segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cuidados com a pele década a década


20, 30, 40 anos ou mais. Não importa a idade, a principal dica é nunca deixar de usar o filtro solar




Cuidar da pele adequadamente, e como ela merece, parece uma tarefa nada fácil. Atualmente existem inúmeras opções de cremes, tonificantes, rejuvenescedores disponibilizados nas prateleiras e que nos deixam confusas na hora da escolha. Mas quais são as alternativas e os passos para manter uma pele saudável, vistosa e bonita? E mais: quando começar a cuidar dela?

“Não há uma idade exata para iniciar os cuidados com a pele. Normalmente a mulher percebe essa necessidade entre os 20 e 25 anos. Nesse caso, o primeiro caminho é uma higiene adequada e o uso de um bom protetor solar, mas o efeito disso, o vigor da pele, só será percebido aos 40 anos”, explica a médica Tatiane Zago Curi, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

“Comecei a hidratar meu corpo e meu rosto com 15 anos, e permaneci com o mesmo creme até os 55 anos, quando ele saiu de linha. A partir dos 20 anos, comecei a usar protetor solar, boné em dias muito quentes e, quando ia à praia, só ficava na sombra. Sempre usei maquiagem, todo dia, sem exceção, então, me habituei a fazer uma limpeza diariamente da minha pele, com água fria e sabonete, seguido de creme. Atualmente, continuo usando creme comum para o rosto e outro para o corpo, nunca me esquecendo do protetor solar”, comenta Cleusa Almeida, aposentada, 64 anos, feliz com os resultados da sua disciplina.

Aos 20 anos
De acordo com Tatiane, nessa idade os cuidados com o tecido do nosso corpo podem começar com uma higiene adequada, que deve ser feita diariamente. A pele deve ser lavada com água e receber uma boa aplicação de protetor solar fator 30. Ela alerta que as mais branquinhas e com sardas devem ter uma preocupação ainda maior, usando sempre muito filtro solar. “Nessa fase não há muito o que fazer, a indicação de tratamento não se faz necessária, apenas para casos de espinhas, acnes e oleosidade muito forte. Para isso, existem peelings superficiais, que não provocam uma descamação no rosto”, diz.

Aos 30 anos
Quando a mulher começa a entrar na fase dos 30 anos, a culpa começa a bater pelo tempo que foi perdido e não aproveitado para cuidar do rosto e da pele adequadamente. É o momento em que começam as queixas específicas. “O uso do filtro solar deve ser contínuo, em qualquer idade. Além dele, a mulher, depois dos 30, deve começar a se preocupar em passar um creme noturno, que garanta uma renovação celular, removendo as manchas ou cicatrizes e prevenindo também as ações do próximos anos”, destaca a médica.

É nessa fase ainda que a mulher começa a enxergar os famosos e indesejados “pés de galinha”. Para esse casos, o peeling com ácido retinóico e o de cristal, que consiste em uma esfoliação mecânica por meio de mini cristais, podem ser eficazes. Além deles, há tratamentos com luz pulsada - que não é laser -, capaz de melhorar a textura da pele e clareá-la. Normalmente o intervalo entre as sessões é de um mês. São necessárias entre de três e cinco, podendo se estender, dependendo do caso.

A produtora de moda Daniela Avesani, de 35 anos, conta que nunca se preocupou muito coma pele, mas decidiu mudar seus hábitos após os 30 anos. “Antes, o máximo que eu fazia era tirar a maquiagem e passar um hidratante. Hoje, uso cremes com protetor solar pela manhã e com ação antissinais à noite. Faço limpeza de pele regularmente e drenagem facial duas vezes por semana. Ainda não fiz nenhum peeling ou algum tratamento com laser, mas pretendo começar logo”, comenta.

Aos 40 anos
Chegou a fase dos “enta”, o que fazer? “Procure nunca esquecer o uso de um filtro solar, além dele, um creme noturno que contenha um pouco de ácido pode ajudar no combate às rugas. O consumo de cremes com vitamina C é extremamente importante também. O uso de todos eles garante melhorar a flacidez”, ressalta a dermatologista, acrescentando que, nessa idade, o uso de antioxidantes via oral ajuda a complementar qualquer ação.

Nos consultórios os procedimentos mais comuns para quem procura alternativas para rejuvenescer a pele são tratamentos com toxina botulínica, para relaxar a musculatura, preenchimentos para o conhecido “bigode chinês” e técnicas com radio frequência para melhorar a flacidez e estimular a formação de colágeno. Aos 40 anos, a mulher começa a perceber a eficácia do filtro solar usado desde os 20. “Devemos lembrar que o efeito do sol na pele é cumulativo, por isso os efeitos serão percebidos só depois”, explica a médica.

Aos 50 anos
A partir de meia década, o fotoenvelhecimento acelera mais do que nos anos anteriores. Segundo Tatiane, os tratamentos a base de ácidos têm que ser mais fortes, pois os cremes oferecem menos benefícios, com resultados mais limitados. É importante não deixar de lado o uso do boné, para garantir menor exposição ao sol. Outra opção de tratamento é o laser fracionado, que recupera a pele morta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário