quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jesus e a transfiguração

Pouco depois, Jesus fez outra declaração surpreendente: “Deveras, eu vos digo que há alguns dos parados aqui que não provarão absolutamente a morte, até que primeiro vejam o Filho do homem vir no seu reino.” (Mateus 16:28) Sem dúvida, essas palavras deixaram Pedro muito curioso. O que será que Jesus queria dizer? Talvez Pedro tenha pensado que, por ter recebido uma correção forte um pouco queria dizer? Talvez Pedro tenha pensado que, por ter recebido uma correção forte um pouco antes, esses privilégios especiais não seriam estendidos a ele.


No entanto, cerca de uma semana mais tarde, Jesus levou Tiago, João e Pedro a “um alto monte” — talvez o monte Hermom, que ficava apenas a alguns quilômetros de distância. Provavelmente era noite, visto que os três homens lutavam contra o sono. Mas enquanto Jesus orava, aconteceu algo que os fez ficar completamente despertos. — Mateus 17:1; Lucas 9:28, 29, 32.

Jesus começou a se transformar diante dos olhos deles. Seu rosto passou a brilhar até ficar resplandecente como o Sol. Suas roupas também ficaram brancas e reluzentes. Daí, duas pessoas apareceram ao lado de Jesus, uma representando Moisés e a outra, Elias. Eles começaram a conversar com Jesus sobre “sua partida, que ele estava destinado a cumprir em Jerusalém” — pelo visto sua morte e ressurreição. Ficou muito claro que Pedro estava errado ao dizer que Jesus não passaria por essa experiência dolorosa! — Lucas 9:30, 31.

Pedro também quis participar de alguma forma nessa visão extraordinária. Parecia que Moisés e Elias estavam indo embora. Por isso, Pedro disse: “Preceptor, é excelente que estejamos aqui; armemos, pois, três tendas, uma para ti, e uma para Moisés, e uma para Elias.” É claro que os personagens dessa visão, foram servos de Deus no passado, não precisavam de tendas. Na verdade Pedro não sabia o que estava dizendo. Mas você não se sente atraído a esse homem tão entusiástico e caloroso? — Lucas 9:33.

Pedro, Tiago e João receberam outra recompensa naquela noite. Uma nuvem se formou e pairou sobre eles. Dessa nuvem saiu uma voz — a voz de Deus! Ele disse: “Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o.” Depois, a visão terminou, e eles ficaram sozinhos com Jesus no monte. — Lucas 9:34-36.

Essa visão foi um presente para Pedro — e para nós também! Décadas mais tarde, ele escreveu a respeito do privilégio que teve naquela noite, de ser uma das “testemunhas oculares da sua magnificência”, de na verdade ter tido um vislumbre de Jesus como o glorioso Rei celestial. Aquela visão confirmou muitas profecias da Palavra de Deus e fortaleceu a fé de Pedro para enfrentar as provações que ainda viriam. (2 Pedro 1:16-19) Ela também pode fortalecer a nossa fé se, como Pedro, permanecermos leais ao Mestre que Deus designou sobre nós, aprendendo dEle, aceitando Sua disciplina e correção, e seguindo-O humildemente dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário