segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lugares da Bíblia - Via Dolorosa

"Caminho percorrido por Jesus ao Calvário é até hoje uma movimentada rua em Jerusalém"
           

Está marcado até hoje na Cidade Velha de Jerusalém o caminho que Jesus percorreu para ser crucificado no Calvário. É a hoje chamada Via Dolorosa, estreita rua de pedestres que começa no Portão dos Leões e termina no Santo Sepulcro.

Hoje repleta de lojas, templos e atrações turísticas, está sempre cheia de gente, tanto cidadãos de Jerusalém em seu cotidiano quanto turistas.

No clima da Cidade Velha de hoje, a via se assemelha ao que nós conhecemos como um beco. Vendedores apregoam em alto e bom som suas mercadorias, clamando pela atenção do formigueiro de transeuntes. Altos prédios de pedra, muitos da época de Jesus e até anteriores a ele, ladeiam o caminho. Degraus aparecem a todo momento, cidade adentro.

Quem se surpreende com tal movimento pode pensar que muita coisa mudou desde aquele dia histórico, mas não é bem assim. Também havia grande movimento de pessoas e mercadorias, pois era a semana do Pessach, a Páscoa dos judeus, em que muitas famílias se reuniam em Jerusalém e a enorme população flutuante se juntava à fixa.

As estações

Ao longo da via, estão assinalados os pontos dos principais acontecimentos do caminho de Jesus com a cruz. São as chamadas estações, marcadas com numerais romanos – 14 no total, sendo que nove delas estão a céu aberto, e as cinco restantes no interior de um templo.
A partir do Portão dos Leões, o caminho segue para oeste, com as primeiras nove estações assinaladas, que podem ser percorridas pelo público em geral:

1ª Estação – Ponto da flagelação de Cristo – onde ele foi açoitado.

2ª Estação – Próxima aos restos de uma edificação romana, onde hoje fica o Arco do Ecce Homo (“este homem”, em latim), termo usado por Pôncio Pilatos quando apresentou Jesus à população antes da condenação.

3ª Estação – Local da primeira queda de Jesus por exaustão.

4ª Estação – Onde Jesus reencontrou Maria, sua mãe



5ª Estação – Sobre uma antiga porta (foto acima), há uma inscrição mostrando o ponto em que Simão, o cireneu, ajudou Jesus a carregar a cruz.

6ª Estação – Lugar em que uma mulher piedosamente limpou a face de Jesus, suja de sangue e suor, com um pedaço de tecido.

7ª Estação – Na esquina entre a Via Dolorosa e a Rua do Mercado, marcada por ser onde Jesus caiu de cansaço e dor pela segunda vez.

8ª Estação – Ponto em que Jesus encontrou algumas mulheres de Jerusalém, que choravam por ele.



9ª Estação – Local da terceira queda do Messias (foto acima), até hoje assinalado com uma coluna romana.
Essas estações e vários outros pontos da Via Dolorosa podem ser percorridos virtualmente, vistos com detalhes, pela ferramenta do Google Street View.



O site recentemente adicionou Jerusalém aos seus arquivos – que pode ser vista como se o internauta estivesse caminhando por ela, em meio ao movimento comercial e turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário