sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brincando também se aprende

"Por meio de atividades educativas e pedagógicas crianças e adolescentes podem criar independência e autonomia para a vida adulta"


Hoje em dia, atividades pedagógicas monitoradas por profissionais especializados são consideradas relevantes para a formação de crianças e adolescentes em adultos saudáveis. Por meio de brincadeiras, é possível vivenciar o mundo de forma plena, aprendendo a se relacionar com outras pessoas.

Nessas ações, ainda se adquire experiências como perda, alegria, conquistas, tomada de decisões, o que contribui bastante para o processo de aprendizado e amadurecimento pessoal.
Além das atividades educativas geralmente realizadas na escola, as crianças e adolescentes podem vivenciar experiências desse tipo em acampamentos. Nesses casos, por não estarem na presença dos pais, os pequenos conseguem desenvolver autossuficiência, vencendo medos, vergonhas e bloqueios.
“Os acampamentos pedagógicos, em sua grande maioria, têm uma proposta filosófica voltada para uma formação holística embasada nos quatro pilares da educação, valorizando de forma significativa as competências e relações humanas”, garante Marilia Rabello, diretora da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.
Vivenciado experiências reais
Para o engenheiro agrônomo Rodrigo Belmonte Cascalles, que afirma ter acampado três vezes na sua adolescência, a experiência também serve para que a criança vivencie experiências reais.
“Lá, é possível explorar os próprios sentimentos, sem as ‘máscaras’ que a vida nos centros urbanos nos induz a usar. Os acampamentos com filosofia lúdico-educacional são fundamentais para o resgate de cultura”, avalia.
Nos acampamentos é possível ainda participar de atividades de lazer que oferecem, em alguns casos, cursos específicos como inglês, aulas de equitação, oficinas de circo e futebol, entre outras opões.
“Existe uma grande variedade de empresas com opções de programação, que são decorrentes das diferentes estruturas físicas, localização geográfica e atividades desenvolvidas para objetivos específicos. Por esta razão, a associação criou um guia prático para auxiliar na escolha do acampamento ideal para cada usuário”, afirma Marília.

Um comentário:

  1. hoje em dia os papéis mudaram os filhos mandam nos pais, não obedecem, fazem o que querem dentro de casa e na rua e os pais aceitam sem tomar nenhuma atitude, porque nem bater os pais podem mais porque a lei prende o pai e, o filho pode revidar e agredir o pai e a mãe também. então os pais ficam submissos aos filhos sem falar nada, aceitando tudo e diz que é normal é o mundo moderno. pode isso ?

    ResponderExcluir