segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lugares da Bíblia - Torre de Babel

"Famoso edifício teria sido um grande complexo na corte da Babilônia que exaltava o ser humano, e não a Deus"



“E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.

E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.

E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.

E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;

E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.”

Gênesis 11.1-9


O relato de Gênesis acima conta a história da famosa Torre de Babel, um arranha-céu dos tempos bíblicos que enaltecia o homem, e não a Deus. A história também ilustra a diversidade de culturas mundo afora, cada uma com suas particularidades e idioma.

A construção teria sido erguida em Babel, corte da Babilônia, região célebre pela fertilidade e pela localização estratégica. De tão alta, daria a impressão de tocar o céu, alcançando alturas até então nunca imaginadas por uma obra do homem. Como Gênesis mostra, Deus não achou correto o homem se unir em um grupo tão forte a ponto de se achar autosuficiente. Fez cessar a construção do grande templo que o homem erguia para ele mesmo e espalhou a espécie humana pela terra, com línguas diferentes, para que não pudesse novamente se reunir para o intento.

Gênesis descreve a construção como uma cidade vertical e autossuficiente, um grande complexo cujo cimo colocaria seus habitantes em uma posição privilegiada, segundo seus próprios olhos.

Babel, extremamente rica e poderosa, era como uma Nova York ou Londres dos dias atuais: cidades importantes e influentes na conjuntura mundial. Portanto, compreensível a pretensão dos babilônicos em construir aquela que chamaram Etemenanki (“Fundação do Céu e da Terra”).

Torres no formato descrito eram comuns em Sinar – área que ficava onde hoje é o sul do Iraque. Eram os chamados zigurates: templos com grandes bases, em formato geralmente piramidal, tidos como escadas pelas quais os deuses desciam à Terra, ou o homem subia ao Céu. Em ilustrações sobre a Babilônia, é comum ver a torre em espiral ao longe.
Mais do que uma alegoria para explicar a diversidade de línguas e culturas do povo terrestre, o exemplo da Torre de Babel não se resume a uma tentativa material de o homem sentir-se poderoso, mas a uma tentativa espiritual de chegar aos Céus sem a tão necessária ajuda dEle, sem aceitá-lo como o verdadeiro Senhor de tudo o que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário