quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dizimo

Um assunto muito complicado e ate mesmo difícil de ser compreendido é o do dizimo. Muitas pessoas julgam que dar 10% do seu salário a igreja é um modo que os pastores inventaram para ganhar dinheiro através do fies, e de fato em alguns casos infelizmente é o que acontece por isso devemos ficar atentos, mas, isso não significa que todos são ladrões.


Dar a igreja 10% de tudo o que você ganha no mês é uma forma não simplesmente de agradar ao Senhor, mas de honra-Lo, pois quando você se permite a cumprir uma ordem dada por Ele você se permite também a ser abençoado. Afinal de contas Deus não tem nenhum problema de auto-inferioridade ou algo do tipo se você se recusar a dar mesmo porque Ele é perfeito, o problema é que quando você não O honra não há nenhuma forma de ser abençoado. Pois dar o dízimo não é simplesmente entregar o dinheiro ao diácono na igreja. Vai muito além disso.

Tudo bem, querido. Agora você quer saber onde tem na bíblia falando de dízimos, não é?

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa" (Malaquias 3:10a)

Mas, você acha que 10% é muito e que não importa o valor que você dá pois Deus te amará da mesma forma.

Porém, não é assim que funciona, afinal Deus te dar tudo o que você tem inclusive seu salário e Ele só pede que você devolva 10% para mostrar que O honra. Tudo bem que na bíblia não fala dos 10% mas, é melhor você dá 10% todo mês mostrando que Deus merece ser honrado do que você dar nesse mês 1 real, no outro 50 centavos e no próximo 2 reais. pois se você faz desta forma, não tem respeito a Deus e isso demonstra que você não assumiu um compromisso com Ele, mas dá o que tem no bolso, e desta forma você não O esta honrando!

Por isso pense bem no que está fazendo e se você O esta honrando verdadeiramente. Se não estiver procure se corrigir e seja abençoado.

PaulaM

0 Amor é bondoso

2° Dia

0 Amor é bondoso

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. - Efésios 4:32

A bondade é o amor em ação. Se a paciência é a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstância positiva. A paciência evita o problema; a bondade abençoa. Uma é preventiva, a outra é ativa. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental onde são construídos muitos dos outros atributos que discutiremos.

O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom, as pessoas desejam ficar ao seu redor. Elas vêem você como sendo bom com elas e para elas. A chave bíblica para a importância da bondade é: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3-4). Pessoas bondosas acham favor aonde quer que vão, até mesmo em casa. Mas a "bondade" pode parecer um pouco ampla ao ser definida, e principalmente ao ser vivida. Então, vamos dividi-la em quatro ingredientes principais:

Gentileza. Quando você é movido pela bondade, você é cuidadoso no modo como trata seu cônjuge, nunca sendo rude desnecessariamente. Você é sensível, tenro. Mesmo quando precisar dizer coisas duras, fará um grande esforço para que a sua censura ou provocação soe o mais leve possível. Você fala a verdade em amor.

Prestabilidade. Ser bom significa que você supre as necessidades do momento. Se forem os afazeres domésticos, você se ocupa com eles. Um ouvido? Você dá o seu. A bondade agracia a esposa com a habilidade de servir ao marido sem se preocupar com os seus próprios direitos. A bondade torna o marido curioso para saber as necessidades da esposa, e depois o motiva para ser aquele que fará de tudo para suprir essas necessidades - mesmo que as dele sejam postas em segundo plano.

Boa vontade. A bondade lhe inspira a ser agradável. Ao invés de ser obstinado, relutante ou teimoso, você coopera, é flexível. Em lugar de reclamar ou dar desculpas, você busca razões para se comprometer e ajudar. Um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas à sua maneira.

Iniciativa. A bondade pensa à frente, e dá o primeiro passo. Ela não se senta esperando ser estimulada ou forçada a sair do sofá. O marido ou a esposa gentil será o que cumprimenta primeiro, sorri primeiro, serve primeiro e perdoa primeiro. Ele (a) não espera o outro agir para então demonstrar amor. Quando agimos segundo a bondade, vemos as necessidades, e então tomamos a atitude primeiro.

Jesus descreveu de forma criativa a bondade do amor na parábola do Bom Samaritano, encontrada na Bíblia - Lucas, capítulo 10. Um homem judeu atacado por assaltantes foi deixado quase morto em uma estrada deserta. Um sacerdote e um levita, respeitados no meio do povo, passaram pelo outro lado decidindo não parar. Muito ocupados. Muito importantes. Apreciadores de mãos limpas. Mas um homem comum de outra etnia - os odiados samaritanos, cujo ódio pelos judeus era cruel e mútuo - vê o homem em sua necessidade e é movido de compaixão. Atravessando todos os limites culturais e arriscando se expor ao ridículo, ele parou para ajudar o homem. Enfaixando-lhe as feridas e colocando-o sobre seu próprio animal, ele o carrega até uma hospedaria e paga todas as despesas médicas do seu próprio bolso.

Onde anos de racismo causaram rixa e divisão, um ato de bondade aproximou dois inimigos. Gentilmente, prestativarnente, de boa vontade. Tomando a iniciativa, esse samaritano demonstrou a bondade verdadeira de todas as maneiras possíveis. Não foi a bondade uma das principais coisas que uniram você e seu cônjuge em primeiro lugar? Quando se casou, você não esperava curtir a bondade dele para o resto de sua vida? O seu cônjuge não esperava o mesmo de você? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda está ligada ao nível diário de bondade expressada.

A Bíblia descreve uma mulher cujo marido e filhos a abençoam e honram. Entre todos os seus atributos, se destacam estes: "Fala com sabedoria e ensina com amor" (Provérbios 31:26). E você? Como seu marido ou sua esposa lhe descreveria à luz da bondade? Você é áspero? É gentil e prestativo? Você espera que lhe peçam alguma coisa ou você toma a iniciativa de ajudar? Não espere seu cônjuge ser bondoso primeiro para que então, você pratique a bondade. É difícil expressar amor quando existe pouca ou nenhuma motivação.

Mas o amor em sua essência não é baseado em sentimentos. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade.

» Desafio de hoje »

Além de, mais uma vez, não dizer palavras negativas ao seu cônjuge hoje, demonstre bondade com, no mínimo, um gesto inesperado.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Amor é paciente

1° Dia

O Amor é paciente

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2

O amor funciona. É o motivador mais poderoso e tem uma profundidade e um significado bem maiores do que a maioria das pessoas pensa. O amor sempre faz o que é melhor para os outros e tem o poder de nos fortalecer para enfrentar grandes problemas. Nascemos com uma sede perpétua de amor. Nosso coração precisa de amor, assim como nossos pulmões precisam de oxigênio. O amor muda a nossa motivação de vida. Os relacionamentos se tornam significativos com ele. Nenhum casamento é bem sucedido sem amor.

O amor é construído sobre dois pilares que melhor definem o que ele é. Esses pilares são a paciência e a bondade. Todas as outras características do amor são extensões desses dois atributos. E é aqui que começa o seu desafio, com a paciência. O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente. Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva à uma situação negativa. Você é tardio em irar-se. Prefere ter um "pavio longo" a se irritar facilmente. Ao invés de ser impaciente e exigente, o amor lhe ajuda a se acalmar e a transmitir misericórdia aos que estão ao seu redor. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior.

Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente por perto. Estar próximo de alguém assim faz você reagir com raiva, insensatez e de maneiras lamentáveis. A ironia da raiva em uma ação errada está em gerar novos erros por si só. A raiva quase nunca torna as coisas melhores. Na verdade, ela geralmente cria mais problemas. Mas a paciência paralisa o andamento do problema. A paciência, mais do que morder a língua, mais do que bater a mão na boca, é respirar fundo. Ela purifica o ar. Ela impede a insensatez de espalhar seu veneno por toda casa. Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal.

Se o seu cônjuge lhe ofende, você rapidamente revida ou você se controla? Você reage com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a resposta for sim, você está espalhando veneno ao invés de remédio. A raiva é causada, na maioria das vezes, quando um forte desejo por algo é combinado com decepção ou tristeza. Você não consegue o que quer, então começa a se irritar por dentro. Muitas vezes ela é a reação emocional que resulta das nossas razões egoístas, tolas e más. Por outro lado, a paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência. A paciência aguarda para ver toda a situação antes de julgar. A bíblia diz: "o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" (Provérbios 14:29).

Assim como a falta de paciência fará do seu lar uma zona de guerra, a prática da paciência estimulará a paz e a tranqüilidade. "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Provérbios 15:18). Frases como esta do livro de Provérbios são princípios claros de aplicação eterna. A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria. E todo casamento precisa desta combinação para permanecer saudável.

A paciência lhe ajuda a dar ao seu cônjuge o direito de ser humano. A paciência entende que todos falham. Quando um erro é cometido, a paciência decide dar mais tempo do que ele (a) precisa para corrigi-lo. A paciência lhe capacita a permanecer firme durante os tempos difíceis do seu relacionamento, ao invés de lhe esgotar com as pressões.

Mas o seu cônjuge pode contar com um marido ou com uma esposa paciente? Ela pode ter certeza de que se trancar as chaves dentro do carro poderá contar com a sua compreensão ao invés de ouvir um sermão que a fará sentir-se como uma criança? Ele pode se assegurar de que se comemorar os últimos segundos do jogo de futebol não vai ouvir uma lista de sugestões de como poderia usar melhor o seu tempo? Acontece que poucas pessoas são tão difíceis de se conviver quanto uma pessoa impaciente.

Como seria o tom de voz do seu lar se você colocasse em prática essa abordagem bíblica: "tenham cuidado para que ninguém retribua mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (1 Tessalonicenses 5: 15)?

Poucos de nós praticam a paciência de forma adequada, e nenhum de nós a pratica naturalmente. Mas o homem e a mulher sábios verão a paciência como um ingrediente essencial no casamento. Este é um bom ponto de partida para demonstrar o amor verdadeiro. Essa jornada de O Desafio de Amar é um processo, e a primeira atitude que você deve decidir ter é ser paciente. Pense nisso como uma maratona, não como uma corrida de 100 metros rasos. Uma maratona que vale à pena correr.

» Desafio de hoje »

A primeira a parte do desafio de hoje é bastante simples. Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Para o próximo dia, decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo para o seu cônjuge. Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.

"Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. (Tiago 1:19)."

Onde estava Deus?

Ela deu um pulo assim que viu o cirurgião a sair da sala de operações.


Perguntou:
-Como é que está o meu filho? Ele vai ficar bom? Quando é que eu posso vê-lo?

O cirurgião respondeu:
- Tenho pena. Fizemos tudo mas o seu filho não resistiu.

Sally perguntou:
- Porque razão é que as crianças pequenas tem cancer? Será que Deus não se preocupa? Aonde estavas Tu, Deus, quando o meu filho necessitava?...

O cirurgião perguntou:
- Quer algum tempo com o seu filho? Uma das enfermeiras irá trazê-lo dentro de alguns minutos e depois será transportado para a Universidade.

Sally pediu à enfermeira para ficar com ela enquanto se despedia do seu filho. Passou os dedos pelo cabelo ruivo do seu filho..

- Quer um caracol dele? Perguntou a enfermeira.

Sally abanou a cabeça afirmativamente. A enfermeira cortou o cabelo e colocou-o num saco de plástico, entregando-o a Sally.

- Foi ideia do Jimmy doar o seu corpo à Universidade porque assim talvez pudesse ajudar outra pessoa, disse Sally. No início eu disse que não, mas o Jimmy respondeu: Mãe, eu não vou necessitar do meu corpo depois de morrer. Talvez possa ajudar outro menino a ficar mais um dia com a sua mãe.

Ela continuou:

- O meu Jimmy tinha um coração de ouro. Estava sempre a pensar nos outros. Sempre disposto a ajudar, se pudesse.

Depois de aí ter passado a maior parte dos últimos seis meses, Sally saiu do "Hospital Children's Mercy" pela última vez. Colocou o saco com as coisas do seu filho no banco do carro ao lado dela. A viagem para casa foi muito difícil. Foi ainda mais difícil entrar na casa vazia. Levou o saco com as coisas do Jimmy, incluindo o cabelo, para o quarto do seu filho.  Começou a colocar os carros e as outras coisas no quarto exatamente nos locais onde ele sempre os teve.  Deitou-se na cama dele, agarrou a almofada e chorou até que adormeceu.

Era quase meia-noite quando acordou e ao lado dela estava uma carta.

A carta dizia:

-Querida Mãe, sei que vais ter muitas saudades minhas; mas não penses que me vou esquecer de ti, ou que vou deixar de te amar só porque não estou por perto para dizer:"AMO-TE". Eu vou sempre amar-te cada vez mais, Mãe, por cada dia que passe. Um dia vamos estar juntos de novo. Mas até chegar esse dia, se quiseres adotar um menino para não ficares tão sozinha, por mim está bem.  Ele pode ficar com o meu quarto e as minhas coisas para brincar. Mas se preferires uma menina, ela talvez não vá gostar das mesmas coisas que nós, rapazes, gostamos. Vais ter que comprar bonecas e outras coisas que as meninas gostam, tu sabes. Não fiques triste a pensar em mim. Este lugar é mesmo fantástico!  Os avós vieram ter comigo assim que eu cheguei para me mostrar, mas vai demorar muito tempo para eu poder ver tudo.

Os Anjos são mesmo fantástico! Adoro vê-los a voar! E sabes uma coisa?... O Jesus não parece nada como se vê nas fotos, embora quando o vi o tenha conhecido logo.  Ele levou-me a visitar Deus! E sabes uma coisa?... Sentei-me no colo d'Ele e falei com Ele, como se eu fosse uma pessoa importante. Foi quando lhe disse que queria escrever-te esta carta, para te dizer adeus e tudo mais. Mas eu já sabia que não era permitido.

Mas sabes uma coisa Mãe?...  Deus entregou-me papel e a sua caneta pessoal para eu poder escrever-te esta carta.  Acho que Gabriel é o anjo que te vai entregar a carta. Deus disse para eu responder a uma das perguntas que tu Lhe fizeste, "Aonde estava Ele quando eu mais precisava?"...  Deus disse que estava no mesmo sítio, tal e qual, quando o filho dele, Jesus, foi crucificado. Ele estava presente, tal e qual como está com todos os filhos dele. Mãe, só tu é que consegues ver o que eu escrevi, mais ninguém. As outras pessoas vêm este papel em branco. É mesmo fantástico não é!?... Eu tenho que dar a caneta de volta a Deus para ele poder continuar a escrever no seu Livro da Vida. Esta noite vou jantar na mesma mesa com Jesus. Tenho a certeza que a comida vai ser boa. Estava quase a esquecer-me: já não tenho dores, o cancer já se foi embora. Ainda bem, porque já não podia mais e Deus também não podia ver-me assim.

Foi quando ele enviou o Anjo da Misericórdia para me vir buscar. O anjo disse que eu era uma encomenda especial! O que dizes a isto?...

Assinado com Amor de Deus, Jesus e de Mim.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desafio de Amar

Eu ganhei esse livro de uma amiga minha li e vi que pode ajudar muitas pessoas jovens ou casados e queria compartilhar com vocês. E estarei postando aqui os capitulo.

AS ESCRITURAS DIZEM que Deus projetou e criou o casamento para ser algo bom. Ele é um presente lindo e inestimável. Deus usa o casamento para nos ajudar a acabar com a solidão, multiplicar nossa eficiência, construir famílias, criar filhos, curtir a vida e nos abençoar com o relacionamento íntimo. Mas além disso, o casamento também nos mostra a necessidade de crescer e de lidar com nossas próprias dificuldades e com o egocentrismo, através da ajuda de um companheiro para toda a vida. Se somos "ensináveis", iremos aprender a fazer aquilo que é mais importante no casamento - amar. Esta poderosa união lhe mostra o caminho para amar incondicionalmente outra pessoa imperfeita. Isto é maravilhoso. É difícil. É uma mudança de vida. Este livro é sobre o amor, sobre a aprendizagem e sobre o desafio de viver um relacionamento amoroso. E essa jornada se inicia com a pessoa que está mais próxima de você: seu cônjuge. Que Deus lhe abençoe nesta aventura.

Mas esteja certo de uma coisa: você precisará de coragem. Ao aceitar esse desafio, você precisa ter a consciência de que ao invés de seguir o coração, terá que governá-lo. O mundo diz para seguir o coração, mas se você não estiver governando o seu, então alguém ou alguma outra coisa estará. A bíblia diz que "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas" (Jeremias 17:9), e ele sempre perseguirá aquilo que parece certo no momento. Nós desafiamos você a pensar de maneira diferente - escolher direcionar o seu coração para aquilo que será melhor ao longo do caminho. esta é a chave para relacionamentos permanentes e recompensadores.

A jornada de o desafio de amar não é um processo para tentar fazer do seu cônjuge a pessoa que você quer que ele seja. Com certeza você já descobriu que o esforço em tentar mudar seu marido ou sua esposa acabou em fracasso e frustração. Pelo contrário, esta é uma jornada de exploração e demonstração genuína de amor, mesmo quando o seu desejo acaba e quando as suas motivações estão enfraquecidas. A verdade é que o amor é uma decisão e não apenas um sentimento. Ele não busca os seus próprios interesses, é sofredor e transformador. E quando o amor é demonstrado verdadeiramente, como foi planejado para ser, o seu relacionamento tem grandes chances de mudar para melhor.

Em cada dia dessa jornada estão incluídos três elementos muito importantes:

Primeiro, um aspecto único do amor será discutido. Leia cada um desses aspectos cuidadosamente e esteja aberto a um novo entendimento do que significa amar alguém verdadeiramente.

Segundo, você terá um desafio específico para fazer com o seu cônjuge. Alguns serão fáceis e outros bem desafiadores. Mas leve cada desafio a sério e seja criativo e corajoso o suficiente para realizá-lo. Não desista se situações externas lhe impedirem de completar um desafio específico. Apenas faça-o o mais rápido possível e prossiga na jornada.

Por último, você terá um espaço para anotar o que está aprendendo, fazendo e como o seu cônjuge está reagindo. É importante que você aproveite este espaço para registrar o que está acontecendo com você e seu cônjuge ao longo do caminho. O seu progresso estará registrado nessas anotações que provavelmente se tornarão inestimáveis para você no futuro.

Lembre-se, você tem a responsabilidade de proteger e guiar o seu coração. Não desista e não fique desencorajado. Decida dirigi-lo e agir assim até o final. Aprender a amar verdadeiramente é uma das coisas mais importantes que você fará.

"AGORA, POIS, PERMANECEM A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR, ESTES TRÊS; MAS O MAIOR DESTES É O AMOR." 1 Coríntios 13: 13

"AINDA QUE EU FALASSE AS LÍNGUAS DOS HOMENS E DOS ANJOS, E NÃO TIVESSE AMOR, SERIA COMO O METAL QUE SOA OU COMO O CÍMBALO QUE RETINE. E AINDA QUE TIVESSE O DOM DE PROFECIA, E CONHECESSE TODOS OS MISTÉRIOS E TODA A CIÊNCIA, E AINDA QUE TIVESSE TODA FÉ, DE MANEIRA TAL QUE TRANSPORTASSE OS MONTES, E NÃO TIVESSE AMOR, NADA SERIA. E AINDA QUE DISTRIBUÍSSE TODOS OS MEUS BENS PARA SUSTENTO DOS POBRES, E AINDA QUE ENTREGASSE O MEU CORPO PARA SER QUEIMADO, E NÃO TIVESSE AMOR, NADA DISSO ME APROVEITARIA." 1 Coríntios 13:1-3

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Liderando pela influência

“O Senhor, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação. Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar: para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não tem pastor”. Nm 27.16,17

Qual é o tipo de homem que Deus usa para estar à frente da igreja, da família?

Qual o perfil ideal de um líder? Talvez você possa pensar num primeiro momento nos líderes em seu trabalho, na igreja, na célula…e por isso não se inclua neste meio. Talvez você pense não ter o perfil de um líder – afinal de contas, não se nasce como líder? Ou a liderança pode ser aprendida?

Desde que nascemos e começamos a nos relacionar com as pessoas, exercemos algum tipo de liderança, mesmo que imperceptível a nossos olhos. Não estamos aqui tratando de posição de chefia em uma empresa, por exemplo, mas no fato que liderar é exercer influência na vida do próximo. Seja para o bem ou para o mal. Portanto, quer queiramos ou não, em algum nível nós influenciamos a vida de alguém, exercendo um tipo de liderança.

Nosso primeiro palco para tal função é o nosso lar, nossa família. Deus mesmo o quis assim, antes de qualquer outro ambiente. Mas como tem sido nossa liderança ali? Qual a postura preconizada por Deus e que devemos aprender e aprimorar dia após dia?

Veja o líder descrito por Deus no versículo: um homem que vá à frente, mas ande também no meio do povo; um líder que os façam sair de onde estão, do pecado, etc., mas o façam entrar nas promessas. É esse homem que Deus procura hoje. E essa palavra “sair a frente” , no hebraico יצא – ietsê, que tem o sentido de “ir adiante com um propósito ou um resultado”. Se permanecermos em casa, fechados em si mesmos, nunca iremos a lugar algum. Quem sai à frente é o que tem projetos, idéias, gerando algo que não existe.

Em resumo: o homem deve ir adiante (nas idéias, planos, projetos, estilo de vida, etc.); depois, ele deve entrar (sofrer, ajudar, consolar e exortar); em seguida, fazer sair o povo do pecado; e por último, fazer entrar (na graça, na presença de Deus). É um processo participativo, onde as relações são vivenciadas e o líder influencia seus liderados através do exemplo, da participação. O mesmo modo de liderar de Jesus: Ele mostrava o caminho, estava junto com o povo, e os tirava de uma situação de pecado para a graça de Deus.

Precisamos sair da posição na qual nos encontramos, estando convictos de que fomos escolhidos para estar à frente e cumprir o propósito de Deus em nossa família, trabalho, etc. Esse é o convite do Senhor para você hoje!

Deserto

Ninguém escapa do deserto. Algum dia, por algum tempo e de alguma forma, todos nós passamos por ele.


Por isso, precisamos entender que o deserto não è necessariamente lugar de ruína, fracasso e derrota, mas de aprendizado com Deus.

Deus permite alguns desertos em nossas vidas para nos ensinar e forjar o nosso caráter. A verdade, é que têm coisas que se não, aprendermos no tempo do deserto, em nenhum outro lugar nós aprenderemos.

Deserto è o lugar da dependência integral de Deus.

È lugar da provisão diária de Deus. Quanto mais dependemos de Deus, mais confiamos nEle.

As experiências no deserto são, ao mesmo tempo, fogo refinador e lixa politriz. As marcas do deserto são de fato os sinais de uma vida que peregrinou sobre a confiança de Deus.

O deserto machuca, mas enrijece. Queima a pele, mas tempera o caráter. No deserto não há supermercados, nem dispensas, mas há dispensação da graça de Deus suprindo as necessidades de cada dia.

Sempre que Deus pretender usar alguém, Ele o conduz ao deserto para exercitá-lo nos limites da dependência. Diante dos percalços da vida. Deus nos promete superação!Ele não deixará que nada, atrapalhe a nossa trajetória!Nada e ninguém podem nos impedir de alcançarmos aquilo que è,por direito nosso!Ainda que o inferno se levante, ainda que pareça difícil, ainda que tudo que tudo diga que você não vai conseguir,

Deus diz: Ninguém vai poder parar você!

O egoísmo cega

“E acendeu-se a ira de Balac contra Bilam, e bateu as suas palmas; e disse Balac a Bilam: Para amaldiçoar a meus inimigos te chamei, e eis que os abençoaste já três vezes” Nm 24.10

O que possui mais valor para nós? Vivemos nossas vidas em função dos outros ou de nós mesmos?

Num primeiro momento, talvez todos respondam : “é óbvio que vivo para mim mesmo…”. Mas será esta uma resposta sincera? Nossas atitudes são motivadas por nossas necessidades ou são influenciadas por outros?

Numa sociedade consumista como a nossa, onde o senso de realização é colocado em bens de consumo (carro, roupas, status social, etc…), as ações da maioria da população são norteadas com base no consumismo. Ou seja, procura-se um carro novo não necessariamente pela necessidade, mas para mostrar ao vizinho; roupas da moda para aparecer bem em uma solenidade ou festa, dentre outros. Note que atitudes assim mostram que existem aqueles que vivem para agradar à pessoas que nem ao menos conhecem, mas assim o fazem para serem aceitos em um grupo maior, ou ainda como modo de não sofrer qualquer rejeição por parte da sociedade.

Neste processo, é fácil perder o senso de identidade pessoal no caminho. Corremos o risco de passarmos a viver em função dos outros, do que se agradam ou não, e esquecemos de nós mesmos. Pessoas que vivem assim passam a correr atrás do vento, nunca satisfeitas consigo mesmas e sempre aquém dos desejos dos outros.

No texto, vemos Balac , o rei dos Moabitas, procurando um meio de destruir a nação de Israel. Ele havia visto como Deus agira em favor dos israelitas e procurava um meio de evitar a destruição de Moabe. Para tal, ele procura um profeta gentio, Bilam, e oferece dinheiro para que o profeta amaldiçoasse a Israel. O que nos chama a atenção é a insistência de Balac em comprar a maldição. Ora, se as bênçãos de Bilam eram tão poderosas como as maldiçoes, por que então Balac não pediu a benção a seu povo, em vez de amaldiçoar a Israel? Por que o egoísmo cega… faz-nos ignorar a nossa necessidade e concentrar na vida dos outros. Ao invés de pedir a bênção do profeta para si e seu povo, ele prefere investir na destruição de Israel. Situação infelizmente corriqueira nos dias de hoje…

Muitas vezes vivemos assim – se nosso senso de realização está nos outros, e não em nós, corremos o risco de vivermos como Balac, buscando meios de abater ou elevar alguém. Isso traz consigo a ansiedade e insatisfação, impedindo de reconhecermos o favor de Deus sobre nós, assim como nossos sonhos nunca tornam-se reais. Portanto, que possamos buscar em Deus nosso senso de realização, vivendo uma vida plena com Ele.

Naquele que é tudo que precisamos,

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Duas Lições Duradouras

Primeira: É nas pequenas coisas e nos lugares solitários que provamos ser capazes de grandes coisas. Se você quer ser alguém com um grande visão, deve cultivar o hábito de desempenhar bem as pequenas coisas. É assim que Deus fortalece! A maneira como executamos nossas tarefas diárias seja em casa, no trabalho ou lazer; se cuidadosamente executo minhas responsabilidades quando ninguém está olhando.


Segundo: Quando Deus desenvolve nossas qualidades interiores, ele jamais tem pressa. A conversão de uma alma é um milagre de um momento; a formação de um santo (pessoa estruturada em Deus, nascida de Deus) é a tarefa de uma vida inteira. Deus aprimora o caráter, trabalhando nele durante a vida inteira. Ele não tem pressa.

É na escola da solidão (conflitos internos profundos que somente nós podemos vencer em oração e comunhão com Deus) e da obscuridade (quando somos desconhecidos, invisíveis, não apreciados e não aplaudidos pelas pessoas) que aprendemos a nos tornar homens e mulheres de Deus, e aprendemos a lidar com a popularidade e quando enaltecidos não nos perdemos.

Com os professores da monotonia (silêncio de Deus onde tudo parece estar inalterado mas continuamos ali crendo no que não vemos) e da realidade (fazer o que temos que fazer, agir a fé na adversidade)é que aprendemos a “reinar”.

É assim que nos tornamos como Davi – homem segundo o coração de Deus (que além de ter uma intimidade com Deus reinava sobre Israel de um modo coerente).

Texto extraído do livro: Davi um homem segundo o coração de Deus

“cristão” malicioso

Fonte de vida são os pensamentos livres da malícia. Essa não só tem corrompido a pureza da boa fé, como tem sido principal responsável pela queda de muitos cristãos.


A frieza do amor nos últimos dias não diz respeito a relacionamentos entre as pessoas, mas, sim, em relação a Deus. Esse tipo de amor refere-se ao amor proveniente da fé. Isso tem sido visível nos dias atuais.

A qualidade de fé cristã atual tem se igualado à mesma vivida por Israel nos dias do profeta Jeremias. Há uma enorme apostasia da fé hoje em dia. E tudo isso gerado pela malícia.

Sugiro a meditação, não a leitura, do nono capítulo de Jeremias. Destaco o seguinte:

"Meu povo…curva a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalece-se na terra, mas não para a verdade, porque avançam de malícia em malícia e não Me conhecem, diz o Senhor." Jeremias 9.3

O fortalecimento do “cristão” malicioso, isto é, sua prosperidade, não tem sido para honrar ao Senhor Jesus, mas para disputar interesses pessoais. Por isso, gera malícia.

"Portanto, guardai-vos cada um do seu amigo e em irmão nenhum deposite confiança; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando. Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniquidade. Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-Me, diz o Senhor." Jeremias 9.4-6

Quando o Espírito adverte contra a má consciência, na verdade, está se referindo ao espírito da malícia. Muito comum entre os convencidos e não convertidos. É preciso manter-se vigilante todo o tempo para não permitir o acesso da malícia ao coração.

Cinco qualidades do homem ideal

“Eu tinha em mente encontrar o homem ideal, o qual fosse também o primeiro em minha vida. Foi uma tarefa difícil e nenhuma das minhas amigas acreditavam que eu conseguiria. Elas costumavam me dizer que eu deveria me divertir, sair para namorar, conhecer pessoas diferentes e ter várias experiências de namoro para que então um dia eu pudesse me comprometer com alguém. Mas eu já tinha uma opinião formada, nunca estive tão concentrada em minha vida.”


Se você está à procura do homem ideal, aqui vai uma lista das cinco qualidades cruciais que eles devem ter para que possam assumir essa posição. Se você é um canditado a se tornar o homem ideal, trabalhe nelas:

1. Caráter - este é o atributo principal para fazer outra pessoa feliz. Se no caráter de um homem falta verdade, honestidade e sinceridade, nele falta tudo que um relacionamento precisa para sobreviver. Cuidado.

2. Maturidade - homens imaturos gostam de se exibir, têm medo de compromisso, são incertos sobre o seu futuro e são muito ingênuos. Não há nada pior para uma mulher do que se submeter a um homem inseguro. Uma mulher precisa de um homem forte e maduro, que saiba onde quer chegar na vida, que seja ousado o bastante para resolver as coisas pelas suas próprias mãos e que irá cuidar bem dela como convém a um marido.

3. Inteligência - homens inteligentes pensam antes de agir ou dizer qualquer coisa. Isto os capacita a pensar nas consequências, dando assim às mulheres aquela extra admiração, respeito e segurança acerca deles. Com tantas mulheres lá fora se insinuando para homens comprometidos, esta é certamente uma qualidade crucial para que haja fidelidade.

4. Compatibilidade - esta é A qualidade que permite que o homem e a mulher caiam como uma luva um no outro.

5. Temor a Deus - o homem que teme a Deus nunca irá desapontar a sua esposa, especialmente quando ela não estiver por perto.

Quando você encontra o homem ideal, você se torna a mulher ideal, porque apenas aquelas que praticam o que está acima, procuram pelo que acima foi citado

Como nos dias de Noé e Ló

"Assim como foi nos dia de Noe', sera' também nos dias do Filho do Homem:  Comiam, bebiam, casavam e dava-se em casamento, ate' o dia em que Noé' entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e deificavam; Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar." Lucas 17:26,30

Versículos para meditarmos em como temos levado nossa vida.

Normal? Como nos dias de Noé e Ló?

Bom, nossa vida nunca deve ser normal, somos diferentes e não pertencemos a este mundo; nossa luta e' por nossa salvação e de todos que pudermos alcançar.

Nosso dia a dia pode parecer normal, mas dentro de cada um é que está a diferença dos nossos dias!