Caixa tubular em madeira, vidro ou metal, contém um pedaço pequeno de pergaminho e é afixada no umbral das portas
A mezuzah é um símbolo importante da fé judaica, bastante respeitado em Israel. É uma caixa tubular em madeira, vidro ou metal, que mede entre 3 e 4 polegadas, contendo um pedaço pequeno de pergaminho, e é afixada no mural das portas.
O costume de enrolar o pergaminho e introduzi-lo em um recipiente com uma pequena abertura na parte superior do objeto visa proteger o que nele está escrito.
O nome mezuzah é oriundo de um mandamento da Torá (texto central do judaísmo), que descreve sobre a afixação do objeto, determinando as duas passagens do antigo testamento, em forma de oração, que devem constar nele (Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-21).
O artefato sagrado deve ser pregado no umbral direito de cada dependência do lar, sinagoga ou estabelecimento judaico como lembrança do Deus Altíssimo.
A mezuzah é posta a sete palmos de altura do chão, apontando para dentro da propriedade com a extremidade de cima.
É comum os judeus beijarem o objeto, como um gesto de reverência, toda vez que passam pela porta. Dessa forma, eles lembram das orações que estão contidas no pergaminho e dos princípios do judaísmo que elas carregam.
Alguns judeus também tocam o objeto com a ponta dos dedos, quando saem de casa, e repetem os seguintes dizeres: “Que Deus proteja minha saída e minha entrada, agora e para sempre!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário