Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” Salmo 110:1

Reflexão

Talvez você se encontre em uma batalha praticamente sozinho. Você tem vivido em uma terra de gigantes e olha ao redor e as armas parecem muito simples para derrotar o inimigo. Como vencer? Faça como Davi: escolha as cinco pedrinhas e creia que por mais simples que essas pedras possam ser, Deus lhe dará força e colocará a vitória em suas mãos.

Davi tornou-se um rei popular, transformando o povo judeu em uma nação estabelecida. Depois dessa batalha, ele enfrentou várias outras. Sofreu perseguições, pecou, mas nunca se esqueceu do Deus de Israel.

Que assim como esse homem simples do campo, nunca fujamos de uma batalha. E lembremos sempre de que Deus tira pessoas do anonimato, unge, dá vitória e faz o nome dos seus servos ser conhecido por toda a Terra. Todos conhecem o nome de Davi, que foi citado 1.139 vezes na Bíblia.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O PECADO NÃO DÓI!


Nossa maior vontade como cristãos, é nos afastar do pecado. Não lidamos bem com o fato de pecarmos, pois temos o entendimento de que o Senhor não se agrada disso.
Mas por mais que estejamos a vigiar, acabamos falhando: seja com um pensamento torpe, uma atitude impetuosa, uma palavra feia que sai de nossa boca, uma fofoca compartilhada meio que sem querer, uma discussão; e por aí vai...

Resumindo, queremos fazer o bem, mas somos tendenciosos para o mal. Mas por que isso?

A grande verdade é que o pecado é atrativo, é bonito, e gostoso. Se pecar fosse
como um corte profundo e dolorido, ou como uma dor aguda de dente, quem gostaria de
praticá-lo? Ninguém, com certeza.

Mas o pecado geralmente nos dá prazer, alimenta nosso ego, e agrada nossos olhos. Que
maravilha poder ficar cada noite com uma pessoa bonita e não se importar com a consequência na alma!
Ir em uma balada prazerosa e não pensar no vazio que vem depois.
Assim como fofocar, brigar, contar aquela mentirinha, etc.
O PECADO É SEDUTOR!

Então entra algo que se chama “consequência do pecado”. Ele mancha aquele que o pratica,
traz dor e leva à morte espiritual. Estamos falando daquele pecado cotidiano, que ja faz parte da nossa rotina...
Ele nos torna vulneráveis em nossa vida, para que o inimigo venha a nos atingir.

O pecado "amigo" nos afasta de Deus, e o desprazer que sentimos depois que o praticamos, é muito maior do que o prazer que sentimos naquele momentinho. Pois satisfazemos nossa carne, mas destruímos o nosso espiritual, e isso leva à morte! (Romanos 8:6)

Nossa luta contra o pecado precisa ser constante, pois enquanto estivermos neste mundo, seremos tentados.
É necessário renunciá-lo diariamente, nos arrependendo diante do Pai, que é misericordioso para nos perdoar.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 
Se dissermos que não pecamos, fazêmo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”
(1 João 1:8-10)

O PECADO NÃO DÓI, MAS MATA! (Romanos 6:23)

Lugares da Bíblia - O Jardim do Éden

"A primeira morada do homem, segundo referências bíblicas, ficava onde hoje se localiza o Iraque e parte da Síria, entre os rios Tigre e Eufrates, além de trechos submersos pelo Golfo Pérsico"



Segundo o livro de Gênesis, em seu segundo capítulo, quando Deus criou o ser humano nas figuras de Adão e Eva, deu-lhes como habitação uma vasta área repleta de fertilidade, de natureza exuberante, com o melhor em recursos vegetais, animais e minerais. A região, conhecida como Jardim do Éden, foi a primeira morada do homem e, conforme a descrição bíblica, ficava entre os rios Tigre e Eufrates, lugar posteriormente chamado Mesopotâmia, onde hoje se localiza o país do Iraque. A porção de terra descrita na Bíblia também abrange uma pequena parte do que hoje é a Síria. Outros dois rios também constam da descrição: o Pisom e o Giom.

No Éden, ao homem era permitido desfrutar de tudo o que a natureza oferecesse em se falando de alimento e abrigo, exceto os frutos da árvore do conhecimento do que era bom e mau. Adão e sua companheira, Eva, desobedeceram a única proibição que tinham e deram origem ao pecado, sendo expulsos pelo Senhor do jardim. Manipulados pela serpente para provarem do fruto proibido, romperam uma aliança muito íntima com Deus, expulsos do lugar que tudo lhes oferecia. Tiveram que, a partir daí, conquistar o alimento com o suor, trabalhando para seu sustento.

Como resultado do dilúvio, também descrito em Gênesis, a área conhecida como Éden foi inundada. Com as mudanças climáticas pós-diluvianas, a área tornou-se desértica.

Na Bíblia, quando o texto se refere a oriente e ocidente, toma como referência geográfica Israel, o que comprova a posição do atual Iraque, ao oriente. O texto das Escrituras atesta que o rio Tigre corre ao oriente da Assíria (atual Síria) correspondendo ao Tigre, hoje conhecido. Dos rios descritos na Palavra, apenas o Tigre e o Eufrates permanecem nos dias atuais. O Pisom e o Gion irrigavam o Éden. Hoje, não mais existentes no mapa, supõe-se que a área que ficava às suas margens esteja submersa no Golfo Pérsico.

Gênesis diz que Deus formou Adão do barro, da terra. O nome Adão, do hebraico, tem o significado de “vermelho” (adom), também significando, com pequena variação fonética (adam), “homem”. Não por acaso, o solo da região tem um forte tom avermelhado.

As evidências histórico-geográficas apontam que a região, hoje conturbada por conflitos e guerras, rica em petróleo (que também não por acaso é resultante do soterramento de grandes florestas da pré-história), é o berço da humanidade.

A disputa pela água

O fato de a área ser fartamente irrigada por grandes rios na época despertou o interesse de muitos povos por aquela região, por estar em terra úmida e propícia à agricultura, uma prática fundamental para a subsistência da população.

Os sumérios foram os primeiros a habitar a Mesopotâmia. Antes de ali se estabilizarem, eram nômades. Acredita-se que eles foram a primeira civilização do mundo e a eles são atribuídas as invenções da escrita e da roda. É difícil afirmar quando isso ocorreu com precisão. No entanto, historiadores, baseados em descobertas arqueológicas, acreditam ser em torno de 4000 a 3500 antes de Cristo (a.C.).

Diversos povos passaram pela região e conquistaram a Mesopotâmia. Impérios caíram e outros novos se ergueram. Um dos mais significativos foi o Império Babilônico, provavelmente estabilizado na região por volta de 1730 a.C. Entre os monarcas que mais se destacaram está Hamurabi (na ilustração), o responsável pela criação do código de leis mais antigo de que se tem história até hoje.

No século VII, a Mesopotâmia, conquistada por gregos e persas, foi sede de um vasto império árabe, que começou com a capital em Damasco, na Síria, e logo depois foi transferida para Bagdá, a cidade das “mil e uma noites”, devido a sua localização estratégica, próxima aos rios.

O Iraque contemporâneo

Entre 1658 e 1918, o Iraque fez parte do Império Otomano, composto principalmente por turcos. Após o término da I Guerra Mundial, o império foi desmembrado e nasceu o Iraque moderno, sob a tutela do Reino Unido. Essa decisão foi tomada pela Liga das Nações, uma organização dos países vencedores da guerra, com o aparente intuito de negociar um acordo de paz.

Contudo, os iraquianos não aceitaram a condição de dominação à qual foram submetidos pela Liga. Surge, a partir disso, um forte movimento pela independência do país.

Em 1932 o Iraque foi declarado independente, embora continuasse com participação intensa da Inglaterra em seu governo. Em 1933, Rhasi I assumiu o trono e, após sua morte, seu filho Faisal II foi coroado em uma iniciativa manipulada pelos ingleses. Faisal II assumiu fortes compromissos com a Inglaterra, o que gerou insatisfação daqueles que clamavam pela verdadeira independência em relação ao poderio britânico.

A República do Iraque foi instaurada somente no dia 14 de julho de 1958 por meio de de um golpe militar liderado pelo general Kassem. Faisal II e sua família foram brutalmente assassinados.

O golpe iniciou um ciclo de agitações políticas que conduziram Saddam Hussein ao poder em 1979. Um ano após a posse de Hussein, o Iraque, apoiado pelos Estados Unidos, começou uma guerra contra o Irã que durou 8 anos, até os dois países decidirem pelo cessar-fogo. Dois anos depois, o Iraque invadiu o Kuwait (foto ao lado), mas foi duramente reprimido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os Estados Unidos intervieram com a operação “Tempestade no Deserto”, libertando o Kuwait.

Em 2003 o Iraque foi invadido pelos Estados Unidos, com apoio da Inglaterra, contrariando a ONU, desfavorável à invasão. Os norte-americanos, após os ataques terroristas ao seu país em 11 de setembro de 2001, usaram o pretexto de que o Iraque estava construindo e estocando armas de destruição em massa. Até hoje nada foi encontrado.

George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, mudando o foco da invasão, declarou guerra ao “eixo do mal”, no qual Hussein era visto como um dos líderes ditatoriais mais cruéis na história contemporânea. Em 2006, Saddam foi capturado (foto à esquerda) após tentar se esconder do exército norte-americano e sentenciado à morte pelo governo iraquiano.

A Síria

A atual República Árabe da Síria foi, em tempos ancestrais, território majoritário de uma região denominada Levante (“onde o sol se levanta", visto do Mediterrâneo). Damasco (foto à direita, nos dias atuais), capital da Síria e importante centro econômico do Oriente Médio há séculos, reivindica o título de cidade mais antiga continuamente habitada. Não é para menos: a história do país remonta a tempos imemoriais. Acredita-se que lá tenha habitado Uz, filho de Arão e descendente direto de Noé.
Damasco também foi capital da Dinastia dos Omíadas, composta pelos califas (líderes religiosos e políticos), entre os anos de 661 e 750. Nessa época, a Síria passou a ser vista como um importante centro comercial, atraindo a ambição estrangeira. Muitos povos dominaram a região, até que em 1516 o país passou a ser parte do Império Otomano.

Com o fim da I Guerra Mundial, a Síria foi divida em duas partes: uma sob poder francês e outra sob o jugo britânico. A independência síria foi conquistada somente em 1946. Desde então, a situação política do país tem sido bastante instável. Sucessivas tentativas de golpe para tomar o poder levaram o país ao estado de sítio. Até hoje, a Síria não possui sistema bancário organizado e inúmeros direitos constitucionais dos cidadãos foram sustados.

Ao contrário do que muitos acreditam, a Síria é um país laico (a religião não interfere no governo), apesar da predominância muçulmana (74% da população). O regime militar adotado em 1970 por Hafez Al-Assad (à esquerda), um oficial fortemente influenciado pelas ideias soviéticas e que foi presidente até o ano de 2000, impera até os dias atuais, agora com seu filho Bashar Al-Assad, no poder. Qualquer manifestação a favor dos direitos humanos é fortemente reprimida pelo governo. Conforme a Anistia Internacional, presos políticos são perseguidos, torturados e executados sem qualquer forma de defesa.

Por conta das constantes guerras civis, muitos sírios procuraram fugir desse cenário. No ano de 1880 teve início uma maciça migração de sírios para o Brasil, então com fronteiras fortemente abertas a imigrantes.

A maioria deles, na época, foi para o Rio de Janeiro ou São Paulo, onde trabalhavam principalmente no ramo comercial. As lojas na região da Rua 25 de Março, em São Paulo, por exemplo, foram fundadas principalmente por imigrantes sírios e libaneses.

A culinária síria, ou da antiga região do Levante, foi muito bem aceita pelo Brasil, hoje presente em praticamente todas as cidades brasileiras. A esfiha, o quibe, a folha de uva recheada (conhecida como “charuto”, também adaptado com o uso de folhas de repolho) e a pita (apelidada aqui como pão sírio), são célebres exemplos da influência gastronômica síria em nosso país.

Apesar dos problemas internos, a Síria é um importante destino turístico. Considerada por muitos o “berço da humanidade”, possui história milenar, refletida em construções preservadas, tombadas como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como as Cidades Antigas de Alepo, Bosra (onde fica o anfiteatro romano da foto) e de Damasco, o Sítio de Palmira, o Krak (forte) dos Cavaleiros e a Fortaleza de Saladino.

Casais da Bíblia: Jacó e Lia



"Um par com muitos filhos, mas sem amor"




Lia casou-se com Jacó não por amor, mas por uma obrigação. Na época, a filha mais velha deveria se casar antes da mais nova. Mas Jacó queria casar-se com Raquel, a mais nova, e trabalhou sete anos para isso, conforme acordo feito com Labão, pai delas. Porém, este o enganou e entregou primeiro Lia para ser sua esposa. Desta forma, Jacó teve que trabalhar mais sete anos para conseguir casar-se com Raquel (Gênesis 29:9-28).

Mesmo Lia sendo a primeira esposa de Jacó, ela sempre foi desprezada. Ele amava Raquel e esforçou-se para tê-la. Mas ele não contava que sua amada era estéril e que Lia poderia dar-lhe filhos (Gênesis 29:29-31).

Naturalmente, Lia engravidou primeiro e concedeu sete filhos a Jacó. Raquel, apesar de ter o amor de Jacó a seu favor, não poderia fazer dele pai e teve muita inveja de sua irmã, por causa disso, desesperou-se entregando sua serva para ter relações com seu marido e, assim, dar filhos como se fossem dela (Gênesis 30:1-8). Somente mais tarde ela concebeu dois filhos a Jacó.

O sofrimento de Lia e a falta de amor de Jacó 

Lia fez de tudo para chamar atenção do seu marido, porém não foi valorizada. É claro que os filhos foram benção para Jacó, mas nada poderia substituir ou ser mais forte que o amor que ele sentia por Raquel. Porém, ela faleceu antes de Lia, ao dar à luz o seu segundo filho (Gênesis 35: 16-19).
Dar filhos não era o suficiente, ela queria que seu marido a amasse, a desejasse. E quanto mais sofria, mais filhos concebia.

Ela persistiu, ficou ao lado do seu marido, mesmo não recebendo amor. Na Palavra não fica claro que Jacó começou a amar Lia, mas também não mostra uma tristeza profunda pela morte de Raquel (Gênesis 35:20-21).

Por isso, podemos dizer que Lia é um exemplo de mulher submissa, pois fez de tudo pelo marido e, no fim, recebeu a recompensa de seus atos por Deus.

Se seu companheiro não demonstra amor, faça você a sua parte. Com certeza o resultado virá, não pelas suas forças, mas porque Deus ouve a oração do justo e responde no tempo certo. Apenas o ame, acima de qualquer dificuldade ou circunstância.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tamar, filha de Davi

"A princesa que foi violentada"

Tamar era uma das filhas do rei Davi, que foi desejada por seu meio-irmão, Amnom. Mas, no início, era difícil amá-la, ao ponto de adoecer por causa disso. Porém, ele tinha um amigo chamado Jonadabe que era muito sagaz e perverso, e que o aconselhou a cometer o incesto, ou seja, ter relação com sua irmã, para saciar o seu desejo (2 Samuel 13:1-5).

Amnom não pensou duas vezes e vez conforme a ideia do amigo. Ele fingiu estar doente e pediu a seu pai, o rei Davi, que mandasse sua irmã Tamar para cuidar dele. E, infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu, porque o rei não imaginava as intenções do filho (2 Samuel 13:6).

Tamar foi à casa de Amnon, conforme o pedido de seu pai, e fez ali bolos para seu irmão. Ao servi-lo, Amnon forçou Tamar a se deitar com ele, mesmo ela argumentando e pedindo que não fizesse isso (2 Samuel 13:7-14).

Depois de violentá-la, ele sentiu aversão e expulsou Tamar de sua presença. Ela, indignada com o mal que vivera há instantes, não se calou. Colocou cinzas em sua cabeça, rasgou suas vestes reais, pôs suas mãos sobre a cabeça e saiu andando e clamando. Foi quando seu irmão Absalão a encontrou e a abrigou em sua casa. E ali, Absalão começou a odiar seu irmão Amnom, por ter forçado Tamar (2 Samuel 13:15-22).

Não teve medo

Quantas mulheres passaram pela mesma situação que Tamar? Ela ainda tinha a vantagem de ter um irmão com quem pudesse contar, e um pai que a amava de verdade. Mas quantas são sozinhas no mundo? Ou quantas não têm a quem recorrer?

Davi não tinha como saber que sua filha, mantida virgem debaixo dos seus olhos, corria risco dentro de sua própria casa.

Mas, independentemente da situação, a mulher que sofre violência sexual, seja de quem for, precisa procurar ajuda, judicial, psicológica, emocional e também espiritual.

Para isso, ela não pode ter medo. É preciso enfrentar a realidade e se mostrar precisando de ajuda, assim como fez Tamar ao rasgar suas vestes e colocar cinzas sobre a cabeça – o que demonstrava que tinha cometido pecado e desejava transformação.

A atitude de Tamar demonstra que o pecado não pode ficar encoberto, para que seja tratado e a pessoa curada e transformada.

Se você já sofreu qualquer tipo de abuso, seja mais forte que o pecado, busque ajuda com a pessoa mais próxima a você, rasgue seu coração e não carregue esta culpa pelo resto da vida. Seja corajosa, confie no Senhor e não tenha medo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Saul

"A desobediência gerou perdas"           



Antes do reinado de Saul, Israel obedecia a Samuel, que fazia tudo o que Deus indicava e que era melhor para o seu povo (I Samuel 3:19-21).

Com a velhice de Samuel o povo começou a se perguntar quem eles deveriam ter como governador, já que seus filhos não enveredaram pelo mesmo caminho do pai (I Samuel 8:1-5). Esta preocupação já demonstrou que o povo tinha esquecido de Deus, pois não o considerava rei sobre eles.

De maneira estratégica Deus indicou Saul para este reinado (I Samuel 9:15-27) e ele foi ungido rei de Israel, conforme o pedido do povo (I Samuel 10).

Depois deste feito, Saul demonstrou ser desobediente ao oferecer holocaustos sem a presença de Samuel, assim como foi ordenado (I Samuel 13:8-13).

Por causa desta desobediência de Saul, Deus começou a procurar um homem segundo o Seu coração para que pudesse reinar sobre Israel, chegando a Davi (I Samuel 13:14).

As perdas

Podemos dizer que antes mesmo de Saul ser desobediente, ele foi ansioso e não quis perder a atenção que tinha das pessoas (I Samuel 13:8).

Quantas bênçãos de Deus estão prestes a acontecer, quando se resolve pegar as rédeas da situação e fazer do próprio jeito? E quantas são as perdas?

No caso de Saul, a sua desobediência gerou a perda de um reino inteiro e ainda com a benção de Deus. Por causa de sua prepotência e desejo de agir como rei, Saul perdeu tudo o que Deus tinha reservado para ele.

E este foi só o começo de seu desequilíbrio e falta de confiança em Deus. No decorrer de seu reinado e, até mesmo depois que Samuel encontra Davi, ele demonstra ser um homem sem escrúpulos, se esquecendo que foi Deus quem o colocou naquele patamar.

Não aja como Saul, querendo fazer tudo do seu jeito, esquecendo que Deus sempre tem o melhor para você.

Espere, tenha paciência, obedeça e, somente assim, viverá o que Deus tem reservado: o bom, o perfeito e o agradável (Romanos 12:2)

Lugares da Bíblia - Torre de Babel

"Famoso edifício teria sido um grande complexo na corte da Babilônia que exaltava o ser humano, e não a Deus"



“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.

E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.

E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.

E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;

E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.”

Gênesis 11.1-9


O relato de Gênesis acima conta a história da famosa Torre de Babel, um arranha-céu dos tempos bíblicos que enaltecia o homem, e não a Deus. A história também ilustra a diversidade de culturas mundo afora, cada uma com suas particularidades e idioma.

A construção teria sido erguida em Babel, corte da Babilônia, região célebre pela fertilidade e pela localização estratégica. De tão alta, daria a impressão de tocar o céu, alcançando alturas até então nunca imaginadas por uma obra do homem. Como Gênesis mostra, Deus não achou correto o homem se unir em um grupo tão forte a ponto de se achar autosuficiente. Fez cessar a construção do grande templo que o homem erguia para ele mesmo e espalhou a espécie humana pela terra, com línguas diferentes, para que não pudesse novamente se reunir para o intento.

Gênesis descreve a construção como uma cidade vertical e autossuficiente, um grande complexo cujo cimo colocaria seus habitantes em uma posição privilegiada, segundo seus próprios olhos.

Babel, extremamente rica e poderosa, era como uma Nova York ou Londres dos dias atuais: cidades importantes e influentes na conjuntura mundial. Portanto, compreensível a pretensão dos babilônicos em construir aquela que chamaram Etemenanki (“Fundação do Céu e da Terra”).

Torres no formato descrito eram comuns em Sinar – área que ficava onde hoje é o sul do Iraque. Eram os chamados zigurates: templos com grandes bases, em formato geralmente piramidal, tidos como escadas pelas quais os deuses desciam à Terra, ou o homem subia ao Céu. Em ilustrações sobre a Babilônia, é comum ver a torre em espiral ao longe.
Mais do que uma alegoria para explicar a diversidade de línguas e culturas do povo terrestre, o exemplo da Torre de Babel não se resume a uma tentativa material de o homem sentir-se poderoso, mas a uma tentativa espiritual de chegar aos Céus sem a tão necessária ajuda dEle, sem aceitá-lo como o verdadeiro Senhor de tudo o que existe.

Esse é o Evangelho.

sábado, 16 de junho de 2012

Abraão e Sara



"Eles viveram as promessas do Senhor"



Abraão e Sara formam um dos casais mais conhecidos da Bíblia, por terem vivido todas as promessas de Deus,mas uma em especial: ter um filho mesmo com idade avançada.

Em Gênesis 18:10, Deus diz a Abraão que Sara será mãe. Ela, ouvindo à porta da tenda, duvidou do Senhor, porque sabia que ela já estava velha para ter filho. Porém, Deus respondeu no verso 14: “Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.”

Mesmo duvidando, Deus a fez mãe, assim como prometido, e Sara deu à luz Isaque (Gênesis 21: 1-7).

O que antecedeu

É claro que ter um filho perto dos 90 anos é algo possível somente ao Senhor, mas Ele já havia feito esta e muitas outras promessas antes.

Em Gênesis 12 Deus faz inúmeras promessas a Abraão e a primeira delas é: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção!”

No versículo 4, do capítulo 15, Deus volta a falar de descendentes, ao prometer que Abraão teria um filho. “Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.”

Porém, Sara, no desespero de dar filhos a Abraão, entregou sua serva chamada Hagar para ter relações com seu marido (Gênesis 16:1-4). Ela engravidou e desprezou Sara, que ficou inconformada com a situação, mas Abraão a deixou livre para fazer o que quisesse com a serva. E foi quando Sara humilhou Hagar e esta fugiu, todavia teve um encontro com Deus que lhe pediu para que voltasse, humilhasse Sara e tivesse o filho, que se chamou Ismael.

Sara, Abraão e Hagar

Essa história mostra o quanto Deus é fiel, independente da fidelidade de cada um. Abraão foi um homem que sempre obedeceu a Deus, fez tudo o que Ele dissera, mas foi conivente com uma atitude desesperada de Sara, ao se deitar com Hagar.

Apesar disso, Sara e Abraão nunca deixaram de estar na presença do Senhor, mesmo com todas as suas falhas humanas, com pensamentos duvidosos e atitudes que demonstraram falta de fé. Eles são exemplo de determinação ao servir ao Senhor, independente das circunstâncias ao redor.

Que a fé nas promessas, a insistência em servir ao Senhor e em estar em Sua presença sejam exemplos para os casais atuais. Nada foi capaz de tirar Sara e Abraão da presença de Deus.

Pense: as circunstâncias têm abalado a fé de vocês?

Isaque e Rebeca


"Eles foram escolhidos por Deus"



Abraão, pai de Isaque, já era velho e queria encontrar uma mulher para seu filho. Para isso, ele pediu para um servo que fosse até a sua terra natal e encontrasse alguém especial por lá, e o fez jurar diante do Senhor que assim o faria (Gênesis 24:1-4).

E foi o que aconteceu. Chegando à cidade de Naor, o servo se ajoelhou e orou pedindo a Deus um sinal daquela que seria a mulher ideal para Isaque (Gênesis 24:12-14). E, antes mesmo que ele terminasse de falar com Deus, apareceu Rebeca, e ela agiu conforme o sinal que o servo pediu a Deus (Gênesis 24:15-21).

Depois disso, o servo, seus homens e cavalos foram hospedados na casa de Rebeca. O seu irmão Labão acompanhou tudo e, ouvindo a história de como Deus respondeu a oração, perguntou a ela se iria ao encontro de Isaque. E Rebeca consentiu.

A vontade de Deus

Essa história deixa claro que Deus tem a pessoa perfeita para cada um. Mas como saber? Basta orar, esperar e fazer por onde.

Abraão tinha um desejo no seu coração e orou para que o seu servo conseguisse encontrar uma mulher para Isaque. Mas ele não somente orou, ele enviou alguém para fazer alguma coisa, já que ele mesmo estava incapacitado por causa de sua idade.

Chegando lá, o servo orou de novo e pediu sinais de Deus. Antes mesmo dele parar de orar, Deus já tinha respondido, ou seja, Ele só estava esperando um posicionamento de fé para mostrar quem seria a mulher escolhida para Isaque.

Mas não foi somente isso, ele ficou esperando – e calado – para ter certeza de que a atitude de Rebeca era realmente uma resposta de Deus.

Por isso, não fique desesperado se Deus ainda não respondeu e mostrou quem será a pessoa certa para estar ao seu lado. Tudo tem o seu tempo certo, mas faça por merecer: ore, peça sinais e, só depois de ter certeza, tome a iniciativa debaixo do que Deus disser.

Ele só está esperando um posicionamento seu, uma oração, um ato de fé. Não espere cair do céu, mas também não tome atitudes precipitadas, sem confirmação do Senhor.

O colecionador de passados


"Ele guarda pertences há meses, anos, e quem sabe décadas. Não disse o nome, e se incomodou em revelar mais de si. Quantas pessoas ao nosso lado armazenam segredos e não desejam compartilhá-los com ninguém?"



É bom termos os olhos aguçados para a simplicidade do dia a dia e que sempre passa de esguio por nós, porque são eles que nos fazem dar e ter atenção a elas.

Sempre que passava por uma tranquila rua próxima à minha residência, ouvia vindo de uma certa casa, um som de televisão ligada ou uma voz masculina sussurrando alguma coisa.

Tudo normal, a não ser pelo fato de olhar e não ver absolutamente nada, salvo uma casa bastante simples e certamente inóspita, pensava eu, e pensaria assim você também, porque da pequena casa “flui”, como galhos de árvores, ferros retorcidos pela janela quebrada e gradeada, pedaços de madeira, placas de trânsito quebradas, anúncios antigos, plásticos e tantas outras ‘tralhas’ – se é que temos o direito de denominar assim os pertences alheios – que você puder imaginar.

Por isso a admiração.

Quem moraria naquele lugar? Quem colecionaria inúmeros objetos aparentemente sem valor?

Passando novamente pelo lugar, outro dia, um senhor trajando terno e calça jeans, com uma sacola plástica na mão, trancava a porta quase desaparecida em meio a diversas barras de ferro e madeira depositadas horizontal e verticalmente. Não resisti e lhe perguntei se morava ali.

Desconfiado, logicamente, o senhor de fios grisalhos e que até lembram a famosa cabeleira de Einstein, limitou-se a dizer apenas que não, que “apenas guardava as suas coisinhas” naquela casa. Simpático, ou talvez defensivo, perguntou-me se morava perto, se era professora de uma escola próxima, ou, em outras palavras, talvez quisesse retrucar: “Por que você quer saber da minha vida, sua intrusa?” Mas isso ele não falou.

Porém, talvez, tenha pensado; talvez ele quisesse dizer. No entanto, respondendo-o, também limitei a curiosidade dizendo que morava sim, perto, e que não era professora. Ele me olhou, tentando falar algo a mais e eu querendo ‘arrancar-lhe alguma frase além’, mas, não haveria sentido. Não haveria por que tentar saber sobre alguém que gosta de colecionar passados seus e alheios, e que pouco quis saber da pessoa que lhe importunara.

E pelo respeito mútuo fomos embora. Segui o meu caminho com a amarga curiosidade jornalística coçando a minha orelha, e ele agradeceu – não sei se pelo fato de ter parado e puxado uma conversa no caminho para o trabalho, ou porque alguém se importou em saber que passado tão interessante é este do qual não deseja se desfazer. Mas isso, quem sabe, um dia descobrirei.

Para refletir

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso.”Mateus 6.22

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A esposa de Noé

"Desconhecida, mas forte"

A Bíblia pouco, ou quase nada, fala da esposa de Noé. Em Gênesis 6:13-22, Deus anuncia o dilúvio a Noé e pede para que faça uma arca, conforme os detalhes que Ele dizia.

Noé faz a arca e, claro, não tinha como esconder a sua obra. Imagine como essa família deve ter sido ridicularizada pelas pessoas ao redor? E sua esposa, será que ela também não foi apontada?

Ele estava obedecendo a Deus, mesmo que aquilo fosse algo louco de se fazer. E o papel de sua mulher não era somente ficar ao lado dele, mas apoiá-lo, acreditando em sua fidelidade a Deus e naquilo que deveria ser feito.

Observe que, na Palavra de Deus, não consta que a mulher de Noé estava ao seu lado quando Deus falou com ele. Então, o papel de acreditar e apoiar ficou ainda mais difícil, até porque construir um projeto grandioso como a arca parecia algo além da compreensão humana. E realmente era.

Uma mulher forte

Concluímos que Noé precisava de uma mulher forte ao seu lado, para ajudá-lo a passar por dificuldades e perseguições enquanto executava o plano de Deus.

A esposa de Noé, apesar de não ter um nome citado, foi de suma importância. Ela não se deixou levar por seus sentimentos humanos, pensando, por exemplo, que seu marido estava louco ao vê-lo construir a arca. Ela não deu espaço à dúvida, aos falatórios; ela simplesmente foi uma mulher forte, sem limites.

Será que ainda encontramos esposas assim? Fiéis, dedicadas e fortes o suficiente para passar pelas dificuldades ao lado do marido, sem duvidar, sem julgar, apenas confiando nele?

Quantas vezes seu marido se empolgou com uma ideia e você simplesmente o ridicularizou? Será que o plano que ele tinha não era um plano de Deus? Será que você não impediu que o realizar do Senhor acontecesse na vida dele e, por consequência, atrapalhou a chegada das bênçãos para toda a família?

Tome a esposa de Noé como um exemplo de mulher forte, que não precisou estar em foco, à frente de algo, mas sim foi todo o suporte para que seu marido pudesse obedecer a Deus. Ela realmente foi a mulher ajudadora e sábia (Provérbios 14:1).

A resposta à sua fidelidade e amor incondicional foi que Deus a chamou para estar ao lado do marido dentro da arca, ou seja, ela participou da bênção (Gênesis 7:1).

Que seu amor e sua lealdade a Deus e ao seu marido sejam tão reais que a façam viver a plenitude da graça de Deus.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Amnom

"Ele ouviu o conselho de um escarnecedor"


Amnom era um dos filhos de Davi, e se sentiu atraído por sua meia-irmã, Tamar. Mas ficou angustiado por ter aquele sentimento e, por isso, tinha dificuldade para fazer qualquer coisa que sanasse seu desejo (2 Samuel 13:1-2).

Mesmo com todo aquele incômodo, sabendo que aquele sentimento não era saudável e correto, Amnom resolveu pedir conselho a um amigo chamado Jonadabe, que deu a ele a ideia de enganar o pai e a irmã, para assim se deitar com ela (2 Samuel 13:3-5). E, infelizmente, foi o que aconteceu.

A diferença

Se observarmos, o grande problema de Amnom foi ouvir o conselho de uma pessoa sem escrúpulos e se deixar levar, a ponto de colocar em prática o pecado, com requintes de perspicácia.

Ter pensamentos impuros, desejos carnais, são características do ser humano, mas a maneira como se lida com esses pecados é o que faz a grande diferença na vida de qualquer pessoa.

Amnom procurou o conselho de alguém que, talvez, ele soubesse que teria um parecer a favor do pecado que ele queria cometer. Era como se ele procurasse alguém para dar um aval para aquilo que queria fazer.

Se Amnom tivesse fugido do pecado, buscado a Deus, em vez de um amigo sagaz, ele não teria tido uma relação sexual com a própria irmã, marcando para sempre a sua vida.

A quem

Se você está lutando contra um pecado, um sentimento, um desejo carnal, se apegue a Deus, busque Dele um alívio, uma libertação, e nunca abra espaço para que o pecado se aloje em sua vida.

Tenha Amnom com um exemplo do que não se deve fazer: buscar o conselho de um escarnecedor.

Para refletir rapidamente


"Vistos aqui e ali, aqueles pequenos acontecimentos que fazem o dia ter mais graça"

Estava escrito

Caminhando pela rua, vejo na grande janela do andar superior de um sobrado um cartãozinho de papel apoiado na grade, com uma carinha infantilmente desenhada e um recadinho aos passantes:
“Sorria!”
Funcionou.

Direto da fonte

Ela passeava na hora do almoço, que estava no finzinho. Cortou caminho pela pracinha muito aprazível naquele dia de céu azul. Os raios do sol passavam pelas frestas da copa da grande árvore fazendo desenhos no chão.

Num banco ela viu o amigo poeta, de camiseta branca folgada, bermudas e tênis. 

Ele curtia os últimos dias das tão necessárias férias. No ouvido um fone cujo fio ia até o bolso, onde estava o diminuto aparelho de mp3. Pela cara dele, ouvia algo leve e agradável.

Ele a recebeu com um sorriso, sem dizer nada. A moça quebrou o silêncio:
– O que está fazendo aí?
– Me inspirando!

Sexo Oposto

Homem, vendo sua esposa pensativa e com uma expressão diferente da normal:
– O que você tem?
– Nada...
Sentando-se, preparou-se. Sabia que aquele nada significava tudo, menos nada.

Primavera urbana

Manhã ensolarada (e linda!). Na calçada em frente ao simpático sobradinho, a moça loira não varria lixo.
Varria flores.

Aqui e agora

Ele, percebendo que ela sorria de dentro do abraço que lhe dava:
– Que foi?
– Não foi... Está sendo!
Ficou quieto, abraçou mais e deixou ser.

Mudança de foco


"Ter outras prioridades é importante para o crescimento de qualquer pessoa"


Mudar, evoluir, se desenvolver. Quando uma pessoa muda seu jeito, atitudes e modo de vida, alguns são capazes de chamá-la de louca, de desequilibrada e, até mesmo, de exagerada. Para que tantas mudanças, opinião tão diferente, atitudes tão avassaladoras?

O fato é que mudanças são sempre necessárias quando há a busca pela melhora. Ver seus próprios defeitos é o primeiro passo para quem quer mudar o foco na vida. E quando o foco muda, consequentemente, as prioridades também serão outras.

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Coríntios 5:17

Essa mudança acontece principalmente com as pessoas que se abrem para uma conversão real em Cristo. Aquele que era viciado em bebidas alcoólicas, não é mais; o que não tinha um objetivo de vida, esperança, agora é cheio de projetos e ânimo para a vida.
As transformações no pensar, no agir, no falar, levam a pessoa a ter outras prioridades. Agora, o mais importante é agradar a Deus, é fazer tudo primeiro para Ele, porque nenhuma mudança aconteceria se não fosse pelo Seu poder.

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:1-2

As tardes gastas para ficar bêbado, agora são tardes de oração, de comunhão com os irmãos da Igreja. Os domingos são de dedicação para estar na presença Dele. Mas esta mudança de foco e de prioridade nem sempre é bem vista para os que ficam de fora desta nova vida.

É claro que pode haver pessoas que apontem, dizendo que agora você ficou “viciado na igreja”, que não tem tempo para mais nada. Realmente, o mundo não entende como Deus pode mudar alguém da água para o vinho, do dia para a noite.

É preciso paciência e muito amor ao lidar com essas pessoas, porque não podemos também apontá-las como as “incompreensíveis”, mas sim fazer da nossa vida um testemunho vivo, cheio de mudanças benéficas, sendo firmes na fé em Deus, praticando a Sua Palavra. Porque, na verdade, elas somente acreditam no que conseguem ver.

Fique atento. Não tenha uma mudança contrária para agradar as pessoas, mas que seu objetivo seja primeiro agradar a Deus e Ele, com certeza, lhe dará novos amigos, nova família, novas alegrias e novos rumos.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

Dê um basta nos pequenos erros do seu relacionamento


"Não sufoque seu parceiro ou duvide de tudo o que ele diz"



Todo relacionamento exibe alertas, ainda no início, de como será a convivência a dois.

Esses indícios estão ligados diretamente ao comportamento e atitudes do parceiro, que, muitas vezes, não estão alinhados com seus princípios de vida. “Sem uma avaliação profunda, a pessoa pode até preencher todos os seus pré-requisitos em um primeiro momento, e os defeitos passarem despercebidos, mas, se os incômodos e erros não forem vistos, mudados logo no início e o sentimento de contrariedade começar a incomodar, será mais difícil controlá-los e mudar anos depois”, explica a psicóloga Carla Dias Motta.

Segundo a especialista, é primordial que, antes de se envolver com uma pessoa e dedicar-se ao extremo, se defina quais são as características mais importantes que seu companheiro deve ter. Afinal, quanto mais você se conhecer e saber de suas prioridades, melhor será para identificar a pessoa ideal. “Não se preocupe em ter alguém apenas para preencher um vazio e ter companhia. À medida que o relacionamento avança, fica mais difícil de dar um ponto final”, diz Carla.

Não persista em ficar com alguém, principalmente sabendo que não dará certo. “Naturalmente, as pessoas tentam dar o melhor de si e utilizam suas forças para melhorar a convivência a dois, mas quando você sabe que não dará certo, não tem por que insistir”, comenta a psicóloga. De acordo com ela, outro erro comum é querer que a pessoa se torne propriedade e exclusiva para você. “Em muitos casos, isso gera o fim do relacionamento.”

Converse

Não sufoque seu parceiro ou duvide de tudo o que ele diz. “Qualquer casal leva um tempo até conhecer o outro. Preste atenção nas coisas que ele gosta, deixe-o fazer, não atrapalhe os momentos. Não tenha medo de dar liberdade. Se ele gosta de você, será sincero e leal em todos os momentos”, diz a especialista.

Por fim, discutam os objetivos em comum e o que cada um pretende para si, seja leal na conversa e exponha seus pensamentos, e ouça com atenção também. Identifique as expectativas e alinhe-as com seu parceiro. “Essa atitude evita conflitos e garante um relacionamento mais duradouro. A conversa é a principal solução para os problemas conjugais”, finaliza Carla.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fim dos tempos: o aumento da fome

"... haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores"

“... haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.” Mateus 24.7-8

O versículo acima afirma que o mundo sofreria com o mal da fome, mas isso seria apenas o princípio das dores, como ocorre com uma mulher grávida prestes a dar à luz. Porém, a profecia se cumpre com as inúmeras notícias de que vários países sofrem com a fome.

Para você ter uma ideia, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou recentemente que cerca de 3 bilhões de pessoas podem sofrer com a escassez de água, energia e alimentos até 2040, quando a população mundial deverá passar de 7 para 9 bilhões. Uma das causas seria a demanda por recursos, que crescerá sobremaneira e o Planeta não conseguirá suprir tais necessidades.

Além disso, daqui a menos de 20 anos, vamos precisar de pelo menos 50% a mais de alimentos, 45% a mais de água e 30% a mais de energia para abastecer a população crescente. E se essa falta não for atendida, o risco, segundo a ONU, é “condenar à pobreza” esses 3 bilhões de pessoas.

No entanto, nem é preciso esperar chegar o futuro para vermos a quantidade de gente que sofre com a miséria, já que existem mais de 20 milhões de desnutridos no mundo.

Dos países que padecem deste mal, 26 são os mais afetados e apresentam índices extremamente alarmantes. Entre eles estão Burundi, Chade, Eritreia e República Democrática do Congo, de acordo com um relatório do Instituto Internacional de Investigação sobre a Alimentação (IFPRI). Em seis lugares (Coreia do Norte, Comores, Swazilândia, Costa do Marfim e novamente Burundi e República Democrática do Congo), o número de famintos aumentou, de 1990 a 2011.

Mas, a região que passa por uma grande tragédia social é mesmo o Chifre da África, localizado no nordeste africano. A pior seca dos últimos 60 anos, conforme a ONU, já deixou 13 milhões de pessoas em estado de emergência e mata aproximadamente 10 mil crianças por mês.

Algumas causas da fome

Ironicamente, a África produz e exporta produtos agrícolas e, apesar de ser um grande produtor, não consegue alimentar a própria população. Somália (em que o problema atinge quase metade da população), Etiópia, Moçambique, Sudão, Angola, Malavi e Libéria são os que mais sofrem no continente. E a estimativa é de que cerca de 18% das crianças deverão ficar subnutridas daqui a oito anos.

Outro fator é que a fome provoca instabilidade política na região, o que acaba causando pobreza e acarreta conflitos internos, os quais deverão provocar, nos próximos 20 anos, diminuição na produção de alimentos em aproximadamente 20%.

Há ainda uma causa relacionada à ocupação do espaço e grande dependência econômica externa, sem contar o elevado crescimento populacional, que agrava ainda mais a situação. Em 1950, por exemplo, o número de habitantes era de 221 milhões, mas hoje, é superior a 850 milhões.

Outros fatores que contribuem para o aumento da fome no continente são: grande parte das terras para o plantio é ocupada, trazendo desertificação, o que afeta a produção de alimentos para o mercado interno; guerras civis acarretadas por conflitos de etnias; e a oferta de alimentos que vem diminuindo.

Fome no Brasil

E no nosso país?

Aqui, a desigualdade de renda e a falta de dinheiro fazem com que aproximadamente 32 milhões de brasileiros passem fome e 65 milhões não consumam a quantidade considerada mínima de calorias diariamente.
Mas, porque isso ocorre, se o Brasil possui uma enorme extensão territorial e grande potencial na agricultura? O problema é que a grande parte da riqueza do país está concentrada em apenas 10% da população, o que faz com que a nação tenha mais de 16 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema.
Tudo isso relatado é mais uma prova de que a volta de Jesus está próxima e que as suas profecias estão se cumprindo dia após dia.

Podem conferir o Blog do Projeto Arniqueira que está ajudando as familias da Arniqueira, bairro de Aguas Claras.

12/6 Dia do Forever Alone

"Mais um ano se passa e novamente o Dia dos Namorados está chegando."

As programações das igrejas se resumem a jantares românticos. Os casais estão fazendo planos. Até os supermercados estão decorados com corações e você mais uma vez no “forever alone”.
Tudo indica que neste ano o ápice do seu dia dos namorados romântico será ver “Um Amor pra Recordar” ou "Idas e Vindas do Amor" e cantar “All By Myself” enquanto come chocolates pensando em todos que estão namorando, e você “alone”.

Muitos até tentam ser solidários promovendo o “jantar dos solteiros”, isso quando não colocam os solteiros para servirem no jantar dos acompanhados. Pode ter castigo maior? Tudo que você não queria neste dia é olhar para todos os lados e ver que todos estão em casais, felizes, trocando presentes e eternas juras de amor.

Como o tempo passa rápido, parece que foi ontem que se foi necessário passar por todo esse martírio e, mais uma vez, num piscar de olhos o 12 de junho bate a minha porta!

É fato que não vou sair por aí me candidatando a companhia de ninguém simplesmente para não passar esse dia sozinho. É claro que não vou, nem que tenha que me acorrentar na mesa da cozinha ou trancar a porta e jogar a chave fora por causa do desespero, eu vou permanecer firme, inabalável! Eu, Bridget Jones e os chocolates. Glórias a Deus pelos chocolates!!!

Brincadeiras à parte é bem verdade que muitas vezes nos sentimos sozinhos. Bate a sensação de que estamos mesmo “Forever Alone” e que o nosso grande dia está demorando demais a chegar. Mas pensa comigo: Deus, o criador, o Ser mais poderoso do universo, o mais interessado na nossa felicidade, aquele que quer nos fazer feliz de verdade, acha mesmo que Ele nos deixaria só?

Então quer uma dica, aproveite muito esse dia dos namorados, mesmo que você tenha que aproveitar sozinho, quem sabe esse não é o seu último “forever alone”?

Na paz d’Aquele que não nos fez pra ficarmos sozinhos.