sábado, 16 de junho de 2012

Abraão e Sara



"Eles viveram as promessas do Senhor"



Abraão e Sara formam um dos casais mais conhecidos da Bíblia, por terem vivido todas as promessas de Deus,mas uma em especial: ter um filho mesmo com idade avançada.

Em Gênesis 18:10, Deus diz a Abraão que Sara será mãe. Ela, ouvindo à porta da tenda, duvidou do Senhor, porque sabia que ela já estava velha para ter filho. Porém, Deus respondeu no verso 14: “Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.”

Mesmo duvidando, Deus a fez mãe, assim como prometido, e Sara deu à luz Isaque (Gênesis 21: 1-7).

O que antecedeu

É claro que ter um filho perto dos 90 anos é algo possível somente ao Senhor, mas Ele já havia feito esta e muitas outras promessas antes.

Em Gênesis 12 Deus faz inúmeras promessas a Abraão e a primeira delas é: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção!”

No versículo 4, do capítulo 15, Deus volta a falar de descendentes, ao prometer que Abraão teria um filho. “Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.”

Porém, Sara, no desespero de dar filhos a Abraão, entregou sua serva chamada Hagar para ter relações com seu marido (Gênesis 16:1-4). Ela engravidou e desprezou Sara, que ficou inconformada com a situação, mas Abraão a deixou livre para fazer o que quisesse com a serva. E foi quando Sara humilhou Hagar e esta fugiu, todavia teve um encontro com Deus que lhe pediu para que voltasse, humilhasse Sara e tivesse o filho, que se chamou Ismael.

Sara, Abraão e Hagar

Essa história mostra o quanto Deus é fiel, independente da fidelidade de cada um. Abraão foi um homem que sempre obedeceu a Deus, fez tudo o que Ele dissera, mas foi conivente com uma atitude desesperada de Sara, ao se deitar com Hagar.

Apesar disso, Sara e Abraão nunca deixaram de estar na presença do Senhor, mesmo com todas as suas falhas humanas, com pensamentos duvidosos e atitudes que demonstraram falta de fé. Eles são exemplo de determinação ao servir ao Senhor, independente das circunstâncias ao redor.

Que a fé nas promessas, a insistência em servir ao Senhor e em estar em Sua presença sejam exemplos para os casais atuais. Nada foi capaz de tirar Sara e Abraão da presença de Deus.

Pense: as circunstâncias têm abalado a fé de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário