sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como lidar com os inimigos da fè?

O inimigo da fè não è o marido incrèdulo,ou o filho viciado,mas sim, a dùvida, o medo, a incerteza, a ansiedade etc...

Muitas das vezes voce està na igreja muito bem, ouvi a palavra de Deus e seu coracão,se enche de fè,e se sente muito bem espiritualmente.Mas quando sai da igreja torna-se fraco e debilitado,na fè. È onde voce se pergunta por que me sinto tão bem dentro da igreja e tão mal fora dela,serà que o Espìrito Santo não està comigo?

Isso acontece porque na igreja voce exercita a sua fè,està em comunhão com Deus,mas quando chega em casa,volta os pensamentos nos afazeres,como ganhar o pão de cada dia,enfim è atè natural,mas o que nao pode acontecer,è estarmos envolvidos coma rotina diàrias,e se esquecer de Deus e das suas promessas.

Precisamos ser vigilantes quanto a isso: não podemos pensar em Deus somente quando estamos na igreja,mas temos que viver nossa fè cada momento e vencer esses inimigos.

O apostolo Paulo diz; "Orai sem cessar".(Telassoniences 5.17)

A nossa oracão deve ser incessante e a nossa fè,limpa,pura e imaculada.

Não adinta ter fè durante a reuniao na igreja se não souber resisitir às preocupacões e a ansiedade.Não adinta orar,clamar e suplicar è preciso manter nossa fè no auge,pois sò conquistaremos atravès dela.

Precisamos combater todos os inimigos da fè,e confiando nas promessas de Deus para que quando vierem os problemas e as dùvidas,as preocupacões,a ansiedade,mantenhamos os pensamentos e a confianca na Palavra de Deus e nas Suas promessas e assim vencermos.

A emoção da mùsica.

São muitas as pessoas que se deixa levar pelas emoções de uma letra apaixonante, mais qual o benefício que isto irá trazer em suas vidas? Eu tenho certeza que isto não vai trazer nada de bom. A música toca o caração, e o coração é enganoso. Diante da situação que se encontra a maioria dos adolescentes, podemos notar que muitos tem se afundado nos ritimos musicais, muitas vezes para esquecer os problemas. É triste isso! Mais é a relidade. As letras se mistura com as lagrimas de tristeza ou de uma simples emoção, paixão, empolgação.

A emoção e passageira, é só acabar a melodia que novamente você tem que lidar com dificuldades em casa ou no meio social em que vive. Há uma grande diferença entre as pessoas que são de Deus das que não são, a que é de Deus vive pela fé, usa a inteligência e depende de Deus, mais a que não é do Senhor Jesus vive pelo vai e vem das emoções. Qual destas pessoas você é?

Pense bem, ainda tem tempo de mudar!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ensinando o menino!

Examinar as Escrituras é um Prazeiroso Dever!


"Ensina a Criança o Caminho que deve Andar para quando crescer não se desvie dele. "


Ensina a criança "o" caminho ou "no" caminho (Patricia)

Um dos melhores presentes de Deus para as os pais são os filhos. Há grande alegria nos filhos. O propósito de Deus é que os filhos sejam fontes de bênçãos. Herança do Senhor são os filhos, fruto do ventre o seu galardão (Sl. 127:3). É responsabilidade dos pais ensinar e educar seus filhos no caminho do Senhor. Um relacionamento sadio entre pais e filhos é indispensável para o progresso espiritual destes.

Potanto....

1- Os filhos são a alegria enviada por Deus.

O nascimento de um filho trás alegria aos pais. O Senhor faz que até  “a mulher estéril seja alegre mãe de filhos” – (Sl 113:9). Esse versículo me faz lembrar de Ana, mulher estéril que não podia ter filhos.  O sonho dela era ter filhos. Sua fé era maior que toda a humilhação que passava por ser estéril. Então Ana orou e lhe concedeu um filho, alegria que Deus enviou a ela. Que vocês pais possam cuidar com carinho da ALEGRIA que o Senhor lhe enviou.

2 – Os filhos são abençoados

Deus deu-nos os filhos como bênçãos. Nunca os pais devem encarar os filhos como um empecilho, escória ou coisa semelhante. Eles são a herança do Senhor (Sl 127.3).

No Salmo 128: 3b os filhos aparecem com a seguinte comparação: “São comparados a PLANTAS DE OLIVEIRAS......”

a) dão fruto: Ver Gl 5:22-23;

b) dão azeite (unção do Espírito Santo);

c) dão sombra (amparo, abrigo contra o desconforto);

As plantas precisam ser regadas, cuidadas: amor, cuidado,  afeto, tempo, diálogo.

3 – Ensinando a Criança no Caminho

Pv 22:6
O conselho do sábio Salomão é: “Instrui o menino [no caminho] em que deve andar, e até quando evelhecer não se desviará dele.” Um grande erro de alguns pais hoje é querer ensinar o caminho  do céu para seus filhos. A Bíblia não manda ensinar “o caminho”, mas ensinar “no caminho”. Parece não ter diferença, mas é muito distinto. Pode se ensinar o caminho sem se estar nele. Aí a criança vai observar o exemplo dos pais. Não adianta ensinar o caminho do céu, do temor do Senhor, da obediência a Palavra, se não andamos nesse caminho.

Ensinar “no caminho” é:

1) Andar junto com os filhos

A maneira mais eficaz de ensinar nossos filhos a andar no caminho  santo é andar juntamente com eles. À medida que ensinamos vamos aprendendo também. Assim eles se sentirão motivados a caminhar tendo a companhia dos pais.

2) Dar bom exemplo aos filhos

Não cabe dúvida de que o testemunho fala mais alto do que qualquer ação. Se quisermos ver nossos filhos como bons servos de Deus, teremos que  ser bons servos de Deus primeiro. Eles nos observarão e seguirão nosso exemplo. Aqui vale o exemplo de Jesus; tudo o que ele ensinou aos discípulos, Ele fazia antes.

4 - O Amor aos Filhos

O amor, o afeto e a dedicação são traços marcantes que moldam o caráter dos filhos. Os filhos precisam se sentir amados, protegidos e queridos.

1) Demonstração de amor em público

Muitos pais costumam, abraçar, beijar elogiar as crianças dos outros. Mas nunca fazem isso com seus próprios filhos. Sempre são ríspidos com os filhos, chamam-lhes a atenção em público e alguns até surram  seus filhos na presença de outras pessoas. Isso deixa os filhos revoltados  e eles imaginam que são piores que todas as crianças. Todos merecem carinho e amor.

2) Sendo amigo dos filhos

Não é o bastante sermos pais precisamos ser amigos de nossos filhos. Quando o filho não vê em seu pai ou mãe um amigo, ele vai procurar em outra pessoa aquilo que não encontra em nós.

Os filhos são herança, bênção e alegria, mas também eles são uma  responsabilidade para os pais. Temos o dever de instruí-los no caminho  certo para que ao crescerem não desviem jamais. Que Deus dê graça e sabedoria a todos os pais e mães para saberem criar seus filhos como verdadeiros servos de Deus!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que você fala?

Uma vez lembro de estar vendo um vídeo cômico na internet, o qual fazia algumas piadas de mal gosto com a Palavra do Senhor, lembro-me que em meio aquilo tudo não pude conter minha risada durante certa piada feita pelo protagonista. Algum tempo depois inciou-se uma conversa entre mim e um grande amigo meu sobre ser imagem e semelhança de Deus. Meu coração queimou ao ser confrontado: "Será que Deus também estaria rindo disso tudo? Será que Sua gargalhada possuía a mesma intensidade que a do público? Ou não?" Não estou tentando dizer que se você assiste videos assim e ri está pecando, eu não costumo julgar as decisões das pessoas, mesmo porque eu não juiz de nada, e nem quero ser. O que quero chamar a atenção é sobre a língua.


A palavra de Deus diz que da nossa boca pode sair bençãos ou maldições. E esse é o fato que quero tratar aqui hoje. Eu costumo me vigiar o tempo todo e tentar não falar nada que desagrade a Deus, mas vez ou outra não consigo evitar minhas palavras, e quando eu vejo já saiu sem querer. E esse "saiu sem querer" que é o problema, porque muitas vezes não medimos as consequências, aí já era.

Nós temos que ter muito cuidado com nossas palavras, principalmente nós, que somos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, pois nós temos que dar testemunho, testemunho esse que não se encontra no mundo, mas em Deus e por isso deve ser algo diferente. Temos que ter cuidado com tudo o que sai de nossas bocas, sejam palavras ou canções, e sabe por quê? Porque como pode de uma fonte jorrar o que é doce e amargoso, ou de uma figueira brotar azeitonas? Ou um servo servir a dois senhores?... Jesus disse que o problema não é o que entra na boca mais o que sai, pois a boca fala do que o coração está cheio. E eu te pergunto: Qual a sua fonte, a fonte que se origina o que você fala?

Se estamos em Jesus de nossa boca deve jorrar bençãos e não maldições. Nossas palavras devem ser doces e amáveis com as outras pessoas sempre, porque nós somos imagem e semelhança de Deus.

Então... Cuidado com o que você anda fazendo com sua língua, filho, porque ela é como fogo e pode queimar o corpo todo! (Thiago 3:6)

Jesus e a transfiguração

Pouco depois, Jesus fez outra declaração surpreendente: “Deveras, eu vos digo que há alguns dos parados aqui que não provarão absolutamente a morte, até que primeiro vejam o Filho do homem vir no seu reino.” (Mateus 16:28) Sem dúvida, essas palavras deixaram Pedro muito curioso. O que será que Jesus queria dizer? Talvez Pedro tenha pensado que, por ter recebido uma correção forte um pouco queria dizer? Talvez Pedro tenha pensado que, por ter recebido uma correção forte um pouco antes, esses privilégios especiais não seriam estendidos a ele.


No entanto, cerca de uma semana mais tarde, Jesus levou Tiago, João e Pedro a “um alto monte” — talvez o monte Hermom, que ficava apenas a alguns quilômetros de distância. Provavelmente era noite, visto que os três homens lutavam contra o sono. Mas enquanto Jesus orava, aconteceu algo que os fez ficar completamente despertos. — Mateus 17:1; Lucas 9:28, 29, 32.

Jesus começou a se transformar diante dos olhos deles. Seu rosto passou a brilhar até ficar resplandecente como o Sol. Suas roupas também ficaram brancas e reluzentes. Daí, duas pessoas apareceram ao lado de Jesus, uma representando Moisés e a outra, Elias. Eles começaram a conversar com Jesus sobre “sua partida, que ele estava destinado a cumprir em Jerusalém” — pelo visto sua morte e ressurreição. Ficou muito claro que Pedro estava errado ao dizer que Jesus não passaria por essa experiência dolorosa! — Lucas 9:30, 31.

Pedro também quis participar de alguma forma nessa visão extraordinária. Parecia que Moisés e Elias estavam indo embora. Por isso, Pedro disse: “Preceptor, é excelente que estejamos aqui; armemos, pois, três tendas, uma para ti, e uma para Moisés, e uma para Elias.” É claro que os personagens dessa visão, foram servos de Deus no passado, não precisavam de tendas. Na verdade Pedro não sabia o que estava dizendo. Mas você não se sente atraído a esse homem tão entusiástico e caloroso? — Lucas 9:33.

Pedro, Tiago e João receberam outra recompensa naquela noite. Uma nuvem se formou e pairou sobre eles. Dessa nuvem saiu uma voz — a voz de Deus! Ele disse: “Este é meu Filho, aquele que foi escolhido. Escutai-o.” Depois, a visão terminou, e eles ficaram sozinhos com Jesus no monte. — Lucas 9:34-36.

Essa visão foi um presente para Pedro — e para nós também! Décadas mais tarde, ele escreveu a respeito do privilégio que teve naquela noite, de ser uma das “testemunhas oculares da sua magnificência”, de na verdade ter tido um vislumbre de Jesus como o glorioso Rei celestial. Aquela visão confirmou muitas profecias da Palavra de Deus e fortaleceu a fé de Pedro para enfrentar as provações que ainda viriam. (2 Pedro 1:16-19) Ela também pode fortalecer a nossa fé se, como Pedro, permanecermos leais ao Mestre que Deus designou sobre nós, aprendendo dEle, aceitando Sua disciplina e correção, e seguindo-O humildemente dia após dia.

domingo, 4 de setembro de 2011

Palavra Juninho - Oficina G3

Palavras da Cruz

“Seguir Jesus” é a definição de “comprometimento”. Comprometimento exige uma escolha. Jesus não perdeu tempo para chegar ao coração do comprometimento: Os discípulos estariam comprometidos com Ele e negariam seus próprios desejos ou eles estariam determinados em seguir seus próprios caminhos e negariam a Jesus (Mt 10: 32-37). A escolha do comprometer-se é a mesma para todas as pessoas – ou negamos a nós mesmos ou negamos a Ele. Seguimos o caminho de Cristo ou perseguimos nosso próprio caminho.


Falar sobre Cristo não teria sentido sem o andar com Ele. Os discípulos deveriam pegar suas cruzes. Carregar a cruz era uma declaração pública da autoridade de Roma. Jesus os desafiou a voluntariamente se colocar sob a autoridade de Deus, fazendo a vontade de Deus, à maneira de Deus. Comprometimento exige ação; ele não pode ser separado da responsabilidade. O comprometimento estende-se além do nosso relacionamento com o Pai celeste para outras áreas da vida. As palavras de lealdade de Rute para Noemi não falaram tão alto quanto suas ações. Ela deixou sua família e terra natal para voltar com Noemi para Belém (Rt 1: 16-17).

O comprometimento definitivamente limita escolhas porque é exclusivo. Por exemplo, num comprometimento matrimonial, o plano de Deus é que uma mulher e um homem se comprometam um com o outro, exclusiva e permanentemente (Mt 19: 5-6).

Jesus demonstrou no jardim do Getsêmani que a vontade do Pai sempre tem precedência sobre a sua. No dia seguinte, Ele apanhou sua cruz, demonstrando que ia fazer a vontade do Pai, da maneira do Pai.

Comprometimento constrói fé e desenvolve o caráter. É uma disciplina espiritual (Pv 16:3). É um projeto de uma vida toda que requer tempo, trabalho e determinação (Mt 16:24).