quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Chamada de Gideão

Sabemos que Deus suscitou líderes em Israel, em diferentes ocasiões, sob diferentes situações. Contudo, a chamada de Gideão foi um caso à parte, haja vista o anjo do Senhor, que provavelmente era o próprio Senhor Jesus, ter ido pessoalmente ao encontro dele. A aparição do Senhor, na chamada de Gideão, mostra que ele tinha algo que o diferenciava de seus antecessores. Deus não apareceu para todos os que escolheu. Somente alguns tiveram este privilégio, dentre os quais podemos citar Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e Josué.


Gideão faz parte desta lista especial porque o coração dele palpitava de acordo com a vontade de Deus. A profunda expressão de revolta e indignação dele eram, na realidade, a mesma de Deus.

O sofrimento e a dor de um povo desperta, naqueles que são chamados, o sentimento que Deus tem pela humanidade, ou seja, revolta contra situações injustas, desfavoráveis, desiguais. Quando alguém sente essa mesma dor de Deus, é sinal de que tem a Sua chamada. No diálogo com o anjo, Gideão manifestou o que Deus tinha no coração, ou seja, revolta e indignação pela calamidade imposta pelos inimigos ao povo dele. Por isso, Deus esteve pessoalmente com Gideão. Contudo, eis a atitude daquele homem:

Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas?” (Juízes 6.13)

Aos olhos de Gideão, não era admissível aceitar a crença num Deus onipotente e viver oprimido pelos inimigos. Como era possível crer num Deus todo-poderoso e viver nos limites do desespero e da dor? Só mesmo uma fé destituída de inteligência pode combinar a crença em Deus com a fome e a miséria; com as dívidas e os lares destruídos; enfim, com a desgraça total.

4 comentários:

  1. Caaaaaaaaaaaramba, que legal o que vocês escrevem, adorei os posts, vocês são verdadeiramente servos de Deus fieis.
    Que o Senhor possa abençoar vocês, queridos.
    Tambem tenho um blog se vcs quiserem aparecer por lá serão bem vindos. Amém?
    http://wordoftheecross.blogspot.com/

    PaulaM

    ResponderExcluir
  2. a Paz de Cristo.
    desculpe-me a respeito do que vou escrever aqui. Pela primeira vez que vejo este site e fiquei muito satisfeita com muitos estudos profundos e agradaveis de ler e estudar, porem me deparei com uma linguagem em uma materia que me desmoronou toda talvez eu tenha interpretado totalmente errado nao sei.
    Na materia Caracteristicas de uma Mulher, a caracteristica de numero 4: Mais forte por necessidade social (sexo fragil e o caralho).
    Achei esta palavra um confronto com a palavra de Deus.talvez nao seja isto que estivessem querendo escrever e saiu errado,mas se foi desculpe nao combina com nosso ser Cristao e melhor rever a materia acima sobre a lingua e poder que ha no que se fala e o resultado disso tudo.
    Fiquem na Paz do Nosso Deus.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe o texto foi feito por outra pessoa, e nao editamos a pessoa apenas posto aqui, e nao tinhamos visto essa palavra. ja foi retirada. Obrigado. Que Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir
  4. A paz meus irmãos que blog abençoado e essa postagem de deus, continuem assim e Deus vai lhes abençoar muito, Gideão obedeceu a Deus e reconheceu sua voz, viu que o Deus verdadeiro era Jeová o todo poderoso.

    Já estou seguindo se quiser me seguir,

    www.jesusdentrodobarco.blogspot.com

    ResponderExcluir