domingo, 1 de agosto de 2010

Mente do Homem

Trabalho, trabalho, e mais trabalho. Ele tem que trabalhar, tem que ser bem-sucedido, tem que obter aquela promoção, tem que ser respeitado pelos colegas de trabalho, tem que... ser homem. Os homens nascem com essa necessidade de ser o cabeça, o líder, o provedor, o exemplo, enfim, aquele que sabe tudo. Porém, alguns homens encontram muita dificuldade tentando alcançar pelo menos um desses objetivos. Dando continuidade ao artigo sobre o que se passa na mente dos homens, aqui vai a terceira dica:


Sua identidade está associada ao seu sucesso. Sem o sucesso, ele se sente menos homem, pois tem a sensação de que não está fazendo aquilo que esperam dele – enfim, se sente um derrotado. Por isso, de vez em quando, ouvimos falar de homens que tinham uma bela família, mas que acabaram cometendo suicídio simplesmente porque seus negócios faliram. Outros perdem o emprego e, por isso, se tornam alcóolatras, vivendo de bar em bar. Felizmente, nem todos chegam a esse extremo, mas o número de homens que enveredam por esses caminhos não é nada pequeno.

Essa é a característica de todo homem, e a mulher que ama o seu companheiro deve saber que ele tem necessidade de conquistar. Faz parte da sua natureza. É por isso que muitas vezes ele parece estar ocupado demais para lhe dar atenção ou que é viciado em trabalho. Embora ele deva estabelecer suas prioridades, cabe à mulher compreendê-lo e ajudá-lo sempre que for preciso.

Não adianta implorá-lo para que não se preocupe com certas coisas que ameaçam sua liderança. Para que tentar, então? Esposa, ore por ele. Peça a Deus para guiá-lo e faça parte de sua vida o máximo que puder, e nunca, jamais, compare-o com quem quer que seja! Isso só aumenta a pressão e o faz se sentir inferior – o que, ao contrário das mulheres, os homens evitam a todo custo.

É interessante notar que, por causa da necessidade de ser bem-sucedido, muitos homens detestam ir ao médico ou dentista. Pensam que, agindo assim, estarão evitando descobrir que há algo de errado com eles... Puro ego... É até engraçado! E não nos esqueçamos da incapacidade de pedir informação na rua! Esta talvez seja a razão por trás de sua obssessão por futebol – ter um time, torcer por ele, vê-lo ganhar, se sentir o próprio vencedor... Mas isso já é especulação da minha parte...

Por isso, da próxima vez em que quiser apontar algum defeito dele, não o faça. Seja sábia e procure o momento certo para conversar com ele acerca do que pode ser mudado. Quando um homem é repreendido, seu ego é ferido e ele se sente fracassado – torna-se difícil lidar com ele. Depois de tudo isso, fica fácil entender por que Deus nos ensina a nos submeter aos nossos maridos! Não se trata de uma obrigação, ou que sejamos inferiores a eles, ou porque pareça melhor assim. Há um argumento muito forte que sustenta esse ensinamento, o qual faz muito sentido. Somos seres diferentes, e uma das diferenças mais marcantes é: a sua masculinidade está associada à posição que ocupa no mundo. Ele precisa se sentir valorizado, respeitado, e admirado. Faça isso e você o estará livrando de boa parte de sua carga – embora não toda – e terá o marido que sempre sonhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário