quinta-feira, 29 de março de 2012

Hanani ou Neemias? Você decide!

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém."  Neemias 1:1-3

Para te contextualizar, o povo Israel pecou contra Deus e foi levado cativo, inicialmente na Babilônia e depois na Pérsia. Eles ficaram 70 anos presos e neste tempo Jerusalém foi tomada por outros povos. Após o tempo de cativeiro parte do povo começou a voltar para lá, mas quando eles chegaram viram um lugar totalmente diferente, outros povos e outros deuses naquele lugar.

 Para nós hoje isso talvez não tenha muita importância, porque não é tangível, mas imagine você ser obrigado a deixar sua casa, bairro, cidade e país para ser escravo em outro lugar e um tempo depois você volta, mas vê o lugar totalmente diferente – muito pior – de quando você vivia lá. É neste contexto que Esdras, o sacerdote responsável pela reconstrução do Templo e Neemias responsável pela reconstrução dos muros viveram.

Sobre esta história daria para fazer muitos estudos, mas hoje quero te falar sobre Hanani e Neemias. Ambos eram judeus e além disso eram irmãos, Hanani estava em Jerusalém e Neemias era copeiro do rei, portanto vivia no palácio. Num determinado tempo Hanani voltou de Jerusalém para encontrar Neemias em Susã e Neemias perguntou sobre o povo que saiu do cativeiro e sobre como estava Jerusalém.

Veja a resposta de Hanani, e dos que estavam com ele, para Neemias:

“E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.” Neemias 1:3

Se você continuar lendo o texto verá que Neemias ficou muito, mas muito triste com esta resposta. Ele entrou em jejum e oração contínua pelo povo e pela Cidade de Luz (Jerusalém). E com isso ele consegue a liberação e o financiamento do rei para reconstruir os muros da cidade.

Olhando criticamente para todo este cenário, percebo algumas características nestes irmãos que mostram dois perfis de pessoas/cristãos de hoje, veja:
  • Hanani
Através de outras passagens, é possível ver que ele era um cara de Deus, inclusive ele foi nomeado líder da fortaleza porque era um homem fiel e temente a Deus (Ne 7:2).
Mas neste cenário Hanani foi um cara que aparentemente estava desanimado, lamentando e cansado da situação ruim. Ele não tinha visão de como as coisas poderiam mudar e entendo que também, por ele mesmo, não tinha vontade de alterar nada.
Conhece alguém que só reclama ao invés de mudar as coisas hoje??? Acho que os lugares estão cheios deste tipo de pessoas, as vezes nós mesmos também somos assim.

  • Neemias
Já este cara, estava cumprindo seu propósito no palácio e quando ouviu as notícias sobre seu povo e seu país ele ficou muito triste também. Mas Neemias, diferentemente de seu irmão, quis fazer algo para mudar aquela situação. Sabe a principal característica que enxergo em Neemias? Vejo que ele foi um visionário transformador! Porque ele não se conformou com a situação ruim, mas fez tudo o que estava ao seu alcance para transformar algo e ele fez as coisas na ordem correta! Veja:
  1. Buscou todas as informações sobre a situação do povo e do lugar (Ne 1:2 e 3)
  2. Orou e intercedeu intensamente para Deus ter misericórdia do povo e agir a favor dele (Ne 1:5-11)
  3. Pediu o favor do rei ao seu povo (Ne 2)
  4. Começou a agir na restauração dos muros.
Pelo seu posicionamento e ousadia, Neemias foi enviado para reconstruir os muros que eram de fato parte da segurança da cidade e do povo, mas não somente isso, porque espiritualmente aqueles muros significavam a santidade (separação) do povo de Israel dos outros povos da Terra. Ele encontrou muitos adversários que tramaram contra ele, mas mesmo assim não desistiu, pelo contrário, ele creu que Deus estava no comando e que Ele abriria as portas necessárias.
Incrível isso não é??? Fico bem empolgado quando vejo o agir de Deus e quem foi Neemias para que tudo isso acontecesse!!!!

Bom, hoje tenho uma pergunta para você e para mim:

Quem você quer ser?

  • Ser alguém desanimado, “reclamão”, chorão e que não faz nada, igual foi Hanani naquela situação

  • Ou se queremos ser visionários transformadores, igual foi Neemias!


  • Por isso hoje te incentivo a parar de reclamar das coisas na vida, da forma como funcionam as coisas em sua Igreja, das dificuldades ao seu redor e começar a ser alguém que faz as coisas acontecerem. Se Deus tem um propósito em sua vida e através de você, creia que Ele irá fazer as coisas acontecerem, então não desista quando as lutas aparecerem, se sofrer perseguições e se tramarem contra você, se Deus está no negócio irá acontecer!

    sexta-feira, 23 de março de 2012

    Nunca julgue ninguem!

    Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado á uma cirurgia de urgência. Ele respondeu à chamada o mais rápido possível, trocou de roupa e foi direto para centro cirúrgico.
    Ele encontrou o pai do menino indo e vindo à sala de espera do médico. Depois de vê-lo, o pai gritou:
    "Por que você levou todo esse tempo para vir? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem senso de responsabilidade? "

    O médico sorriu e disse:
    "Lamento, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber a ligação ...... E agora, eu gostaria que você se acalmasse para que eu possa fazer meu trabalho"

    "Acalmasse? Se fosse seu filho que estivesse nesta sala agora, iria se acalmar? Se o seu próprio filho morresse agora o que você iria fazer? ", Disse o pai com raiva

    O médico sorriu novamente e respondeu: "Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia Sagrada" Do pó viemos e ao pó voltaremos, bendito seja o nome de Deus ". Os médicos não podem prolongar a vida. Vá e interceda por seu filho, vamos fazer o nosso melhor pela graça de Deus "

    "Dar conselhos é fácil", murmurou o pai.

    A cirurgia levou algumas horas e depois que o médico saiu feliz, "Graças a Deus! Seu filho está salvo! "

    E sem esperar a resposta do pai o medico saiu correndo. "Se você tem alguma dúvida, pergunte a enfermeira! Disse o medico.”

    " Por que ele é tão arrogante? Ele não podia esperar alguns minutos para que eu pudesse perguntar sobre o estado do meu filho ", comentou o pai ao ver os enfermeiros minutos depois que o médico saiu.

    A enfermeira respondeu, com lágrimas descendo seu rosto: "Seu filho morreu ontem num acidente de viação, ele estava no enterro, quando o hospital o chamou para a cirurgia de seu filho. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele saiu correndo para terminar o enterro de seu filho. "

    Nunca julgue ninguém, porque você nunca sabe como sua vida é e ao que está acontecendo ou o que eles estão passando.

    terça-feira, 20 de março de 2012

    Provando que a Bíblia é a Palavra de Deus

    Davi chorou...


    Hoje queremos compartilhar algo a partir do salmo 6 onde David mostra um grande desespero e choro incontrolável…o grande guerreiro, grande rei, também se estressa, se desespera …e chora…

    “Estou cansado do meu gemido; toda noite faço nadar em lagrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito. Meus olhos estão consumidos pela mágoa, enfraquecidos por causa de todos os meus inimigos” Sl 6:6,7

    Não sabemos exatamente as circunstancias que causaram esse choro na sua cama, mas sabemos de sete situações onde as lágrimas de angústia inundaram a cama, o coração e a vida de David!

    1) Quando David se despede de Jonatas

    ” Logo que o rapaz se foi, David surgiu do lado sul, prostrou-se em terra e inclinou-se três vezes; eles se despediram, beijando um ao outro, e choraram, mas David chorou muito mais” I Sm 20:41
    Esta situação surgiu porque David e Jonatas eram muito amigos ( alguns escritores modernos e, creio eu , tendenciosos, querem de toda maneira criar uma relação não somente de amizade entre os dois…) e Jonatas era filho do rei Saul, portanto, herdeiro do trono…e David era uma ameaça para Saul, caso crescesse e pudesse se tornar um lider importante na nação, e ” roubar” o trono de Jonatas! Você acha que David chorou porque não conseguiria chegar ao trono, ou porque tinha uma amizade verdadeira com Jonatas? Esse tipo de amizade ainda existe hoje? Além dos interesses pessoais? No meio dos cristãos?

    2) Quando David soube que os amalequitas haviam saqueado Ziglague, incendiado a cidade, e tomado as mulheres dele e de todos seus guerreiros…

    “Então David e a tropa que o seguia choraram bem alto, até ficarem sem forças para chorar” I Sm 30:4 ” David também se angustiou, pois a tropa falava em apedrejá-lo, porque toda a tropa estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas. Mas David se fortaleceu no Senhor” v.6
    Imagine essa situação: David havia sido mandado embora de um refúgio entre os filisteus ( que eram naturalmente inimigos de Israel ), porque estes tinham medo de David porque iriam enfrentar os israelitas sob comando de Saul e, tendo medo de David na hora ” h” se voltar contra eles, afinal David era israelita e teria que lutar contra seu próprio povo, forçaram Aquis a mandá-lo embora com seus guerreiros para não parecer uma ” sombra” ou ameaça contra os filisteus…
    Quando David chega a Ziglague, a cidade tinha sido incendiada, destruída e as esposas dele e seus guerreiros haviam sido levadas como prisioneiras dos amalequitas!
    David cruzou o ribeiro de Bezor com quatrocentos homens, pois os outros duzentos de sua tropa estavam extremamente cansados para continuar! v.10 Do desespero e do choro alto de frustração e tristeza, David e seus guerreiros tiram forças para derrotarem os amalequitas lutando desde o amanhecer de um dia até a tarde do dia seguinte v.17 Você já chorou por perdas irreparáveis e encontrou forças em Deus para lutar e reconquistar o que se perdeu ??

    3) David chorou quando Jonatas e Saul morreram

    ” e eles prantearam e choraram e jejuaram até a tarde por Saul, e por seu filho Jonatas, e pelo povo do Senhor, e pela nação de Israel, porque tinham morrido na batalha.” 2 Sm 1:12
    Os israelitas lutaram contra os filisteus e Saul já estava em desgraça, longe de Deus, desesperado e com medo dos seus inimigos.
    Resultado: o exército de Israel fugiu dos filisteus e foram todos mortos. David, mesmo tendo sido perseguido pro Saul, perseguição de morte, pranteou e honrou a morte do rei, ungido do Senhor, segundo sua palavras, e do seu amigo de sangue, Jonatas.
    Dessa forma, ele cantou uma “lamentação do arco” v.18 , que depois foi registrada no livro de Jasar. Será que você e eu conseguiríamos cantar um lamento sobre a vida de alguém escolhido por Deus, ungido por Ele, mas que tivesse nos perseguido até a tentativa de morte…e, por respeito e temor, reverenciaríamos essa vida ?? Que evangelho é esse ???? Que Reino é esse ??? Onde estão os homens e mulheres de Deus que se chamam lideres de adoração e tem atitudes assim???

    4) David chora e jejua por seu filho ainda bebê que morreu

    ” Ele respondeu :Quando a criança ainda vivia, jejuei e chorei, pois dizia: Quem sabe o Senhor se compadeça de mim e a criança ficará viva? Todavia agora esta morta, por que ainda jejuaria eu? poderia eu fazê-la voltar? Eu irei para ela, mas ela não voltara para mim. 2 Sm 12: 22,23
    Essa criança que Deus levou, foi fruto de seu adultério com Batseba, que depois se tornou sua esposa em uma situação crítica, após o profeta Natan desmascarar o pecado de David! Muitos dizem que Deus o perdoou e tudo bem…não foi bem assim a história. Deus levou essa criança por quem David jejuou e orou intensamente esperando que Deus salvasse a vida dessa criança…
    Você pode imaginar alguém perder um filho, fruto de pecado ? David é considerado um homem segundo o coração de Deus…como assim ???
    Bem, na próxima semana traremos as outras três situações onde David chorou amargamente. A Bíblia diz que o lugar de choro, muitas vezes, é mais sábio e válido que o lugar de festa, onde as coisas e situações podem ser falsas e criadas com mentira.
    Os salmos trazem essa linguagem do homem para com Deus e a resposta de Deus para com o homem sem maquiagem, máscara…a realidade da vida unida a realidade espiritual com a intervenção e ensino de Deus através das diferentes situações reais da vida que vivemos!
    Viva a vida com realidade, diante de Deus , para viver também a realidade do sobrenatural com Deus.

    terça-feira, 13 de março de 2012

    Princesa ou mendiga

    Era uma vez…
    Um reino tão, tão distante. O Rei Pedro Augusto era famoso devido ao amor que demonstrava pelo seu povo. O resultado desse amor era a justiça com que governava. O rei perdera sua esposa há alguns anos, sendo assim, lhe coube a educação de suas duas filhas, as princesas Rebeca Liana e Helena Maria. Rebeca e Helena se davam bem. Aprenderam desde cedo o valor da palavra “dividir” e graças ao seu pai, também aprenderam o valor da palavra "amor". Certamente, elas foram criadas rodeadas de riquezas, poder e qualquer coisa que queriam estava ao seu alcance. Mas o rei não permitia isso. Ele sabia, que de certa forma, tanta riqueza, fortuna, poder, acabaria estragando suas filhas. Ele queria o melhor para elas e por isso as protegia. Não permitia que elas saíssem do palácio, não queria que elas conhecessem o mundo, pois ele sabia que lugar feio e horrível era esse. Sabia que lá, elas se machucariam e sabia que lá, elas não poderiam ouvir a sua voz.
    Mas, Rebeca um dia, se rebelou. Cansada de ser protegida pelo seu pai, ela quis conhecer o mundo. Queria conhecer algo que pensava não conhecer, o amor. Ali, protegida pelo seu Pai, não havia ainda conhecido os prazeres desse mundo. Não havia ainda se apaixonado, não tinha conhecido nenhum homem capaz de arrebatar o seu coração. Em busca do amor verdadeiro, fugiu. E de fato, ela conheceu o mundo. Conheceu rapazes e quando ela pensou que havia encontrado o amor verdadeiro, descobriu que na verdade, encontrara a paixão. Ela tentou correr para outro rapaz; e suas tentativas novamente foram frustradas. Cada vez, ela se machucava. Cada vez, seu coração sangrava mais e cada vez, ela se afastava mais de seu Pai.
    Com vergonha de voltar para casa, com vergonha que seu Pai, tão amoroso a visse nesse estado, ela desistiu. Desistiu de correr atrás do amor. Cansada de se machucar, sentou em uma pedra e chorou, chorou como nunca chorara antes. Ela sabia que estava carregando os pedaços do seu coração. Em meio ás suas lágrimas, ela ouviu passos. “Não, Ele não. Qualquer pessoa menos Ele! Ele não pode me ver assim.” Pensara consigo. E para a sua surpresa, o Rei, seu Pai, viera busca – lá. Ela com vergonha, Ele com amor. Foi ai que ela começou a entender muitas coisas. Que o amor que ela queria conhecer, ela já conhecia, o amor do seu Pai. E Este, prometeu que ela ainda saberia o que é o amor de um homem por ela, mas não um homem qualquer, um príncipe. Ele contou a ela, e ela entendeu, que, era por isso que ela estava protegida no palácio, para que não se machucasse, para que o cara certo e na hora certa, pudesse chegar até ela, mas ele teria que passar pelo Rei primeiro. Então a princesa Rebeca, descobriu que encontrara o amor verdadeiro, incondicional e eterno. O amor de seu Pai.
    “O coração de uma mulher deve estar tão escondido em Deus, que o homem deve procurar a Deus a fim de encontrá-lo.” Max Lucado
    Quem você tem sido, garota? Uma princesa que espera e descansa em seu Pai, sabendo que no tempo certo, Ele vai te trazer o cara certo, ou você tem sido uma mendiga, saindo por esse mundo afora, em busca do amor? Em busca do tal “amor verdadeiro”? Ou correndo atrás de um rapaz, e depois de outro e mais outro? Tem se comportado como uma mendiga correndo atrás do amor de alguém, que no fundo você sabe que não é o príncipe certo para você?
    A escolha é sua. Ser princesa ou mendiga.

    domingo, 11 de março de 2012

    Projeto Arniqueira - 1ª Entrega de Cestas 2012

    No dia 11 de Março de 2012 ás 09:00 hrs, ocorreu a 1ª entrega das cestas basicas de 2012, mas o  dia não foi marcado só com a entrega das cestas, mas com a 'pré inauguração' do templo do "Projeto Arniqueira".

    O que ocorreu?

    Ta bom... Calma sei que você está querendo saber o que aconteceu. Então vamos lá...
          
     - Mensagem para as Mulheres;

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis." Provérbios 31:10

    "Deus tem chamado muitas para serem mulheres virtuosas. Mulheres desprendidas, marcadas pelo poder de Deus, ou seja, mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte.
    CONFIÁVEL - Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Prov. 31:11).
    BONDOSA – A mulher virtuosa é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov. 31:12)
    NÃO SUPORTA A PREGUIÇA – A mulher virtuosa não é preguiçosa. “Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos” (Prov. 31:13).
    É FORTE – A mulher virtuosa é uma fortaleza. “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (Prov. 31:17)
    É UNGIDA- A mulher virtuosa nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida. “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite” (Prov. 31:1).
               
               - Mensagem: Gratidão

    Lucas 17:11-19

    "11 E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia.
    12 Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe,
    13 e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
    14 Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos.
    15 Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz;
    16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano.
    17 Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?
    18 Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
    19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."

                Jesus passando por uma aldeia, viu ali dez leprosos que veio ao seu encontro, clamando Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Mas em seus pensamentos diziam, Jesus não aguentamos mais, nos cure. Entao disse Jesus,  Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes, enquantos eles iam o milagre foi acontecendo a cada passo.
                Mas apenas um volto, podemos imaginar a cena dele, la estava ele indo todo feliz ao sacerdote,quando de repente, pensou que deveria voltar para agradecer a Jesus pois ele tinha feito a obra, entao voltou para agradecer ao Rei dos Reis e Medico dos Medicos.
                Jesus quer te ver para decretar sua cura, a cura da sua casa.
                Você está na igreja e olha pro lado e vê uma cadeira vazia, e imagina seu marido, sua esposa, seus filhos, sua familia ali sentado.

    1º Pedro 2:9
    "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"  
         
               "Obrigado Jesus, eu sou Geração Eleita"
               Sabe o que isso significa? Que você faz parte da realeza, você se sentará a mesa com os principes e comos reis, porque você é Geração Eleita, Sacerdocio Real. Nação Santa.
               Devemos viver a vida para Deus, a Biblia diz que nunca viu um justo mendigar o pão, isso por que você é Filho do Rei.
               Estamos trocando uma nota de 100 por uma de 1 real , ou seja, estamos trocando uma vida no Reino por uma vida aqui na terra.
               "O salario do pecado é a morte, ou você vem comigo e tem a vida eterna" assim diz o Senho pra você hoje.

    Bom essa foi a mensagem da 'pré inauraçao' e a 1ª entrega de cestas de 2012.

    domingo, 4 de março de 2012

    A necessidade da vida

    Certa ocasião um judeu nascido em Belém começou a pregar sobre o reino de Deus e a selecionar discípulos para um importante ministério. Lógico que você sabe que estou falando de Jesus. Este homem havia crescido em um ambiente duro. A Judéia estava vivendo sobre o domínio de um Império tirano e cruel, o Império romano. A condição social era deplorável, agravada ainda mais pela coleta de altíssimos impostos imputada pelo Imperador. O ambiente não era dos mais tranqüilos. O povo judeu já não agüentava mais o “silencio” de Deus. Quatrocentos anos sem qualquer tipo de palavra profética. Este era o contexto mais amplo da vida de Jesus.
    Nascido na plenitude dos tempos, como disse o Apóstolo Paulo aos Gálatas (v. 4.4). Jesus estava pronto para o início de um ministério que mudaria a história de toda a humanidade. Seu primeiro grande sermão foi proclamado em um monte:
    “Vendo Jesus as multidões, subiu a um monte e assentou-se. Aproximaram-se dele os seus discípulos, e ele começou a ensiná-los, dizendo: Felizes os humildes de espírito (…) Felizes os que choram (…) Felizes os mansos (…) Felizes os que têm fome e sede de justiça (…) Felizes os misericordiosos (…) Felizes os puros de coração (…) Felizes os pacificadores (…) Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça (…) Felizes sois vós (…) Regozijai-vos e alegrai-vos (…)” Mt 5.1-12
    Creio que algumas pessoas quando ouviram este discurso simplesmente se levantaram, fizeram algum gesto de desaprovação, viraram as costas e foram embora. Outras talvez não tiveram tanta educação. “Absurdo!” Poderia ter gritado algum Fariseu mais fanático do meio da multidão. “Louco!” “Maluco!” Ah, com certeza muitos deveriam ter pensando. Jesus estava diante de uma multidão que sonhava e esperava por um profeta há anos. Ele estava pregando para uma comunidade que já não suportava mais o fardo dos constantes abusos e humilhações patrocinadas por Roma.
    Você consegue entender isto? Será que você pode visualizar o ódio e o rancor que grande parte da população judaica estava sentindo naquele momento? Seus filhos estavam sendo humilhados. Suas mulheres e filhas desrespeitadas e até mesmo violentadas. Famílias inteiras padecendo graves necessidades financeiras. Sua fé sendo a cada dia corrompida e profanada. Jesus não foi pregar um sermão expositivo ou temático em uma manhã ensolarada de domingo para crentes acostumados a Sua mensagem. Seu primeiro grande sermão foi uma afronta aos olhos da fragilizada sociedade judaica. O povo não estava mais habituado a ouvir palavras como paz e passividade, mansidão e misericórdia, justiça e coisas assim como fonte de qualquer tipo de alegria. Isto soava como conivência ao maldito Império de César. O ambiente era mais favorável a motins, discussões acaloradas e conflitos. Todos estavam esperando por um discurso altivo e desafiador. Algo que pudesse inflamar os corações e suscitar a ira de todo o povo a ponto de uma guerra.
    Não posso afirmar que Jesus tremia os joelhos ao dar início a um sermão que desenharia o quadro de um cristianismo baseado na compaixão. Porém, ouso dizer que a mensagem inicial de Seu sermão no monte, intitulada como as Bem-aventuranças, era e ainda continua sendo o cerne da maior carência da humanidade. Jesus não estava preocupado com Seu desempenho como pregador, mas em transmitir os valores eternos do Reino de Deus. Sua maior preocupação era com as necessidades do indivíduo.
    Em nossa sociedade atual, onde muitos valores cristãos são conhecidos e divulgados, o sermão da montanha ainda continua confuso ao coração de algumas pessoas, inclusive de cristãos. Vivemos a beira de um ataque de nervos. Estamos a cada dia mais impacientes com tudo. Queremos mudar as coisas. Pedimos justiça, paz e amor. Buscamos ser felizes, mas andamos cada vez mais tristes e solitários. Não é por menos que no mundo contemporâneo estejamos encontrando cada vez mais pessoas deprimidas ou com algum tipo de alteração no humor.
    “Felicidade e alegria contribuem para uma vida mais saudável. Os tristes nem sempre morrem cedo, mas sua qualidade de vida é pior do que a dos alegres” (Bernie Siegel). Concordo com esta frase, não porque foi Bernie Siegel que a disse, mas porque Jesus foi à fonte desta conclusão.
    Você concorda que uma pessoa feliz vive melhor que uma pessoa triste, sim ou não? Não há dúvida que sim. Nenhum ser humano foi criado para sofrer. Nunca fez parte do projeto de Deus a infelicidade e o sofrimento. Deus ao criar o homem lhe deu a Sua imagem e semelhança. O homem vivia em completa alegria no Senhor. Porém, o pecado… Que tristeza, a alegria deixou de ser algo natural ao homem e passou a ser alvo de sua busca. O pecado conseguiu descaracterizar o conceito divino de felicidade e por isso nos tornamos completamente ignorantes ao seu sentido verdadeiro.
    Mas você pode estar pensando: “Espere ai! Eu sou feliz”. Sim, eu te respondo. Você fica feliz quando a seleção brasileira ou seu time ganham um campeonato de futebol. A maioria dos alemães fica feliz quando comem um salsichão. Boa parte das mulheres (senão todas) fica feliz quando vão a um shopping fazer compras. Toda criança fica feliz quando ganha um presente que tanto queria. Perceba que este conceito de felicidade está condicionado a alguma coisa externa que precisa ser conquistada ou recebida. De alguma forma somos levados a pensar desde cedo que a felicidade se encontra no dinheiro, nas paixões, no poder, na beleza, no sexo…
    Agora eu te pergunto: E se não houver títulos de campeão, salsichões, shoppings, brinquedos, dinheiro, poder, aceitação, fama? O mundo vai parar? As pessoas vão morrer? Não. Elas vão ficar tristes. Algumas até em depressão. Este tipo de felicidade é temporário e condicional. Jesus rompeu com este baixo padrão humano de alegria. Na verdade, este padrão não é só baixo, ele também é equivocado e diabólico.
    Os judeus achavam que suas maiores necessidades estavam naquilo que eles não tinham. Liberdade, dignidade, prosperidade e tantas outras coisas. A verdade é que eles precisavam da alegria do Senhor, como nós também precisamos, pois ela é a força nas adversidades (Ne 8.10). Quando Jesus se assentou no alto daquele monte e abriu a Sua boca para proclamar Seu primeiro grande sermão, Ele não hesitou em começar dizendo: “Bem-aventurados os…” A palavra fora dada. O terreno dos corações dos judeus não estava pronto para a semente da verdadeira alegria, mas Jesus conhecia suas necessidades mais profundas.
    Como está o seu coração? Ele está preparado para tomar posse da alegria oferecida pelo Senhor?
    Nem sempre a felicidade é encontrada nas coisas que pensamos ser as melhores. Talvez sua felicidade seja fazer outra pessoa feliz. Já pensou nesta possibilidade? O Apóstolo Paulo resume esta proposta de felicidade elaborada por Jesus quando diz: “Tenho-vos, mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário socorrer os necessitados, e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurados (maior felicidade) é dar que receber” (Atos 20.35).
    Você tem buscado a felicidade, não tem? Mas quais são as palavras que você tem guardado no coração? Somente em Jesus podemos alcançar a tão sonhada alegria. Ele nos chama para nEle sermos verdadeiramente felizes.

    sexta-feira, 2 de março de 2012

    Sabotaram a Igreja

    Antes de qualquer coisa quero pedir perdão a todos os que estão lendo esta reflexão neste momento. Como pastor de uma denominação histórico-tradicional, tenho vergonha de dizer o que irei expor nestas pequenas palavras. Meu coração está profundamente abatido com o que tenho ouvido e visto no meio evangélico em todos os seus seguimentos. Uma nuvem densa e sombria tem pairado sobre a chamada igreja pós-moderna. Relâmpagos e trovões têm atordoado meus pensamentos e grande parte disso diz respeito ao que estamos fazendo da fé cristã. Incluo-me neste pacote, mesmo porque sou parte integrante do emaranhado catastrófico que tem culminado em apostasia na vida daqueles que esperavam um pouco mais dos seguidores de Jesus.
    Quando leio em 1 Timóteo 4.1,2: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;” sou levado a acreditar que estamos vivendo este tempo. Quando olho para os lados sinto-me constrangido a pensar que fim teremos como nação que deveria ser santa, mas que há muito deixou seu alvo adormecer. Não consigo imaginar um cristianismo sem agápe, contudo é o que tem nos restado por enquanto. Sabotaram a igreja. Ela esta manchada, maculada, despida de vergonha. Suas rugas mostram sinais de que algo realmente não vai bem.

    Quando digo que a igreja está manchada não estou me referido a igreja formada pelos salvos, mas as denominações em suas várias doutrinas partilhadas e contradizentes. A igreja militante, aquela que verdadeiramente segue o Mestre tomando a sua cruz diuturnamente, jamais será abalada pelas sabotagens que envolvem as organizações humanas e falíveis. É questão de fé, mas a falta de fé e de comprometimento com aquele que é a Verdade têm levado vários grupos religiosos cristãos a beira do anti-evangelho, que significa apostasia e alianças com príncipe deste século.

    Perdoe-me os pastores sinceros e tementes, muito mais os crentes novos na fé, mas não posso me calar diante da esdruxula situação que estão deitando o evangelho da paz. Alguns líderes estão enclinando suas cabeças em traviseiros de pedras e se cobrindo em lençois de espinhos achando que terão o sono da justificação eterna. Quanto mais depravada a vida cristã, mais entenebrecido os sentidos que apuram o espiritual e santo do puramente carnal e profano. A impiedade é o caminho que se faz confundir o homem obstinado pelas várias formas da concupiscência deste mundo. Chega de acobertarmos a praga pestilenta que desejam incutir no meio da comunidade dos salvos. Se não clamarmos as pedras clamarão.

    Pastores seduzidos pelo dinheiro. Nunca se viu tantos ministros ávidos pelo vil-metal. – “Socorro! Estão querendo me subornar”. Alianças estão sendo tramadas neste instante para que eu possa morrer de amor ao dinheiro. Esta é a hipérbole da triste realidade de nossas igrejas. Muitos pastores sérios em nosso país estão se corrompendo teologicamente para poderem justificar suas atitudes de torpe ganância. O problema é que uma nova geração tem nascido no erro achando que estão certos, mas na verdade estão sinceramente errados. Ainda em 1 Timóteo está escrito: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

    A sabotagem é tão perfeita que o imperfeito tem estatus social. Quem não gostaria de ser prospero hoje em dia. Tenho certeza de que ninguém ousaria dizer que seu sonho é viver entre os pobres, comendo suas comidas, dormindo em suas camas, se é que se podem chamar de cama onde dormem. Estamos corrompidos, a sabotagem desalinhou o pensamento cristão. Ora, é inegável que Deus nos prometeu bençãos sem medidas, mas condicionamos-a ao dinheiro. O pensamente é este: “Sou filho do Rei e não posso padecer com problemas de saúde, familiar, muito menos financeiro.” Praga peçonheta que escraviza a mente do fiel, doutrina de demônio que engana e se deixa enganar os desavizados. O amor ao evangelho se tornou amor aos pseudo-frutos dos evangelho.

    Os líderes midiáticos estão competindo entre si. Projetos megalomaníacos estão sendo traçados na ambição de perpetuar seus nomes. O nome de Jesus é apenas um pretexto para auto-glorificação. A simplicidade há tempos deixou de ser alvo na cristandade evangélica. A política secular com sua corrupção tem adentrado o seio da igreja e disseminado uma doença mortal, um cancer malígno ao ponto de corromper líderes eclesiástico sedentos de vantagens. Que terrível cena de terror, deprimente o que estão fazendo do púlpito. Curral eleitoral que transformam ovelhas em escravos de um sistema em plena decadência espiritual. Contudo, quem poderá suportar a clareza de um discurso confrontador?

    Realmente a igreja deve ser um local de esclarecimento e crescimento pessoal. Nada impede que um cristão exerça o direito de se candidatar a uma posição política na sociedade, mas também acredito que o meu voto não pode ser jogodado no lixo pela imposição de quem quer que seja. Somos livres para pensar e agir segundo a consciência bíblica. O melhor para o meu município, estado ou nação não pode estar condicionado àquilo que acho ser bom para mim ou para o meu grupo religioso, mas para todos. Deus não é partidarista, Ele se importa com todos, desde o crente fiel ao ateu. Líderes honestos não dizem em quem votar, mas ensinam ao seu rebanho a fazer a melhor escolha pensando no coletivo e não em suas preferências individuais.

    Não tenho muitos motivos para sorrir com os rumos da igreja como grupo religioso. O anti-evangelho tem tomado conta de nossas mensagens dominicais. A pregação tem deixado, a muito, de ser a Palavra para ser um apócrifo mal acabado dos desejos humanos. - “Ele é jovem”. Podem estar pensando alguns. Neófito no ministério que em sua utopia ainda não conseguiu se adequar ao evangeliques contemporâneo. Esta justificativa até parece plausível. Bem que gostaria que tudo isto que tenho presenciado não fosse verdade, mas infelizmente são poucos os que trilham o caminho do agápe. Peço a Deus uma mente livre para poder segui-Lo com inteireza de coração. Peço que a hipocrisia não encontre abrigo em meu ministério, nem que a dureza corroa os alicerces de minha fé. Os tempos são tenebrosos, terrivelmente maus.

    Concluo dizendo que basta. Onde estão os homens e mulheres leais a Cristo? A igreja precisa se reformar, para tanto, é necessário coragem de dizer não a tudo de errado que estamos presenciando. Profetas calados que não tem mais sede de justiça são pedras de tropeço na edificação de um novo tempo. Como estamos nos preparando para a volta de Jesus? Não podemos nos deixar enganar, a santificação é um processo inquestionável na peregrinação rumo a terra prometida. Biblicamente esta terra a qual faço menção não é um condomínio fechado ou um luxuoso apartamento de cobertura, mas a celestial, que foi preparada pelo próprio Senhor Jesus.

    O Corpo de Cristo é bem maior que líderes denominacionais e denominações. Ele é bem maior que eu e que você, portanto, não precisamos nos preocupar demasiadamente, apenas esperar o julgamento que Deus um dia trará. Apesar de tudo, como diz o escritor Larry Crabb em seu livro - O lugar mais seguro da terra - a igreja sempre continuará sendo o oásis neste mundo em pecado. Por enquanto, não deixemos sabotar nossa fé, porque a igreja já está sendo sabotada a muito tempo.

    Participe dando sua opinião sobre o que acabou de ler. Quando expressamos nossas opiniões nos tornamos agentes ativos de nossa própria história. Não se permita ficar calado(a) diante destes acontecimentos.

    Pr. Eurico C. G. da Costa