terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Namoro Cristão: Escolhendo a pessoa certa

Uma das maiores preocupações de um solteiro é saber “escolher a pessoa certa”. São muitos os medos:

Evitar sofrimento, não quebrar a cara, não desagradar a Deus. Eu particularmente, tive muito medo de escolher alguém que não “era de Deus pra mim”. Você já deve ter escutado essa frase: “Fulano não é de Deus pra mim”.

Meu maior medo, aquele que trás trevas ao meu coração, é desagradar a Deus com minha vida, por isso, tive muito medo ao pensar que, de repente a Fran “não fosse de Deus pra mim”.

 Hoje, com um pouco mais de experiência, ao olhar para trás vejo que eu passei medo de besteira. Porque? Por que cai em um pensamento que permeia a grande maioria dos jovens cristãos. A famosa dúvida: “É ou não é de Deus?“.

Eu já ouvi diversas histórias do tipo “ela é de Deus pra mim”. Já tiveram sonhos comigo onde eu pregava junto com essa pessoa na frente de uma grande multidão, uma “profeta” de Deus” já teve uma visão onde eu estava casando com uma menina, enfim. Aconteceu? NÃO! Eu desobedeci? NÃO!

 Deus não lida com fantoches, Deus lida com FILHOS! E para esses filhos Ele lhes deu um cérebro (embora muitos não façam uso dele….) para que com ele, tenham a capacidade de raciocinar (pensar, projetar, estudar uma situação). Por isso Ele não obrigará você a gostar de alguém pelo qual você não sente nada.

A maioria dessas visões e sonhos são geradas mais no coração humano do que no coração de Deus e assim, queremos ser mais espirituais que o próprio Jesus. Queremos complicar algo simples.
Toda ação a ser tomada que demanda responsabilidades, deve ser bem estudada e pensada. Quero mostrar alguns exemplos que vão ajudar a entender o que quero dizer.

Exemplo 1: Quero fazer faculdade
Pontos a se observar:
- Qual é minha vocação? (Descobrindo a vocação fica mais fácil escolher o curso)
- Tenho dinheiro para pagar?
- Como está o mercado de trabalho?
- Preciso fazer cursinho?
- Qual instituição escolher?
- Se são 4 anos de curso, nos próximos 4 anos após a faculdade o dinheiro investido retornará?

Exemplo 2: Quero arrumar um emprego
Pontos a se observar:
- Quais são minhas qualificações profissionais?
- Qual é meu atual teto financeiro?
- Qual empresa espero trabalhar?
- Possuo algum contato pessoal que possam me indicar?
- Meu currículo está feito?

Exemplo 3: Quero viajar no final do ano
Pontos a se observar:
- Para onde quero viajar?
- Vou outras pessoas?
- Qual é a empresa de turismo mais confiável?
- Quanto será o custo da viajem?
- Quanto vou precisar economizar por mês?
O que acabamos de fazer? Usar a cabeça! Raciocinar, calcular, estudar a possibilidade de fazer algo. Temos um objetivo e traçamos as metas.
Veja um exemplo disso na bíblia:

Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?
Para que, depois que tiver lançado os alicerces e não puder acabá-la, todos os que o virem não comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas não pode terminar.
Ou qual é o rei que, estando para guerrear com outro rei, não se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, quando o outro ainda está longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.
Lucas 14:28-32

Viram? Antes de tomar uma atitude, pensamos, raciocinamos, estudamos, prospectamos possibilidades.

Para o namoro é a mesma coisa. Primeiro você tem que pensar se realmente você está maduro o suficiente para namorar. Namoro cristão não é como um namoro do mundo. Namoro no mundo é facilmente levado porque quem conduz (em sua maioria), são os sentimentos, o corpo. E não se gosta mais é simples, termina “porque a fila anda”.

 O namoro cristão precisa ter um propósito focado em Deus. E conduzir um relacionamento assim, exige sabedoria vinda de Deus. Senão em um momento de briga você pode querer resolver baseado no seu coração e não segundo o coração de Deus.

Depois de chegar a conclusão que você está no momento certo pra namorar é hora escolher a pessoa.
Se você gosta de alguém, analise, estude essa pessoa. Como? Observe 3 partes importantes: Vida com Deus, Personalidade/caráter e sim, beleza.

A escolha é SUA, mas quem vai te dar sabedoria nessa escolha é Deus. Não espere Ele dizer: “Bem aventurada és filha! Este é teu amado!”

 Deus não é excluido de sua escolha, Ele é quem vai te dar sabedoria para escolher, mas essa decisão é sua! Não transfira essa responsabilidade a Ele.

Mas Fê! Ele é meu Pai! E sabe o que é melhor pra mim!

 Sim, eu concordo! Mas não dê desculpas espirituais! Deus te deu um cérebro e você adquire sabedoria através da palavra e intimidade com Ele para escolher.

A sua sabedoria em escolher um cônjuge será determinada pelo seu nível de intimidade com DEUS!
Muitas pessoas querem, na verdade, se acomodar na onisciência de Deus para não errar. “Deus é meu pai, Ele vai me dar a pessoa perfeita”. Não queridão. Primeiro porque não existe pessoa perfeita, segundo que se der alguma coisa errada, você não vai assumir sua culpa vai jogar a culpa em Deus assim como fez Adão:

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
Gênesis 3:12

Antes de ter um relacionamento com alguém, tenha um relacionamento com DEUS!
Antes de namorar com a Fran eu observei diversos aspectos dela. Até com amigos dela conversei procurando saber detalhes. Isso é o processo de escolha.

Exemplificando novamente:

 Você fez os cálculos para viajar. Tudo deu certo financeiramente. O local escolhido não será Sapucaí para passar o carnaval. E porque você não escolheu esse lugar tão festivo? Por que como cristão, você sabe que lá não é o local mais indicado (a menos que haja um grupo de evangelismo ou coisa do tipo).

 De igual forma, você fez os calculos para namorar e tem as condições (espiritual, financeira, maturidade) para isso. Você não vai querer namorar com uma menina que não tem intimidade com Deus.

 O que você acaba de fazer? Escolheu baseado naquilo que aprendeu de Deus. A escolha é sua, mas a direção é de Deus, por isso, seja intimo de Deus para ser sábio na escolha. 

Amor Perdido

Meu amigo,


Estou escrevendo essa carta com muita dor no meu coração e uma grande falta de palavras. Eu nem sei se vou conseguir expressar tudo que estou sentindo ou pensando. Eu me lembro de quando nós nos conhecemos e como eu senti algo que nunca tinha sentido na minha vida. Seu amor foi tão constrangedor. Você me amava mesmo sem eu fazer nada e com certeza além do que merecia. Fiz uma promessa de te amar da mesma maneira; que você sempre seria primeiro na minha vida, que nada tomaria seu lugar. Mas, eu tenho percebido que exatamente isso tem acontecido. Eu tenho deixado as chamas de amor que estavam no meu coração apagar. Não estou dizendo que eu não te amo mais, ou que vou te deixar, mas sabe, é diferente. Estou tentando fazer meu melhor, tentandodescobrir o que aconteceu e recuperar o que foi perdido. Mas, honestamente falando, já faz um tempo que eu estou tentando e parece que nada está mudando. Tenho certeza que o problema está comigo, então não te culpo. Só peço compreensão durante esse tempo turbulento e confuso para mim. Jeff

Ainda não entreguei essa carta, nem sei se eu vou. Mas aqui é onde estou, escrevendo cartas meio malucas para Deus.

Imagine se eu falasse para minha esposa: “Eu não te amo mais, mas nada vai mudar”. Isto é suficiente? “Eu vou continuar a trabalhar para nos sustentar, jantarei em casa, dormirei contigo, andarei no carro contigo, te darei filhos e continuarei sendo seu marido. Nada vai mudar apenas eu não te amo mais”.

Como assim, nada vai mudar? Sem amor, tudo muda.

Agora imagine falando isso para Deus, “Senhor, eu não te amo mais como amava. Mas quero que você saiba que vou continuar indo a igreja e trabalhando por você. Vou continuar cantando, dando ofertas, e crendo na verdade, só que eu não te amo como antes”. Talvez ninguém fale isso, mas Deus sabe se é a verdade.

Estava lendo em Mateus esses dias e uma frase me pegou no 24.12; “o amor de muitos se esfriará”. Daí lembrei-me de um cântico de Petra “Don't let your heart be hardened - don't let your love grow cold” (Não deixe seu coração se endurecer - não deixe seu amor se esfriar) e pensei: Tarde demais, já foi.

Já ouvi casais falando que perderam o amor um pelo outro e nunca entendi. Claro que tem horas que você ama alguém mais do que outros, mas simplesmente perder o amor era estranho na minha concepção.

Eu nunca parei de viver para Deus ou servir Ele, mas parece que eu perdi algo no caminho. Eu perdi meu amor. E eu não sou o primeiro na história.

Ap 2.4; Mas eu tenho isto contra você, que abandonou o amor que tinha no início (seu primeiro amor).

A gente fala muito do primeiro amor sendo perdido, até algumas traduções da Bíblia falam isso, mas a palavra no grego não fala de perda. A palavra é afiemi e significa “de deixar, abandonar, ir embora”. Afiemi é uma ação pelo que o individuo é responsável. Não é amor perdido, mas amor deixado, abandonado. E deixe me falar, existe uma grande diferença entre perder e abandonar. Quando falo de perder, você pode ser uma vítima inocente, mas no ato de abandono, a culpa caí sobre a sua cabeça.

Aqueles em Éfeso citados em Ap 2.4 abandonaram gradualmente o amor que tinham no início pelo Senhor. Não foi uma decisão de virar suas costas e ir embora. Foi bem mais sutil. Pra nós é a mesma coisa. Você começa fazer coisas que não teria feito no passado: assistir certos programas na TV ou filmes que tem coisas ofensivas a Deus neles, escutar música secular, beber, vestir mais sensual com partes do corpo mais a mostra, e depois começa a faltar os cultos da igreja.

Se você se lembrar de quando se você converteu, talvez seu relacionamento esteja bem diferente agora. Talvez seja mais maduro. Talvez você seja menos emocional e mais racional. Talvez você saiba mais. Mas, é bem provável que seu amor é diferente. No início nós procuramos coisas para fazer na igreja, ministérios para se envolver, pessoas pra conhecer. Era um prazer fazer visitas, ir aos ensaios, ajudar outros. Parece que não existia coisa demais para ser feito para o Senhor, tão grande era nosso amor. Vender tudo e dar aos pobres? Beleza. Deixar nosso país? Sem problema. Morrer como missionário? Seria um prazer. Não existia pedido grande demais. Isto era nosso amor no início, nosso primeiro amor. Mas com o tempo as coisas mudam. Até a razão pelo que fazemos coisas não é mais amor, mas para status e reconhecimento, ou por obrigação ou cobrança. Nós continuamos fazendo as coisas, mas por motivos diferentes. “Eu não te amo mais, mas nada vai mudar”. E assim começamos perder o nosso primeiro amor. Ou melhor, abandonar.

Mas, o que você faz quando acorda um dia e descobre que não ama Deus como amava? O que faz para recuperar o seu amor? Três coisas: Se lembrar, Se arrepender, Voltar.

Ap 2.5; Agora lembre-se do lugar onde você caiu! Arrependa-se e faça as coisas que fazia no principio.

Se lembrar de quando você foi a Jesus. Lembra-se da sua alegria em saber que era perdoado e amado. Lembra-se da sua intimidade com ele, as suas conversas. Lembra-se de como era fácil orar; como você orava sobre tudo, até para achar um assento no ônibus ou um lugar para estacionar. Lembra-se de quando ler sua Bíblia era algo prazeroso, como você não cansava da Palavra. Lembra-se de como você se importava com aqueles ao seu redor sofrendo e nunca considerava uma intrusão na sua vida. Você às vezes até saiu da sua casa procurando pessoas para ajudar. Lembra-se de quando preferiu morrer do que perder um culto porque estava aprendendo tanto. Lembra-se. Dá pra lembrar?

Lembra- se de onde você estava e como você viveu e agora se arrepende. Mude seu jeito de pensar. Mude sua maneira de agir. Arrependimento é uma mudança. Mude sua opinião sobre as coisas que tem tomado o lugar de Jesus na sua vida. Renunciar a ambição, o orgulho de ser alguém e o desejo de ser reconhecido; o foco e motivação pelo que faz por Deus. Abandone seu espírito crítico, sua atitude amarga que vive reclamando, sua confiança em seu conhecimento ou sua formação para fazer um impacto na vida. Coloque Deus de volta no centro de tudo que faz. Arrependa-se lembrando que foi você que abandonou o seu primeiro amor e volte.

Zac 1.3; “Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês", diz o Senhor dos Exércitos.

Ap 2.5; “Arrependa-se e faça as coisas que fazia no principio?.

Quando eu penso na minha vida espiritual, talvez nunca fosse tudo que eu desejava, mas eu senti perto de Deus. Nesses dias, estou me sinto distante Dele. Não que eu não amo, mas algo mudou. Alguém mudou e eu estou apostando que sou eu. Eu estou precisando voltar a Deus; voltar a fazer as coisas que fazia por amor a Ele e não porque faz parte do ministério, ou faz parte das minhas obrigações, ou faz parte do meu ego.

Talvez essa epístola é mais para mim; talvez faz parte do meu programa de doze passos: “Olá, sou Jeff e eu perdi meu primeiro amor”. Mas talvez você também se identifique comigo. Talvez você tenha perdido ou está perdendo seu primeiro amor. Eu não sei, mas isso eu sei, o caminho de volta é um só, lembrar se de como que era, se arrepender e voltar. Meu amigo, Deus não parou de te amar, você parou de amar Ele; eu parei de amar Ele. Mas tudo isso já começa mudar hoje.

Jeff
 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Coragem que ninguem enxerga.


E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.
E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.

Sabe, por muitas vezes eu já ouvi pregadores malhando o Apóstolo Pedro, porque afundou nas águas quando "tirando os olhos de Jesus e olhando o mar agitado"... Muitos diziam que ele havia perdido a fé naquele momento e o milagre havia deixado de existir. Eu não podia acreditar nessas coisas!!

Acho que ganhei uma missão: TIRAR A IMAGEM DE COVARDE DE PEDRO. Quando lemos o texto acima, notamos que TODOS os 12 apóstolos ficaram tomados de um medo e gritavam. Eles ficaram apavorados, escondiam-se atrás de Pedro que, por sua vez, foi o único CORAJOSO a perguntar ao "suposto" fantasma: SÉ ÉS TU MESMO, MANDA-ME TER CONTIGO.

Ja pararam pra pensar: E se fosse um fantasma (demônio) mesmo? Pedro iria ficar face a face com ele, no meio de uma tempestade e no escuro. Mas mesmo assim teve a coragem de ir até lá!!

Claro que Pedro deu uma vacilada sim e o medo (que anula a fé) fez com que ele afundasse, mas pelo fato de ele ter ido até lá, Jesus o levantou novamente e AMBOS, Jesus e Pedro voltaram andando sobre as águas para o barco!!

Nós sempre imaginamos a primeira cena: Mar tempestuoso, ondas gigantescas, Pedro perdido em meio à escuridão da tempestade... sua fé acaba e ele afunda.

Esquecemos da mais importante: A 2º CENA!! --> Jesus lhe segura a mão, o sustenta e o levanta. A tempestade acaba e um lindo céu estrelado se abre. Pedro e Jesus voltam ao barco CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS, para NUNCA MAIS AFUNDAR!!

Só quem passou por uma situação sabe como não passar mais por ela! Talvez qualquer um dos outros 11 apóstolos afundariam a qualquer momento, mas PEDRO NÃO MAIS!!! Ele recebeu de Jesus um "certificado anti-imersão"!!

Quando Deus nos permite que passemos por situações difíceis, é porque quer com que sejamos aperfeiçoados!! Pedro passou por um estágio de aperfeiçoamento com Cristo. O Mar da Galiléia foi uma sala de aula para Pedro.

NÃO ESQUEÇAMOS: Quando Deus nos chamar para andar sobre as águas no Mar dos Problemas, ou no Mar das Preocupações, ou então sobre o Mar das Discussões... mesmo que você afunde uma vez, Jesus estará lá para lhe estender a mão e lhe levantar e aí, você poderá voltar para o barco (sua casa, relacionamento...) andando sobre essas águas, ao lado do Rei Jesus, pra nunca mais afundar!!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Ui, te machuquei, foi mal!


A forma como você se relaciona com pessoas diz muito sobre você. A forma como você se relaciona com pessoas, diz muito da forma como Deus vê você.
Não existe isso de ter um ótimo relacionamento com Deus e um péssimo relacionamento com meu próximo. Só há relacionamento com Deus se existe uma boa convivência com meu irmão.
Com o passar dos anos e com as pedradas que levamos, acabamos nos tornando pessoas rasas, superficiais. Amamos e desamamos como se fosse a coisa mais comum de todas.
Descobrimos um novo melhor amigo a cada momento e deixamos de lado alguém simplesmente por que não concordamos com algum comentário. Isso não é se relacionar!
Imagina se Deus desistisse de nós cada vez que o decepcionássemos?
Magoamos e ofendemos pessoas, mas como não sentimos as dores delas, exclamamos um simples: “Ui, te machuquei, foi mal!” e continuamos a vida como se nada estivesse acontecendo. Do outro lado um coração sangra, alguém ferido ajunta os cacos e tenta sobreviver, enquanto nós caminhamos dizendo o “quanto amamos a Deus.”
Posso repetir?
Não existe isso de ter um ótimo relacionamento com Deus e um péssimo relacionamento com meu próximo. Só há relacionamento com Deus se existe uma boa convivência com meu irmão.
João, um discípulo que realmente sabia de relacionamentos, pois era o mais próximo de todos de Jesus, a ponto de Jesus reclinar a cabeça em seu ombro, disse assim: “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, continua nas trevas.”1 João 2:9
Ui, forte esse texto ein? Quer andar na luz? Ame seu irmão!
Ao vivermos essa onda do desapego, onde tudo e todos são descartáveis, temos relacionamentos superficiais com familiares, relacionamentos rasos com amigos e uma trágica história de relacionamentos frustrantes com namoradas(os).
As pessoas não são substituíveis. Não há ninguém no mundo inteiro como eu e você. Somos únicos e especiais da forma que somos e altamente amados por um Deus que nos fez, nos amou e não nos trata como tratamos os outros. Já imaginou se fossemos pagos na mesma moeda?
Pense em quantas pessoas já passaram na sua vida e você não tem mais contato. Quantos amores eternos e quantos melhores amigos que nem se sabe mais onde moram. O Senhor quer se relacionar conosco e nos dá uma formula bem antiga e importante de ser aprendida:
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20
Vamos mudar? Vamos mostrar ao mundo a nossa diferença começando por investir em relacionamentos. Diga ao seu amigo/parente/marido o quanto ele é especial e o quanto você lutará por manter essa comunhão.
Quando investimos em pessoas, saramos corações feridos. Reconstruímos histórias e geramos um mundo melhor.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Eu não escolhi esperar. E agora?


Jovens que, em algum momento de suas vidas, fizeram escolhas erradas; escolhas das quais se arrependem e que até hoje trazem consequências às suas vidas.
Adolescentes e jovens que em algum momento cederam às pressões do mundo. (Ou às pressões de alguém.)

E que escolhas tão erradas seriam essas?

Mariana e Tiago faziam parte do ministério de louvor em sua igreja. Começaram a namorar. O triste é que, depois que cantavam a Deus no domingo a noite, entregavam seus corpos um ao outro, num quarto de motel.

Paloma esperava pelo cara certo. Quando ela achou que ele apareceu, entregou seu coração; após alguns meses, ele lhe devolveu apenas pedaços.

Felipe namorava à distância, até o dia que resolveu ficar com uma colega de faculdade.

Vanessa esperava pacientemente em Deus, mas como cansou de esperar, resolveu se divertir um pouco, indo à festas e ficando com alguns caras.

Os nomes são fictícios. As histórias, são bem reais e acontecem dentro de nossas igrejas muito mais do que imaginamos.

Quando vamos ao culto ou à um encontro de jovens, vemos o exterior das pessoas. Mas se pudéssemos ver a alma e o coração dos que nos rodeiam, o que os outros veriam em você?

Uma vida que esconde segredos, pecados e sujeira?

Talvez a sua história se parece com uma dessas. Talvez não. Talvez seja bem diferente, mas que ainda te traz dor, mágoas e medo. Medo de não poder mais servir a Deus.

O problema é que você quer "escolher esperar", mas com um passado assim, como fazer tal escolha?
Calma. Nem tudo está perdido.

Já ouvi a seguinte frase: ninguém merece uma segunda chance, mas Deus sempre nos dá, porque Ele nos ama.

E talvez hoje, seja a sua segunda chance! Uma nova chance de fazer as coisas da forma certa, uma nova chance de tomar decisões certas.

Mas e o meu passado?

Como o próprio nome diz, passado, já passou.

Arrependimento não é simplesmente saber que errou. Arrepender-se não é saber que pecou, que fez o que não devia. Isso, é remorso. Ou apenas, desculpar-se.

ARREPENDIMENTO é mudança de pensamento e atitude!

Arrependimento requer mudança, largar o pecado e deixar tudo para trás.
“Mas agora o Deus Eterno diz ao seu povo: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo.” Isaías 43:18
“Mas Eu-Eu mesmo-sou o seu Deus e por isso perdôo os seus pecados e esqueço deles.” Isaías 43:25
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” João 1:9

Que voz você quer ouvir hoje?

A voz que te diz: "você não pode mais esperar, porque um dia, você não esperou."
Ou a voz de Deus que te diz: " “Filho, vem pra Mim. Vem me adorar, me buscar, e eu te purificarei”
“O sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado,” l João 1.7.

Esperar ou não esperar é uma escolha sua.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sempre acreditei que eu poderia falar qualquer coisa para Deus. Sempre acreditei que poderia chegar diante dEle e abrir meu coração, falar as minhas dores, meus medos, minhas preocupações. Sempre soube que Ele me ouviria.

Mas dessa vez, eu não acreditei. Dessa vez, foi diferente. Não tive fé. Sabia que tinha muitas coisas a contar a Ele. Sabia que deveria derramar todo o peso do meu coração aos Seus pés. Mas eu não queria fazer. A dor era minha e com certeza Deus não entenderia essa dor. Pensei que Ele não tivesse nada a ver com isso, então, preferi deixá-Lo de fora.

Entretanto, Deus sempre arruma um jeito de chamar a minha atenção. Seja através da leitura da Palavra, seja através de um testemunho, uma música, ou algo assim. E dessa vez, Ele escolheu um livro.

Deus, novamente, me chama a atenção. Daquele jeito lindo que só Ele sabe fazer. No livro, dizia mais ou menos assim: “Conte a Deus, angustiado se necessário, o horror da espera. Expresse seu pânico. Nesses momentos, o melhor mesmo é orar.”

Ok Deus. Tentarei mais uma vez. Meio sem vontade, confesso, entro na Tua presença. De joelhos, busco Tua face, mas não a vejo. Tento te escutar, mas não consiga. Incrédula e sem acreditar que me ouviria, resolvo falar com Você mesmo assim. Pois eu não preciso te ver, pra saber que está presente.

Eu tinha certeza que Você me ouviria. Mas a minha falta de fé me levou a pensar que Você não me entenderia. E eu tinha quase certeza que não me entenderia.

Me agarrando nesses tolos pensamentos, comecei a orar:

-Senhor, eu quero falar com Você, mas acho que Você nem entende o que está se passando aqui no meu coração. Sabe, eu ando bem cansada ultimamente. Cansada de esperar!!! Cansei de esperar por tanta coisa sabe. Não quero mais esperar!

Cansei de esperar para ver meus sonhos se realizando. Cansei de esperar pelo Teu tempo! Cansei de…

- Pois é… eu também cansei! Eu entendo você, minha pequena.

- Jesus??? É Você?? Como assim?

- Cansei de esperar para poder voltar à Terra e levar a minha igreja, o meu povo. Eu quero tanto, tanto estar logo com vocês, que essa espera está Me consumindo. Estou esperando pelo momento certo. Ansioso espero! Eu entendo o que você sente. Quando você diz que cansou de esperar e não agüenta mais, eu entendo. Eu sinto essa dor também. Mas Eu não sei o dia e nem a hora que isso vai acontecer! Só o Pai sabe. Assim como você também não sabe nem o dia e nem a hora que teus sonhos se transformarão em realidade.

- É…

- E temos que levar em consideração outro fator. Se Eu, Jesus, não tivesse escolhido renunciar minhas vontades, teria estragado os planos de Deus, não teria tido Cruz, mas o amor e a obediência fizeram com que eu renunciasse a minha vontade. Depois de tudo, estragarei tudo agora, sendo precipitado, ansioso? De maneira alguma, não é mesmo?
Tem tantas pessoas que não Me conhecem ainda, e com certeza, Ele não quer que eu volte para buscar o meu povo, antes que se cumpra os planos dEle e a vontade dEle. Da mesma forma você, minha pequena. Se tentar fazer as coisas da tua forma, de acordo com a tua vontade, vai acabar atrapalhando os planos do Pai.
Meter os pés pelas mãos não é uma boa ideia. Você tem que aprender a esperar. E aprender a ouvir. E precisa renunciar o seu “eu” e renunciar a sua vontade!E não quero mais ouvir você dizendo que Eu não entendo a sua dor… tá bom? *

*Baseado em uma história real

E você? Também cansou de esperar?

Pati Geiger
Professora e Blogueira

A(r)mado (C)oração

Nós nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos. Esse é o ciclo da vida, que aprendemos desde cedo na escola. Contudo o que acontece nos meandros da nossa existência define quem somos e, como somos.

Fiz questão de colocar no título deste post duas palavras que se transformam em quatro e nos faz repensar como estamos vivendo os momentos que estão entre o nascer e o morrer.
Fomos feitos para nos relacionar com o meio, com outros seres humanos, com o Divino. Gostamos de interagir. Criamos laços, fazemos amizade e amamos. E como amamos!

Amamos o sol, um dia de praia. Amamos sair com amigos, amamos cachorros e gatos; amamos coisas e objetos; amamos situações. Amamos pessoas. Fomos feitos para amar, mas não fomos feitos para nos decepcionar no amor e por isso toda vez que isso acontece nós sofremos e sentimos uma dor descomunal. Você não foi feito para se decepcionar. Você foi feito para amar.

Um coração que antes vivia amando agora vive armado. Com apenas uma letrinha mudamos de “Amado” para “aRmado”. Um erro tão simples ao digitar muda completamente o sentido de uma expressão onde o bem pode virar mal. Assim como com apenas uma ação, seja premeditada ou não, pode se decepcionar ou ser decepcionado.

E como existem hoje em dias pessoas que sofrem de amor e por amor. Há um ditado que diz que “Dor de amor não mata!” Pode até não matar fisicamente, mas muitos estão mortos sentimentalmente, andando pelas ruas com sorrisos nos rostos enquanto seus corações vertem lágrimas de sangue. Situações que já aconteceram há muitos anos ainda atormentam.

E se sofre, geme e se sente sua dor como se tivesse acabado de acontecer.
É tempo de fazer o caminho contrário e sair do “aRmado” para o “Amado”.
E já que estamos falando de coração, já viram que se você retirar a primeira letra desse órgão que é o centro de nossos sentimentos passa-se a ter a palavra oração?
Não há como se ter um coração sadio sem a ajuda daquele que o fez. Existe alguém que pode te ajudar a fazer o caminho contrário, o caminho inverso. A sair de armado para amado, a cuidar do seu coração. Chegamos a Ele através da oração.
Com a oração temos a oportunidade de entregar os pedaços de nosso coração a Deus e deixar que ele reconstrua caco por caco. Ele é especialista em sarar feridas. Já se dizia na Bíblia que Ele gosta de se apresentar como “El Raphá”, o Deus que Cura. Vamos pedir a sua ajuda.
Com um coração sarado, dores abandonadas e perdões liberados conseguimos desarmar nosso ser para voltar a amar. Viver em plenitude e de forma completa.
Lembra para que fomos feitos? FOMOS FEITOS PARA AMAR!
Que o Médico dos médicos e o Psicólogo dos psicólogos tome em suas mãos, não apenas uma parte de nós, mas todo nosso ser para cuidar e sarar, afinal Ele tem prazer em fazer isso. Descansemos nEle.
Na paz d’Aquele que um dia me sarou e quer sarar você.