terça-feira, 20 de março de 2012

Davi chorou...


Hoje queremos compartilhar algo a partir do salmo 6 onde David mostra um grande desespero e choro incontrolável…o grande guerreiro, grande rei, também se estressa, se desespera …e chora…

“Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lagrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito. Meus olhos estão consumidos pela mágoa, enfraquecidos por causa de todos os meus inimigos” Sl 6:6,7

Não sabemos exatamente as circunstancias que causaram esse choro na sua cama, mas sabemos de sete situações onde as lágrimas de angústia inundaram a cama, o coração e a vida de David!

1) Quando David se despede de Jonatas

” Logo que o rapaz se foi, David surgiu do lado sul, prostrou-se em terra e inclinou-se três vezes; eles se despediram, beijando um ao outro, e choraram, mas David chorou muito mais” I Sm 20:41
Esta situação surgiu porque David e Jonatas eram muito amigos ( alguns escritores modernos e, creio eu , tendenciosos, querem de toda maneira criar uma relação não somente de amizade entre os dois…) e Jonatas era filho do rei Saul, portanto, herdeiro do trono…e David era uma ameaça para Saul, caso crescesse e pudesse se tornar um lider importante na nação, e ” roubar” o trono de Jonatas! Você acha que David chorou porque não conseguiria chegar ao trono, ou porque tinha uma amizade verdadeira com Jonatas? Esse tipo de amizade ainda existe hoje? Além dos interesses pessoais? No meio dos cristãos?

2) Quando David soube que os amalequitas haviam saqueado Ziglague, incendiado a cidade, e tomado as mulheres dele e de todos seus guerreiros…

“Então David e a tropa que o seguia choraram bem alto, até ficarem sem forças para chorar” I Sm 30:4 ” David também se angustiou, pois a tropa falava em apedrejá-lo, porque toda a tropa estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas David se fortaleceu no Senhor” v.6
Imagine essa situação: David havia sido mandado embora de um refúgio entre os filisteus ( que eram naturalmente inimigos de Israel ), porque estes tinham medo de David porque iriam enfrentar os israelitas sob comando de Saul e, tendo medo de David na hora ” h” se voltar contra eles, afinal David era israelita e teria que lutar contra seu próprio povo, forçaram Aquis a mandá-lo embora com seus guerreiros para não parecer uma ” sombra” ou ameaça contra os filisteus…
Quando David chega a Ziglague, a cidade tinha sido incendiada, destruída e as esposas dele e seus guerreiros haviam sido levadas como prisioneiras dos amalequitas!
David cruzou o ribeiro de Bezor com quatrocentos homens, pois os outros duzentos de sua tropa estavam extremamente cansados para continuar! v.10 Do desespero e do choro alto de frustração e tristeza, David e seus guerreiros tiram forças para derrotarem os amalequitas lutando desde o amanhecer de um dia até a tarde do dia seguinte v.17 Você já chorou por perdas irreparáveis e encontrou forças em Deus para lutar e reconquistar o que se perdeu ??

3) David chorou quando Jonatas e Saul morreram

” e eles prantearam e choraram e jejuaram até a tarde por Saul, e por seu filho Jonatas, e pelo povo do Senhor, e pela nação de Israel, porque tinham morrido na batalha.” 2 Sm 1:12
Os israelitas lutaram contra os filisteus e Saul já estava em desgraça, longe de Deus, desesperado e com medo dos seus inimigos.
Resultado: o exército de Israel fugiu dos filisteus e foram todos mortos. David, mesmo tendo sido perseguido pro Saul, perseguição de morte, pranteou e honrou a morte do rei, ungido do Senhor, segundo sua palavras, e do seu amigo de sangue, Jonatas.
Dessa forma, ele cantou uma “lamentação do arco” v.18 , que depois foi registrada no livro de Jasar. Será que você e eu conseguiríamos cantar um lamento sobre a vida de alguém escolhido por Deus, ungido por Ele, mas que tivesse nos perseguido até a tentativa de morte…e, por respeito e temor, reverenciaríamos essa vida ?? Que evangelho é esse ???? Que Reino é esse ??? Onde estão os homens e mulheres de Deus que se chamam lideres de adoração e tem atitudes assim???

4) David chora e jejua por seu filho ainda bebê que morreu

” Ele respondeu :Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia: Quem sabe o Senhor se compadeça de mim e a criança ficará viva? Todavia agora esta morta, por que ainda jejuaria eu? poderia eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, mas ela não voltara para mim. 2 Sm 12: 22,23
Essa criança que Deus levou, foi fruto de seu adultério com Batseba, que depois se tornou sua esposa em uma situação crítica, após o profeta Natan desmascarar o pecado de David! Muitos dizem que Deus o perdoou e tudo bem…não foi bem assim a história. Deus levou essa criança por quem David jejuou e orou intensamente esperando que Deus salvasse a vida dessa criança…
Você pode imaginar alguém perder um filho, fruto de pecado ? David é considerado um homem segundo o coração de Deus…como assim ???
Bem, na próxima semana traremos as outras três situações onde David chorou amargamente. A Bíblia diz que o lugar de choro, muitas vezes, é mais sábio e válido que o lugar de festa, onde as coisas e situações podem ser falsas e criadas com mentira.
Os salmos trazem essa linguagem do homem para com Deus e a resposta de Deus para com o homem sem maquiagem, máscara…a realidade da vida unida a realidade espiritual com a intervenção e ensino de Deus através das diferentes situações reais da vida que vivemos!
Viva a vida com realidade, diante de Deus , para viver também a realidade do sobrenatural com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário