segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O intraempreendedor



Profissional pratica o empreendedorismo dentro dos limites da companhia





Você conhece o intraempreendedor? É aquele que pratica empreendedorismo dentro dos limites da organização, aquela pessoa que analisa cenários, usa a criatividade, seleciona as melhores ideias, inova, sempre pensando em como fazer a empresa ganhar mais, vender mais, reduzir custos. Ele pensa na organização na qual trabalha como se fosse seu próprio negócio e demonstra resiliência quando situações adversas acontecem.

O gestor pode ajudar a criar intraempreendedores incentivando o senso de propriedade, o sentimento de que ele pode fazer a diferença, a autonomia na tomada de decisão, a possibilidade de testar e errar sem ser punido por isso. É importante que ele incentive o pensar “fora da caixa”, para que se tragam inovações e possibilidades de negócio ainda não experimentadas ou abordadas, mostrando que a preocupação com o faturamento, a rentabilidade e o custo são sempre de extrema importância quando se fala em negócios.

O segundo passo é incentivar a pessoa a pensar no que normalmente não é pensado, propor ideias que possam parecer malucas em um primeiro momento, mas que podem fazer todo o sentido quando trabalhadas.Mas como ocorre o processo de desenvolvimento? O primeiro passo é ter combinado desde a primeira pessoa da empresa (como presidente e diretor geral) que o ambiente permitirá riscos e, consequentemente, erros.

Depois vem a parte da estruturação, afinal, só conseguimos vender uma ideia quando estruturamos os benefícios de implementá-la, com um plano de investimento para a implementação, riscos, benefícios e retorno.

Algumas características do intraempreendedor:
1. Tem capacidade de analisar cenários;
2. Utiliza a criatividade, selecionando as melhores ideias;
3. Pensa em como fazer a empresa ganhar mais, vender mais, reduzir custos;
4. Age como “dono” do negócio;
5. Tem resiliência quando situações adversas acontecem;
6. Consegue mapear riscos e calcular se pode corrê-los;
7. Toma decisão;
8. Trabalha com autonomia;
9. Age com certa inquietude, sempre procurando melhorar e descobrir oportunidades;
10. É autoconfiante e demonstra paixão pelo trabalho.

Este tipo de perfil vem sendo cada vez mais buscado pelas empresas, porque pode contribuir para a potencialização dos resultados. Se você é um intraempreendedor, ou gerencia um, siga confiante e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário