sábado, 22 de janeiro de 2011

O primeiro passo é nosso.

Na Biblía conta o momento em que o povo de Deus atravessou o mar Vermelho enquanto fugia das mãos do Faraó do Egito. E em determinado instante, Deus falou ao meu coração algo que merece ser escrito aqui. Claro que todas as palavras de Deus são dignas de serem postadas, mas há aquelas que são particulares e não tem sentido publicá-las. Mas esta é uma que pode ajudar você.


Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. (Hebreus 11.29)

O versículo está citando uma das vitórias que Moisés obteve através da fé, talvez um dos fatos bíblicos mais conhecidos, intrigantes e, também, questionados pelos homens. Como poderia o mar Vermelho se abrir em dois? E o povo passar em seco? Milagres não têm explicação. Mas, a mensagem que eu quero deixar aqui hoje, e que Deus falou no meu coração ontem, é a seguinte.

Moisés realizou um grande feito através da fé que tinha no Senhor, na palavra dEle. Moisés, segundo Êxodo 14.21, estendeu a mão sobre o mar e o mar se fendeu.

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. (Êxodo 14.21)

Veja que, ao contrário do que muita gente imagina, o milagre que Deus fez não foi instantâneo. Ao menos não tão instantâneo quanto o acender de uma lâmpada. A bíblia diz claramente que o Senhor fez um vento oriental retirar o mar TODA AQUELA NOITE. Ou seja, a noite toda o vento ficou soprando e foi retirando o mar para que ele ficasse seco e o povo pudesse passar.
Este é o primeiro ponto que estamos explorando hoje. O milagre nem sempre é instantâneo. É necessário perseverar em crer. Imagine Moisés obedecendo ao que Deus falara com ele. Moisés, estende a tua mão sobre o mar. E Moisés estendeu. Mas, o mar não se abriu de imediato. O vento começou a soprar naquele instante, mas não abriu o mar de imediato. Até o fim da noite, o vento soprava, alguma coisa estava acontecendo, mas não se via o resultado final disso. E é nessa hora que as dúvidas vêm. Moisés precisou passar a noite toda segurando firme a sua fé. Nós também precisamos fazer isso.

Quantas vezes, depois da oração da fé, eu ouço pessoas dizendo que ainda não foram curadas. Eu orei, dizem elas, mas a dor continua. Veja, Deus abriu o mar. Mas, isso não foi coisa de um segundo apenas. O mar se abriu durante toda aquela noite e o servo de Deus precisou continuar crendo até o fim. Depois da oração, depois de receber a palavra que está lhe dando a solução, é preciso perseverar em crer. E não desistir até que o mar se abra, que o povo passe, e mais, que os seus inimigos sejam destruídos.

Depois que o povo atravessou o mar em seco, a bíblia diz que os egípcios tentaram fazer o mesmo. Eles tentaram atravessar o mar em seco pelo mesmo caminho que os israelitas foram. Mas, quando estamos obedecendo a Deus, agindo através da fé, saiba: os seus inimigos não podem trilhar o mesmo caminho que você. Este caminho é santo e o imundo não passa por ele. Se tentarem, o próprio Deus os destruirá.

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar, porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. (Êxodo 14.27-28)

Este é o segundo ponto. Quando você obedece a Deus, quando obedece a fé, o que ela lhe diz que você deve fazer; então os seus inimigos ficam completamente derrotados. Eles não conseguem mais estender as mãos sobre você. E é por isso que, quando você decide obedecer à fé, aparecem as dúvidas, as distrações e as ameaças. Tudo isso vem dos seus inimigos que querem fazer você esquecer ou desistir da idéia de obedecer à fé.

Quando você decide obedecer a Deus, os obstáculos vão surgir. Moisés creu e Deus abriu o mar Vermelho diante deles. Mas, para que Moisés visse isso com os próprios olhos e fosse confirmado por Deus como o sacerdote de todo aquele povo, Moisés teve que fazer algo antes. Ele teve que chegar até lá. E este é o terceiro e mais importante ponto desta mensagem.

Para você ver Deus fazendo algo absolutamente incrível na sua vida, primeiro, você tem que vivê-la. E vivê-la de acordo com o que a fé lhe ensina que você deve fazer. Antes de chegar ao mar Vermelho, onde Deus realizou esta proeza, Moisés recusou o plano do homem:

Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. (Hebreus 11.23-29)

Viu? Todos se impressionam com a histórica passagem de Moisés com o povo de israel pelo mar Vermelho. Mas nem todos se lembram do quanto Moisés abdicou para estar ali naquele momento. O texto de Hebreus é muito resumido, mas, o livro de Êxodo fala sobre o momento em que Moisés passa 40 anos pastoreando ovelhas no deserto junto ao seu sogro. E ovelhas que nem eram dele. Depois disso, Moisés ainda abandona o seu sogro para obedecer a Deus e levar os filhos de Israel à terra prometida. Moisés saiu da casa do seu sogro sem levar uma ovelha sequer.

Depois disso, Moisés enfrenta Faraó com dez sinais miraculosos, exigindo a saída do povo de Israel ao que o Faraó responde colocando maior fardo para o povo de Deus. Ainda sim, Moisés não desiste e, vencendo cada etapa, confiando em Deus e na Sua palavra, tirou o povo de Israel das mãos do Egito e levou-os até a terra prometida.

Todos querem ver grandes milagres em sua vida. Mas o primeiro passo para que isso aconteça é nosso e começa quando recusamos ser chamados filhos de Faraó, ou seja, recusamos ser amados pelo mundo e preferimos sofrer juntamente com os filhos de Deus a vergonha que o mundo imputa àqueles que são do Senhor. Sem este primeiro passo, é impossível ver grandes coisas de Deus em nossa vida.

E o último e quarto ponto. Grandes milagres acontecem geralmente diante de obstáculos impossíveis. Quando Moisés chegou diante do mar Vermelho, o povo protestou contra ele porque todos se viram encurralados pelo exército de Faraó. Atrás deles estavam os inimigos. À frente, o mar. Como iriam escapar dali? Naturalmente falando, para Moisés aquele lugar era a morte. Mas Deus havia guiado o povo para ali. E agora?

A verdade é que diante de um obstáculo impossível, se estamos sendo guiados pela fé, não podemos retroceder. Se Moisés tivesse se desesperado e feito o povo recuar ao invés de atravessar o mar Vermelho, a maioria deles provavelmente teria sido destruída pela fúria do Faraó. E os que sobrassem, seriam os escravos mais maltratados daquele tempo. Então, o quarto ponto é: não recue diante de um obstáculo impossível. Deixe o impossível para Deus. A sua parte é apenas continuar marchando em frente. Se a doença é de morte, continue crendo e faça o que a fé lhe ensinar a fazer.

Para resumir esta mensagem, guarde os pontos principais:

Primeiro, ao aprender o que a fé lhe ensina que deva ser feito, você deve perseverar em crer. Moisés não viu o mar se abrir num instante. Ele precisou crer até o fim.

Segundo, não aceite que distrações ou ameaças façam você desistir de fazer o que a fé ensina a fazer. Porque, quando você obedece à fé, os seus inimigos ficam derrotados. E eles vão tentar impedir isso.

Terceiro, para ver o grande milagre da sua vida, você precisa ir até ele. E o primeiro passo é recusar ser amado pelo mundo, antes, preferindo ser envergonhado com Cristo do que receber as riquezas deste século. É necessário que cada um tome a sua cruz e siga o que a fé lhe ensina a fazer em cada momento. Assim, ao final você verá o mar se abrir à sua frente.

Quarto, não recue diante de um obstáculo impossível. Por menor que seja a sua fé, se você recuar, seu inimigo destruirá você. Deixe o impossível com Deus, mas continue em frente. Ele vai abrir o mar pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário