sábado, 1 de dezembro de 2012

Valores humanos estão a cada dia mais invertidos



Será que o dinheiro compra a felicidade e o amor só existe quando há algo em troca?





Pessoas se apegando a qualquer coisa como se fosse "deus". Perdendo tempo com coisas que não edificam e jurando pelo nome do Senhor. Pais e mães sendo mal tratados. Mortes gratuitas a qualquer hora do dia. Roubos, sequestros sem escrúpulos. Pessoas mentirosas e cada vez mais ambiciosas para ter mais e melhor que o outro. Entre um novo emprego, com melhor rendimento e benefício, e a possibilidade de estar mais tempo com o filho, a maioria escolhe ter mais dinheiro.

As pessoas se esqueceram de valorizar o outro e estão cada vez mais curvadas para conseguir enxergar o seu próprio umbigo. Mais que isso, elas perderam ou deturparam a ideia de que existe um único Deus e que nada nem ninguém pode  pode substituí-Lo.Esse não é somente o cenário do mundo moderno, mas é também a constatação de que ninguém mais quer saber de obedecer a Deus. São poucos aqueles que desejam ser uma pessoa melhor, ajudar o próximo, se esforçar para ser diferente do mundo.

É a competição exacerbada de quem tem mais e pode mais, de quem vai a restaurantes lindos e bem conceituados mais vezes no mês, de quem compra mais rapidamente o carro que acabou de ser lançado. Enfim, é uma correria para o nada.

O amor, a cumplicidade, a busca a Deus foram deixados de lado, esquecidos, apagados pelo tempo cada vez mais escasso, pela busca insana de ter mais, de ser o melhor, de gastar a vida com aquilo que é levado ao vento.

Os mandamentos esquecidos
Em Êxodo, capítulo 20, Deus fala a Moisés os 10 mandamentos - aqueles que ninguém mais se lembra. Segue cada um deles e a deturpação do mundo:

1. Não terás outros deuses diante de mim
É o que mais vemos. Pessoas perdidas em crenças diversas, seguindo homens e não a Deus. Multiplicando pessoas santificadas como se fossem poderosos, assim como Ele.

2. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.
O mundo acredita cada vez mais no poder de um objeto, de uma imagem. É melhor se apegar àquilo que se vê, ou seja, a falta de fé é latente, e por isso é preciso algo para chamar de "deus".

3. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão.
Para ganhar confiança e credibilidade entre as pessoas, no meio profissional e social, juram em nome de Deus a qualquer hora, como se fosse amuleto da sorte.

4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Não somente os sábados, mas há quem não se lembre de Deus em nenhum dia da semana, nenhum momento do seu dia. Não é capaz de ter um tempo a sós com Ele, porque esqueceu que Deus existe, está muito ocupado com as festas, compromissos, em busca de satisfação pessoal.

5. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Filhos que falam mal de seus pais usando palavras de tão baixo calão. Situação que parece mentira se não fosse tão real na relação entre pais e filhos. Perdeu-se o respeito pela figura paterna, pelo cuidado de mãe, pelas experiências de vida de alguém que se doou sempre por um filho. Há pais que são rejeitados e maltratados fisicamente.

6. Não matarás.
Assassinatos em troca de nada. Pessoas atirando gratuitamente pelas ruas. Balas perdidas. Atropelamento de crianças, idosos, pessoas sem culpa nenhuma. O que vale é pagar com vida o crime que ronda as cidades.

7. Não adulterarás.
Ter duas mulheres virou moda – e até tema de novela. Ter um amante se tornou regra para as mulheres casadas. As normas da sociedade se inverteram e quem não tem uma “diversão” à parte é um careta e está fora dos padrões. A falta de respeito entre o casal virou rotina.

8. Não furtarás.
A falta de estrutura educacional, de educação familiar, de amor fraterno criou pessoas sem escrúpulos. O importante é ter, não importando o caminho para que isso aconteça.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Quanto ganho para mentir? Fechado. A corrupção, os falsos testemunhos para se dar bem em detrimento de outro são coisas que já se tornaram naturais.

10. Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
A inveja talvez seja o sentimento que mais está em foco nos dias atuais. O outro não pode ter mais, não pode ser melhor em alguma função. As pessoas ficam raivosas por não ter o que veem no outro e isso, infelizmente, também se tornou normal.

Mas o que fazer diante disso? Como resgatar os valores? Fazendo a sua parte.

Ame mais, perdoe mais, seja mais aberto para entender que tudo e todos não são como você quer. Seja humilde, admita seus erros, aprenda com eles, ajude o outro a entender os seus próprios. Enfim, tudo se resume em dois outros mandamentos:

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” Mateus 22:37-40 

Nenhum comentário:

Postar um comentário