quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ensinando o menino!

Examinar as Escrituras é um Prazeiroso Dever!


"Ensina a Criança o Caminho que deve Andar para quando crescer não se desvie dele. "


Ensina a criança "o" caminho ou "no" caminho (Patricia)

Um dos melhores presentes de Deus para as os pais são os filhos. Há grande alegria nos filhos. O propósito de Deus é que os filhos sejam fontes de bênçãos. Herança do Senhor são os filhos, fruto do ventre o seu galardão (Sl. 127:3). É responsabilidade dos pais ensinar e educar seus filhos no caminho do Senhor. Um relacionamento sadio entre pais e filhos é indispensável para o progresso espiritual destes.

Potanto....

1- Os filhos são a alegria enviada por Deus.

O nascimento de um filho trás alegria aos pais. O Senhor faz que até  “a mulher estéril seja alegre mãe de filhos” – (Sl 113:9). Esse versículo me faz lembrar de Ana, mulher estéril que não podia ter filhos.  O sonho dela era ter filhos. Sua fé era maior que toda a humilhação que passava por ser estéril. Então Ana orou e lhe concedeu um filho, alegria que Deus enviou a ela. Que vocês pais possam cuidar com carinho da ALEGRIA que o Senhor lhe enviou.

2 – Os filhos são abençoados

Deus deu-nos os filhos como bênçãos. Nunca os pais devem encarar os filhos como um empecilho, escória ou coisa semelhante. Eles são a herança do Senhor (Sl 127.3).

No Salmo 128: 3b os filhos aparecem com a seguinte comparação: “São comparados a PLANTAS DE OLIVEIRAS......”

a) dão fruto: Ver Gl 5:22-23;

b) dão azeite (unção do Espírito Santo);

c) dão sombra (amparo, abrigo contra o desconforto);

As plantas precisam ser regadas, cuidadas: amor, cuidado,  afeto, tempo, diálogo.

3 – Ensinando a Criança no Caminho

Pv 22:6
O conselho do sábio Salomão é: “Instrui o menino [no caminho] em que deve andar, e até quando evelhecer não se desviará dele.” Um grande erro de alguns pais hoje é querer ensinar o caminho  do céu para seus filhos. A Bíblia não manda ensinar “o caminho”, mas ensinar “no caminho”. Parece não ter diferença, mas é muito distinto. Pode se ensinar o caminho sem se estar nele. Aí a criança vai observar o exemplo dos pais. Não adianta ensinar o caminho do céu, do temor do Senhor, da obediência a Palavra, se não andamos nesse caminho.

Ensinar “no caminho” é:

1) Andar junto com os filhos

A maneira mais eficaz de ensinar nossos filhos a andar no caminho  santo é andar juntamente com eles. À medida que ensinamos vamos aprendendo também. Assim eles se sentirão motivados a caminhar tendo a companhia dos pais.

2) Dar bom exemplo aos filhos

Não cabe dúvida de que o testemunho fala mais alto do que qualquer ação. Se quisermos ver nossos filhos como bons servos de Deus, teremos que  ser bons servos de Deus primeiro. Eles nos observarão e seguirão nosso exemplo. Aqui vale o exemplo de Jesus; tudo o que ele ensinou aos discípulos, Ele fazia antes.

4 - O Amor aos Filhos

O amor, o afeto e a dedicação são traços marcantes que moldam o caráter dos filhos. Os filhos precisam se sentir amados, protegidos e queridos.

1) Demonstração de amor em público

Muitos pais costumam, abraçar, beijar elogiar as crianças dos outros. Mas nunca fazem isso com seus próprios filhos. Sempre são ríspidos com os filhos, chamam-lhes a atenção em público e alguns até surram  seus filhos na presença de outras pessoas. Isso deixa os filhos revoltados  e eles imaginam que são piores que todas as crianças. Todos merecem carinho e amor.

2) Sendo amigo dos filhos

Não é o bastante sermos pais precisamos ser amigos de nossos filhos. Quando o filho não vê em seu pai ou mãe um amigo, ele vai procurar em outra pessoa aquilo que não encontra em nós.

Os filhos são herança, bênção e alegria, mas também eles são uma  responsabilidade para os pais. Temos o dever de instruí-los no caminho  certo para que ao crescerem não desviem jamais. Que Deus dê graça e sabedoria a todos os pais e mães para saberem criar seus filhos como verdadeiros servos de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário