domingo, 3 de junho de 2012

O poder das palavras

"O diabo, sabendo que Jesus estava faminto, buscou tentá-Lo. Mas, Jesus declarou: "Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus""
           
Na tentação do Senhor Jesus encontramos, talvez, a maior lição para a nossa vitória. O relato bíblico aponta o fato de que foi o próprio Espírito Santo quem guiou o Senhor Jesus para o deserto, com a finalidade exclusiva de ser tentado pelo diabo. Uma pergunta que logo surge é: por que motivo Deus queria que Seu Filho fosse tentado pelo diabo antes mesmo de iniciar o seu ministério terreno?

Lá no deserto, bem longe de tudo e de todos, absolutamente sozinho, aparentemente abandonado, Jesus sabia que, embora os Seus olhos não pudessem contemplar alguma ajuda exterior, ainda assim, dentro dEle, uma voz não cessava de dizer: "Eu estou contigo! Não importa toda esta solidão; tenha certeza de que Eu estou contigo".

Esta voz sempre se faz presente nas horas de maior angústia e aflição, pelas quais nós passamos pelo deserto deste mundo.

Depois de jejuar tantos dias e tantas noites, era impossível que o Senhor Jesus não tivesse fome, pois Sua natureza humana estava no auge da necessidade humana. E foi exatamente por causa disso, aproveitando a necessidade física, que o diabo se aproximou e lançou a primeira seta venenosa ao dizer: "Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães".

Ora, o diabo sabia perfeitamente que Jesus era o filho de Deus. Muito embora estivesse apenas em evidência, a natureza humana de Jesus, comprovada pela fome, ainda assim a Sua natureza divina era real, mesmo que não tivesse o direito de usá-la, pois ele tinha que viver exclusivamente dentro dos limites humanos.

Quer dizer, Ele não poderia usar seus atributos divinos para transpor as barreiras das dificuldades como, por exemplo, transformar as pedras em pães para matar Sua fome. Não! Se isto acontecesse, então não era Jesus, Filho e cordeiro de Deus, quem estava entre nós, mas o próprio Deus, e daí, Seu sacrifício seria invalidado, pois não poderia sofrer na carne, na alma e no espírito com a morte no calvário, uma vez que Deus não morre. Sua humanidade está presente. Ele teria de sentir na própria carne o sofrimento humano. O diabo sabia disso, mas, ainda assim tentou-O, lançando-Lhe um desafio.

O diabo, sabendo que Jesus estava faminto, buscou tentá-Lo. Entretanto não caiu na tentação. Deixando Suas emoções de lado, Jesus declarou: "Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mateus 4.4)

Diante daquela situação contrária, o Senhor Jesus resistiu, não com o Seu poder, muito menos com Sua autoridade suprema, mas tão somente com a palavra! Aí está o caminho certo para a saída de todo e qualquer problema que venha nos afligir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário