segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A liderança

"Muitos homens de Deus têm se deixado levar pelo espírito do senhor deste mundo, em vez de manterem a condição de servos de Jesus"
           


A liderança do homem de Deus é inquestionável, mas é muito importante observar que ela é estritamente no campo espiritual. Ele jamais pode confundir a liderança espiritual com a liderança física ou material de um chefe ou proprietário de uma empresa secular.

A obra que ele lidera é de Deus, que é o único Senhor, e ele, embora com a autoridade espiritual, precisa ter sempre em mente que, ainda assim, é um servo com maiores responsabilidades que alguns outros servos.

O Senhor Jesus disse: "Mas o maior dentre vós será vosso servo." (Mateus 23.11). Isto significa que quanto maior for a liderança do homem de Deus, mais servo ele será. Em outras palavras, quanto mais servo é o homem de Deus, mais responsabilidades espirituais ele tem!

Tem sido muito comum no meio religioso trazer o espírito de liderança do meio empresarial; o espírito de imponência administrativa que há entre os que mantêm o poder de decisão nas empresas, apenas visando ao lucro financeiro.

Infelizmente isso tem sido absorvido por muitos líderes espirituais que, justamente por causa disso, têm perdido a visão espiritual para o que foram chamados. É por isso que o espírito do mundo tem entrado na Igreja do Senhor Jesus, pois muitos dos Seus servos têm confundido a autoridade e o poder espirituais de servos com a autoridade e o poder de senhores.

Estes "servos" têm sido a porta aberta de entrada do orgulho e da prepotência no seio da Igreja do Senhor Jesus. Muitos homens de Deus têm se deixado levar pelo espírito do senhor deste mundo, em vez de manterem a condição de servos do Senhor Jesus.

Foi justamente por essa razão que, numa ocasião, o Senhor Jesus, tomando uma toalha e uma bacia com água, começou a lavar os pés dos Seus discípulos (João 13).

Ele, que é o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, Deus Todo-Poderoso, Senhor dos Céus e da Terra, inclinou-Se para lavar os pés daqueles que nada eram, senão Seus seguidores. E o que Ele espera de nós em relação aos outros?

Ele queria dizer que os Seus seguidores não devem fazer uso da autoridade que d'Ele receberam para pisar nos demais, mas sim considerarem-nos até mais importantes que eles mesmos: "Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado." (Mateus 23.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário