quinta-feira, 21 de junho de 2012

Casais da Bíblia: Jacó e Lia



"Um par com muitos filhos, mas sem amor"




Lia casou-se com Jacó não por amor, mas por uma obrigação. Na época, a filha mais velha deveria se casar antes da mais nova. Mas Jacó queria casar-se com Raquel, a mais nova, e trabalhou sete anos para isso, conforme acordo feito com Labão, pai delas. Porém, este o enganou e entregou primeiro Lia para ser sua esposa. Desta forma, Jacó teve que trabalhar mais sete anos para conseguir casar-se com Raquel (Gênesis 29:9-28).

Mesmo Lia sendo a primeira esposa de Jacó, ela sempre foi desprezada. Ele amava Raquel e esforçou-se para tê-la. Mas ele não contava que sua amada era estéril e que Lia poderia dar-lhe filhos (Gênesis 29:29-31).

Naturalmente, Lia engravidou primeiro e concedeu sete filhos a Jacó. Raquel, apesar de ter o amor de Jacó a seu favor, não poderia fazer dele pai e teve muita inveja de sua irmã, por causa disso, desesperou-se entregando sua serva para ter relações com seu marido e, assim, dar filhos como se fossem dela (Gênesis 30:1-8). Somente mais tarde ela concebeu dois filhos a Jacó.

O sofrimento de Lia e a falta de amor de Jacó 

Lia fez de tudo para chamar atenção do seu marido, porém não foi valorizada. É claro que os filhos foram benção para Jacó, mas nada poderia substituir ou ser mais forte que o amor que ele sentia por Raquel. Porém, ela faleceu antes de Lia, ao dar à luz o seu segundo filho (Gênesis 35: 16-19).
Dar filhos não era o suficiente, ela queria que seu marido a amasse, a desejasse. E quanto mais sofria, mais filhos concebia.

Ela persistiu, ficou ao lado do seu marido, mesmo não recebendo amor. Na Palavra não fica claro que Jacó começou a amar Lia, mas também não mostra uma tristeza profunda pela morte de Raquel (Gênesis 35:20-21).

Por isso, podemos dizer que Lia é um exemplo de mulher submissa, pois fez de tudo pelo marido e, no fim, recebeu a recompensa de seus atos por Deus.

Se seu companheiro não demonstra amor, faça você a sua parte. Com certeza o resultado virá, não pelas suas forças, mas porque Deus ouve a oração do justo e responde no tempo certo. Apenas o ame, acima de qualquer dificuldade ou circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário