sábado, 22 de janeiro de 2011

O verdadeiro louvor vem do Senhor.

No mundo estamos cercados de pessoas altamente capacitadas, que com seus esforços e constantes aperfeiçoamentos pessoais realizaram grandes feitos. Haja visto até mesmo o que fizeram os egípcios em seu tempo, construindo as grandes pirâmides e desenvolvendo a medicina. Também soubemos, através da história, dos feitos de grandes generais e conquistadores, cada um a seu tempo, que fizeram cair grandes exércitos, colocaram em fuga homens valentes e alteraram a ordem mundial.


Todas estas pessoas atraem os olhares dos homens por seus feitos. São aplaudidos por muitos, honrados em livros, teses e discursos inflamados de doutores, mestres, cientistas e acadêmicos. Mas, a bíblia ensina que o louvor dessas pessoas, não tem valor.

Até mesmo na igreja! Quantos grandes homens e mulheres de Deus são aplaudidos por muitos, honrados pela igreja, honrados por seus feitos e por sua grande fé. Mas, será que essas pessoas estão recebendo o louvor dos homens somente? Não cabe a nós julgá-los. Mas cabe cada um julgar a si mesmo.

Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. (Romanos 2.29)

Paulo estava falando aqui daqueles que se julgavam mais excelentes por agirem segundo a lei (do antigo testamento) e dos que eram judeus e se achavam melhores do que os chamados gentios, que não eram filhos de Abraão. Ele dizia que é judeu aquele que é no interior, ou seja, aquele que sabe no seu íntimo que realmente é filho de Deus. E também é circuncisão a que é do coração, ou seja, aquela pessoa que realmente recebeu no seu íntimo a marca que diz: sou de Deus. Aquele que realmente se humilhou debaixo da autoridade do Senhor Jesus, na nova aliança. Aquele que reconhece o senhorio do Senhor Jesus.

A pessoa que diz ser isso ou aquilo, e todos aplaudem, na verdade, está recebendo louvor dos homens, mas não de Deus. Esse era o ponto. E Paulo dizia que a pessoa que realmente se humilhou reconhecendo o senhorio do Senhor Jesus, aquele que realmente sabe no seu íntimo que é filho de Deus, pode ser zombado de muitos; mas está recebendo o verdadeiro louvor, que vem do Senhor.

E Deus louva alguma atitude dos homens? A bíblia dá sinais claros que sim.

Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. (1 Coríntios 4.5)

Veja o que diz este versículo. Que não devemos julgar. E que o Senhor virá em determinado tempo para trazer as coisas ocultas à luz, manifestando os desígnios dos corações. E cada um receberá de Deus o louvor. Não é fantástico?

O que eu quero dizer é que precisamos lutar cada dia para receber de Deus o verdadeiro louvor. E não dos homens. Não precisamos agradar a homens. Mas, antes destes, agradar a Deus. Não só com nossas atitudes externas, ou seja, aquelas que os outros podem ver. Mas com as nossas atitudes internas: pensamentos e intenções do coração. Isso sim, precisamos guardar ao extremo para que sejam dignos de louvor. Louvor do Senhor.

A bíblia vai mais longe ainda.

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmo 111.10)

O temor do Senhor é onde começa a sabedoria de alguém. Quando nós tememos, ou respeitamos, o Senhor e o que Ele diz, estamos começando a ser sábios. Mas o mais fascinante deste versículo é o que diz no fim: o seu louvor permanece para sempre. O louvor que recebemos de Deus, pasme, permanece para sempre. O louvor que os homens nos dão, não dura muito. Haja visto o que acontece no esporte, por exemplo. Num dia, nosso esportista favorito está ganhando todas, fazendo coisas dignas de aplausos. Mas no dia seguinte, sofre algum problema, não vence mais e os homens já não reconhecem os seus feitos. Ele já passa a ser esquecido.

É assim que acontece com quem anda procurando o que o mundo pode oferecer. O louvor dos homens, o momento da vitória, a grande chance de uma vida passa em pouco tempo. Mas o louvor que vem do Senhor, simplesmente porque decidimos andar de acordo com as suas ordenanças que são claras, simples e fáceis; dura para sempre. Tanto que a maior vitória de todo cristão é ter recebido a vida eterna.

Vamos procurar fazer coisas dignas de receber o louvor do Senhor. Então, receberemos algo que não pode ser mudado, que não passa com o tempo, nem cai no esquecimento. Troféus são coisas que vão acabar esquecidas numa prateleira. Mas o louvor do Senhor, jamais cairá no esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário