segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Muro das Israel



Ao longo dos anos, os judeus têm pregado em frente ao local, crendo ser esse o lugar acessível mais sagrado da Terra





O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, é considerado o local mais sagrado do mundo para os judeus. Trata-se da única parte do Segundo Grande Templo, erguido por Herodes o Grande, no lugar do Templo de Salomão.

Antes da sua reabilitação, o lugar servia de depósito para incineração de lixo. Pelo fato de a área histórica da construção ser controlada por muçulmanos, os israelitas só têm acesso a essa pequena parte das ruínas.

Muitos judeus e também cristãos do mundo inteiro visitam o local para orar e depositar seus pedidos por escrito. Quando Israel conquistou a Cidade Velha, em 1967, na famosa Guerra dos Seis Dias, foi feito aos pés do muro uma praça, que logo virou local de peregrinação e oração.

O Segundo Templo foi destruído pelo imperador Tito no ano 70 depois de Cristo (d.C.). Segundo historiadores, os soldados romanos deixaram apenas uma parte do muro exterior do santuário, de forma proposital, para que os judeus tivessem a amarga lembrança da vitória de Roma sobre a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações).

Para os judeus, no entanto, o local é uma promessa feita por Deus, na qual afirmou que permaneceria de pé ao menos uma parte do sagrado templo, como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu.

Desde a antiguidade, tornou-se tradição introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro. Muitas dessas petições se referem ao regresso à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e o advento da era messiânica, com a chegada do Messias judeu.

Ao longo dos anos, os judeus têm pregado em frente ao muro, crendo que ser esse o lugar acessível mais sagrado da Terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário