sexta-feira, 13 de abril de 2012

Qual dos Dois é Você?

“E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.”

Dois homens de historias bem parecidas. Dois homens maus, conhecidos por seus atos e merecedores da pena máxima executada em sua época, a crucificação. Até aquele dia haviam trilhado o mesmo caminho, mas um encontro mudaria suas vidas por toda eternidade.

Na cena da crucificação vemos Jesus bem ao meio desses dois homens. O caminho deles estava agora partido ao meio, seus laços foram rompidos e servem agora de exemplo, não somente do que pode, mas do que deve.
 
Vamos acompanhar a conversa dos três homens crucificados.
_Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Disse o primeiro.
_Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? Disse o segundo. E continuou: E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
E ao mestre ele disse: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
O primeiro é encontrado hoje em grande numero nas igrejas. São aqueles que querem que Jesus prove que é quem diz ser realizando os desejos de seus corações. Querem ser salvos da morte, mas apenas para aproveitarem suas vidas na terra, não estão interessados em eternidade nem em se tornarem de fato filhos de Deus, querem apenas as bênçãos materiais que supostamente poderiam adquirir estando ao lado do Filho de Deus.
O segundo é mais raro de ser achado, tão raro que o próprio Deus está a sua procura. É daquele tipo que entendeu que o filho de Deus, um justo, morreu por sua causa, um inocente morrendo no lugar de pecadores. Um homem que viu em Jesus o único caminho para escapar da condenação da morte eterna. Um homem que se apegou à Eternidade de tal modo que já não lhe importava a vida na terra. Não estava mais apegado a seus sonhos, desejos e ambições, pois entendera que estava diante daquele que poderia fazê-lo viver para sempre e livra-lo da condenação provocada por suas ofensas a Deus.
Volto a perguntar. Qual dos dois você é?
 
Todos nós somos maus aos olhos de Deus. Ofendemos a Deus e continuamos a fazê-lo e por isso carecemos de seu perdão.
Você é dos que procuram a Deus nos templos interessado apenas em que ele resolva seu problema para que você possa aproveitar sua vida terrena, ou você o busca em todo tempo para conhecer Sua vontade e servi-lo até o grande momento em que viverá com Ele para sempre, longe da condenação da morte?
Dois homens foram crucificados com o Mestre naquele dia, e o que seguiu o Mestre para a eternidade não foi o que desejava ter seus problemas terrenos resolvidos, mas sim, o que se apegou a aquele que poderia livra-lo da condenação do grande e terrível dia. Grande para o que não largou sua cruz por nada, foi com ela até o fim, e terrível para aquele que amou mais ao mundo e as coisas que nele há.
É hora de sondarmos nosso coração e buscarmos no espelho dessa palavra o que refletimos, qual é a imagem de nossos atos e anseios.
Qual dos dois é você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário