"Por meio de atividades educativas e pedagógicas crianças e adolescentes podem criar independência e autonomia para a vida adulta"
Hoje em dia, atividades pedagógicas monitoradas por profissionais especializados são consideradas relevantes para a formação de crianças e adolescentes em adultos saudáveis. Por meio de brincadeiras, é possível vivenciar o mundo de forma plena, aprendendo a se relacionar com outras pessoas.
Nessas ações, ainda se adquire experiências como perda, alegria, conquistas, tomada de decisões, o que contribui bastante para o processo de aprendizado e amadurecimento pessoal.
Além das atividades educativas geralmente realizadas na escola, as crianças e adolescentes podem vivenciar experiências desse tipo em acampamentos. Nesses casos, por não estarem na presença dos pais, os pequenos conseguem desenvolver autossuficiência, vencendo medos, vergonhas e bloqueios.
“Os acampamentos pedagógicos, em sua grande maioria, têm uma proposta filosófica voltada para uma formação holística embasada nos quatro pilares da educação, valorizando de forma significativa as competências e relações humanas”, garante Marilia Rabello, diretora da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.
Vivenciado experiências reais
Para o engenheiro agrônomo Rodrigo Belmonte Cascalles, que afirma ter acampado três vezes na sua adolescência, a experiência também serve para que a criança vivencie experiências reais.
“Lá, é possível explorar os próprios sentimentos, sem as ‘máscaras’ que a vida nos centros urbanos nos induz a usar. Os acampamentos com filosofia lúdico-educacional são fundamentais para o resgate de cultura”, avalia.
Nos acampamentos é possível ainda participar de atividades de lazer que oferecem, em alguns casos, cursos específicos como inglês, aulas de equitação, oficinas de circo e futebol, entre outras opões.
“Existe uma grande variedade de empresas com opções de programação, que são decorrentes das diferentes estruturas físicas, localização geográfica e atividades desenvolvidas para objetivos específicos. Por esta razão, a associação criou um guia prático para auxiliar na escolha do acampamento ideal para cada usuário”, afirma Marília.
hoje em dia os papéis mudaram os filhos mandam nos pais, não obedecem, fazem o que querem dentro de casa e na rua e os pais aceitam sem tomar nenhuma atitude, porque nem bater os pais podem mais porque a lei prende o pai e, o filho pode revidar e agredir o pai e a mãe também. então os pais ficam submissos aos filhos sem falar nada, aceitando tudo e diz que é normal é o mundo moderno. pode isso ?
ResponderExcluir