terça-feira, 24 de agosto de 2010

Existe lepra em seu casamento?

A lepra, à epoca dos aconecimentos, era uma doença praticamente incurável, excluia socialmente as suas vítimas. Sabemos que tal doença provoca insensibilidade no lugar onde está localizada, por exemplo, se há lepra nas mãos, o doente pode colocar a mão leprosa em uma água fervente que não irá perceber , visto a ausência de sensibilidade no local.


Trazendo para os dias de hoje, quero falar sobre a lepra nascida no relacionamento conjugal.

Puxa, quantos corações estão leprosos dentro dos lares.Vidas estão sendo destruidas, vivendo isoladamente em virtude disso. A lepra isola, separa, exclui pessoas do relacionamento.

Eu vejo isso especialmente em maridos que em virtude de insensibilidade acabam se isolando de um relacionamento saudável com sua companheira.

Um dia desses uma esposa reclamou que não consegue mais ter intimidade com seu marido por vergonha. Ela está um pouco acima do peso normal, um pouco "gordinha", e seu marido a ridiculariza diante de pessoas, rotula com apelidos que denigrem e magoam. A intimidade conjugal nao se dá mais com a naturalidade que deveria e o sofrimento emocional se estabeleceu. A insensibilidade do marido separou os dois. A verdade é que esposas estão esquecidas pelos maridos, e não são poucas. Uma delas escreveu assim:

“Acho que estou perdendo meu marido para uma máquina,um computador. Eu esperava tudo, menos isto, perder o meu homem para uma máquina. Perder o marido para uma outra mulher deve ser horrível,mas para uma máquina, é incrível. Deve ser muito atraente esta máquina, daquelas com o qual os homens sonham. Ela o seduziu e passam muito tempo juntos , a sós. É realmente, não deu para concorrer, ela é melhor do que eu”. Ela é uma máquina!!”

Esta perdeu o marido para uma máquina, outra perdeu para o trabalho, algumas perdem até para a amante, mas outras ainda , os maridos estão perdidos dentro de casa. Marido presente , mas coração ausente e distraído, indiferente ao querer da esposa.

Existe no ser humano uma necessedidade a ser suprida que é de se ter relacionamentos, de ouvir e ser ouvido, de discutir pontos de vista, de falar sobre amenidades, de se contar fatos ( excluindo aqui as fofocas).

Temos necessidades de falar de nossos sentimentos, como é que estamos nos sentindo, se estamos em paz ou em guerra, alegres ou tristes,compartilhar sonhos e desejos, trocar idéias, passar tempo juntos. Falar de nossas esperanças e nossos temores. E essa necessidade se supre através de um casamento bem ajustado.

Um dia um marido retrucou:

"Ela reclama de barriga cheia, eu estou em casa todos os dias, eu nem quase saio a não ser para ir trabalhar e ir à igreja".

A ausência que ela reclamava era outra. Não basta estar presente de corpo, mas ausente de relacionamentos. Estar dentro de casa é bom, mas o silêncio, o descaso, o desprezo , são armas que ferem até mais que a simples ausência. O casal precisa se comunicar. É preciso que um esteja sentindo o outro nas suas angústias e nas suas alegrias.

Algumas mulheres são bastante extrovertidas e quando isso está acontecendo elas "gritam" logo, põem para fora seus sentimentos, mas outras não são assim. Ficam remoendo, sofrendo, se sentindo mal amadas E desprezadas pela marido. Enfrentam a solidão dentro de uma casa cheia de filhos e marido. Elas sofrem solitariamente.

Os leprosos ao verem Jesus disseram: Jesus, mestre, tem misericórdia de nós. Que Ele tenha , então, misericórdia de nós também, maridos leprosos, insensíveis as necessidades de nossas esposas. Que Ele nos purifique. Que ele purifique o teu marido, mulher.Que ele sare a tua casa.

Fale com teu marido a este respeito.Não fique sofrendo sem que ele saiba,. Fale com Jesus também, para que a purificação dessa lepra chegue em teu lar. Muitos dos nossos problemas de relacionamentos são oriundos de uma comunicação falha ou inexistente.

Quero crer que a maioria dos maridos atenderão o apelo de suas esposas, as vezes é só uma questão de atentar para o fato e ver as falhas, esquecimentos, desatenção mesmo.

A lepra fez dele um homem insensível, ele não se apercebe, não sente dores. Você precisa avisá-lo, tanto de suas necessidades e carências,quanto da lepra que nele está.

Dt 24:5 "Quando algum homem tomar uma mulher nova, não sairá à guerra, nem se lhe imporá carga alguma; por um ano inteiro ficará livre na sua casa, e alegrará a sua mulher que tomou."

Mude sua lista de prioridades

Pare de culpar os outros por ser como você é.

Pare de se referir ao seu passado.

Pare de falar mal de você mesmo.

Tenha uma imagem clara em sua mente de quanto você quer mudar.

Não espere mudar tudo de uma só vez. Mude uma coisa de cada vez.

Todo esforço que você fizer para mudar, faça quantas vezes forem necessárias até que se torne um hábito para você.

Não espere que as pessoas te apoiem nisso, então, pare de esperar.

Evite o que quer ou quem quer que seja que normalmente leva você a praticar os mesmos velhos hábitos.

Mudar não é considerado legal nem popular, seja diferente.

Mantenha-se focado, não importa quanto você caia.

Encontre para você amigos com os mesmos objetivos.

Conecte-se com Deus com mais frequência.

Chamado

Logo depois de Saul tomou seu lugar no reino de Israel, ele desobedeceu o chamado de Deus. Deus não teve outra escolha a não ser procurar uma substituição imediatamente. E, desta vez, Ele escokheria alguém que fosse mais parecido com Ele. Foi quando ele viu aquele jovem homem nas montanhas.


Davi era pastor e dos bons. Ele cuidava das ovelhas de seu pai todos os dias. Quando leões e ursos vinham sobre as ovelhas, ele os seguia e os matava. Não que Davi fosse alto e forte, ao contrário, ele era o menor na casa de seu pai. Davi não era sequer escolhido para ir à guerra com o restante de seus irmãos...

Muitas pessoas adorariam ser chamadas por Deus para Sua Obra no Altar. Eles são ansiosos e muitas vezes até indiferentes a tudo mais que aconteça em suas vidas. Eles querem servir a Deus, mas não sabem por que está demorando tanto. Como isso aconteceu a Davi?

Primeiramente, Deus estava olhando, o que ainda acontece hoje em dia. Em segundo lugar, Davi não era capaz aos olhos da maioria das pessoas (até mesmo de seu pai). Isso é confortante porque o velho ditado de que "o importante é o que está dentro de nós" ainda é válido, pelo menos para Deus. E, em terceiro lugar, que é onde a maioria das pessoas falha, Davi era bom no que fazia.

Davi não era apenas mais um pastor inativo nas montanhas, cuidando de alguma ovelha preguiçosa numa rotina monótona. Davi as amava o suficiente para dar a vida por elas. Enquanto seus irmãos não podiam cuidar pior das ovelhas de seu pai, Davi se esforçava para estar com elas, progendo-as dos predadores, e cuidando delas como se fossem dele. Eu acredito que esta seja uma das principais razões que atraíram o olhar de Deus para Davi. Davi tinha o jeito de Deus de fazer as coisas!

É nas pequenas coisas que fazemos e dizemos, que mostramos quem realmente somos. Se você quer servir a Deus no Altar e enquanto isso não acontece você não ama o que faz, puxe uma cadeira e sente-se. Ou, melhor ainda, esqueça!

Como Deus pode confiar em você para servi-Lo na surpreendente Obra quando você não consegue servir nem a seu chefe humano? Como você pode obedecer a Deus em tudo quando você não consegue obedecer nem a seus pais? Como você pode respeitar a Deus quando você não consegue respeitar nem a seus professores?

Se você quiser ser chamado, então, esteja apto ao chamado de Deus.

Deus vai chamar apenas aqueles a quem Ele aceitar. Não é porque você quer servir a Deus que Ele ele te usará. Ou porque a Obra de Deus precisa de você que você será chamado.

Com Deus é tudo ou nada. Ou você é tudo que diz ser ou não é. Ou você vale ou não. Ou você é servo ou não é. Não há nenhum lugar entre esses dois extremos.

Matando-nos aos poucos


As palavras ficam para sempre. No momento em que você as pronuncia em alto som, você as está escrevendo no coração de alguém, e às vezes uma pessoa pode viver a vida toda baseada nessas palavras...

Deus tolera nossos corações teimosos dia após dia e mesmo assim Ele não nos destrói com palavras. Ao contrário, Ele está sempre nos dizendo algo bom - como podemos sempre recomeçar (Isaias 43:18-19); que Ele nunca nos esquecerá (Isaias 49:15); que Ele sempre estará lá por nós (Mateus 28:20); que Seu amor é incondicional (Romanos 8:35); que somos a menina dos Seus olhos (Zacarias 2:8); que nossos nomes estão escritos na palma de Suas mãos (Isaias 43:16)...

Apesar de termos que lidar com nossos maus pensamentos como são, nós gostamos de qualquer um que saiba o que, quando e como falar!

Uma das melhores maneiras de evitar colocar esta carga sobre outras pessoas é nunca falar quando estamos com raiva porque é quase impossível filtrar as palavras nessas circunstâncias. Deixe as coisas se acalmarem; talvez você prefira falar no dia seguinte ou mais tarde, durante a semana...e se você sentir que ainda não está pronto para falar, não o faça.

Que tal ouvirmos mais e falarmos menos?

"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o qu muito abre os lábios a si mesmo se arruína." (Provérbios 13:3)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Esvazie o Lixo

O Marco sempre quis comprar um computador para poder falar com a sua família no seu pais de origem. Então há alguns meses atrás ele foi na loja, comprou um computador e trouxe-o para casa. Ele tirou-o da caixa, e era lindo. Um teclado novo, um ecrã brilhante, e super rápido também. Ele já usava o computador para falar com a sua família, assistir filmes, escrever relatórios para o trabalho, guardar fotografias, etc.

Alguns meses depois, o computador já não era mais rápido; na verdade estava incrivelmente lento, e o Marco ficava agoniado sempre que o usava. Ele já estava pensando em comprar um computador novo por causa da lentidão da sua máquina. Mas num dia ao voltar para casa do trabalho ele lembrou-se: "Quando foi a ultima vez que esvaziei o lixo do meu computador?" E foi ai que ele viu que nunca o tinha feito desde que o comprou.

Ele chegou em casa, e fez aquele procedimento tão simples que não demorou mais de dois minutos, e imediatamente o computador ficou como novo.

Quando foi a ultima vez que você esvaziou o lixo no seu "computador"? É importante que você entenda que todas as coisas que as pessoas às vezes dizem e lhe magoam, os desapontamentos, as vezes que mentem contra si, nunca devem ficar no seu coração por muito tempo. Na verdade quanto mais você guarda essas coisas dentro de si, mais pesado e deprimido você fica.

Todos nós devemos ter o hábito de esvaziar o lixo que entra no nosso coração, diariamente. Não espere o fim de semana chegar para fazer isto, ou até mesmo para que aqueles que lhe ofenderam lhe venham pedir perdão. Afinal de contas, é você que é afectado por tudo isso.

Será que faz sentido guardar todo esse lixo?

Porquê? Se estou dando o meu máximo.

Deus age de forma diferente na vida de quem se entrega, confia e se dá 100%. As vezes parece que Ele não se importa em ver nos no deserto e sofrendo mediante muitas situações, e nos sentimos esquecidos.


Todo mundo vai, progride, vê os resultados de sua fé de modo rápido, e ai nos vemos colocando tanta força e o resultado é pequeno, enquanto que para os que parecem fazer tão menos obtém um resultado tão rápido.

Mas a verdade de tudo isso é uma só; os Planos de Deus para nós foge ao nosso entendimento, nossa mente não alcança, nem se passa na nossa imaginação. E é justamente isso; Deus conta com a gente para coisas diferentes, grandiosas e por isso nos conduz a situações para nos formar a Seu modo.

Tudo o que é grande, diferente requer "estrutura" não desprezando ou menosprezando ninguém, mas devemos entender para que fomos chamados e escolhidos para isso, enfim é uma oportunidade. Ao entendermos isso estaremos centrados na vontade e no propósito de Deus e podemos cooperar para que Ele se cumpra em nós.

A partir daí estaremos dispostos a pagar o preço "sacrificar" sem medo de que estamos a deriva, ou seja; fora dos planos d´Ele, mas sim devemos aceitar seu propósito e tratamento. E o segredo é se entregar 100%, é confiar e estar feliz por isso.

Qual é o seu sonho? Há um preço!

Continua....como saber se o meu sonho é o de Deus pra mim...

“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a DEUS” – (Romanos 8.28)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Jonas

No final do livro de Jonas algo me chamou a atenção; Ele ficou indignado com Deus, ficou irado, e o motivo ?


Hum, o motivo foi a misericordia de Deus!!

Incrível, como podemos ficar irados com Deus por isso ?

O ser humano tem um pouquinho de "Jonas" dentro de si, o desejo la' no fundinho do coração de que os maus paguem por sua maldade e não recebem a misericórdia de Deus.( bom, pelo menos ate' pagarem pelo que fizeram).

Mas Jesus não e' assim ! E se queremos ser como Ele, então devemos ver as coisas ou para ser mais exata, ver TUDO com os olhos da fe', como o Senhor Jesus veria no nosso lugar.

Da mesma maneira que queremos o perdão de Deus e sua misericórdia diante de um erro, uma falha que cometemos, as outras pessoas também !

Aqueles que um dia te feriram, machucaram, maltrataram e traíram, esses também, as vezes você não fala de Jesus para aquela vizinha porque foi ela que te machucou, te causou problemas e você no mais profundo do seu coração quer que ela "sofra um pouquinho" porque merece; acho que precisamos mais do amor de Deus dentro do nosso coração, e que o Espirito Santo não permita que o passar dos anos nos deixe assim, querendo que os outros "sofram um pouquinho" para pagarem o mal que fizeram.

Se ha' um arrependimento e uma entrega verdadeira a Deus, então eles merecem receber dessa benção que e' a misericórdia de Deus na nossa vida !

O povo de Ninive era mau, mas quando ouviram a mensagem de Deus, se arrependeram e proclamaram jejum, todos ate' mesmo os animais estariam em jejum sem comer e sem beber nada, se converteram do seus maus caminhos e clamaram a Deus.

Jonas sabia disso, e não queria ir la' falar de Deus para eles, porque se eles se arrependessem Deus não lhes faria nada, e no fundo, no fundo, Jonas achava que eles não mereciam isso!!

Bom, que esse "espirito de Jonas" não esteja mais no nosso coração, sejamos misericordiosos para com todos, acho que nos sentiremos muito melhor, sim o não?!!!

Nunca mais...


Nunca mais direi ”eu não posso”, pois “tudo posso naquele que me fortalece”.(Filipenses 4.13)
Nunca mais direi que não tenho, pois “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades“.(Filipenses 4.19)

Nunca mais direi que tenho medo, porque “Deus não nós tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7)

Nunca mais direi que tenho dúvidas ou falta de fé , porque eu “tenho a medida da fé que Deus repartiu a cada um” ( Romanos 12.3)

Nunca mais direi que eu sou fraco, porque “o Senhor é a fortaleza da minha vida “ ( Salmos 27.1).

E “o povo que conhece ao Seu Deus se tornará forte e ativo “ ( Daniel 11.32).

Nunca mais direi que Satanás tem supremacia em minha vida, “porque maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo (1 João 4.4).

Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus, “em Cristo, sempre me conduz em triunfo” (2 Coríntios 2.14).

Nunca mais direi que não tenho sabedoria, pois “ Cristo Jesus…. se nos tornou , da parte de Deus, sabedoria” (1 Coríntios 1.30).

Nunca mais direi que estou doente, pois “pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53.5)

E “ Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mateus 8.17)

Nunca mais direi que estou preocupado e frustrado, pois estou “lançando sobre ele toda(…) ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.(1 Pedro 5.7). Em Cristo estou livre de cuidados!

Nunca mais direi que estou preso, pois “onde está o Espírito do Senhor ,ai há liberdade “(2 Coríntios 3.17). Meu corpo é templo do Espírito Santo !

Nunca mais direi que estou condenado, pois “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus “(Romanos 8.1). Estou em Cristo, portanto, estou livre da condenação.

Lutas

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes".Hebreus 6:12


Não é a família problemática, nem doenças e nem inimigos implacáveis que desgraçam as pessoas, mas forças demoníacas que se apossam dos corações causando doenças e contendas entre as pessoas.
Por isso, o Senhor Jesus morreu, desceu até o inferno para despojar essas forças do mal e ressuscitou para confirmar o cumprimento da Sua Palavra na vida dos que creem.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Características que todas as mulheres de Deus devem ter...

Rute foi uma grande mulher de Deus, seu caráter e sua fidelidade marcaram tanto que sua história de vida ganhou um livro da Bíblia.

Vamos ver abaixo características que todas as mulheres de Deus devem ter:

• A mulher de Deus deve ter Fidelidade!

Rute foi tão fiel á sua sogra, que preferiu seguí-la do que voltar para casa de seus pais.

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar." (Rute 1:16-18)

• Amulher de Deus deve ser Prestativa!

Ser prestativa é cumprir seus deveres e fazer mais do que lhe é pedido. Quando a pessoa faz algo a mais, ela está servindo, está sendo útil e Rute era uma mulher muito prestativa, sempre disposta a fazer tarefas.

"E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha." (Rute 2:2)

• A mulher de Deus è Reconhecida!

Quando a mulher tem o caráter de Deus, ela se torna reconhecida por onde quer que ela passe. Em seu trabalho ela é reconhecida pois sempre faz tudo de coração e sem cára feia. Em casa ela é reconhecida como mulher de Deus por causa de seu comportamento exemplar. Seu marido a reconhece por causa de seu caráter cristão e seus filhos querem ser como ela. Enfim, por onde quer que ela vá, é reconhecida!

"Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu..." (Rute 2:19)

• A mulher de Deus è Obediente!

Quando a pessoa é obediente, automaticamente ela é humilde, pois aceita as ordens que são impostas e as cumpre de bom coração. Deus fica feliz ao ver um filho obedecer Seus estatudos, uma mãe fica contente ao ver o filho obedecendo a tudo que ela pede, um patrão fica orgulhoso de ter um funcionário que sempre segue á risca as regras da empresa, enfim... Todos se agradam de pessoas obedientes.

"E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei." (Rute 3:5)

• A mulher de Deus refleti suas Virtudes!

A mulher que é voltada para Deus têm a Luz do Espírito Santo dentro de sí, e essa Luz é como um farol que ilumina toda a escuridão.

"Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa." (Rute 3:11)

• A mulher de Deus è Edificante!

Ela pensa antes de falar qualquer coisa, pois sabe que suas palavras tem poder para edificar ou derrubar. As obras das suas mãos são sempre para agradar a Deus. Ela faz tudo de acordo com as Leis de Deus, pois isso edifica tanto a ela quanto a todos que estiverem á sua volta.

"O SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel" (Rute 4:11)

Não há lógica na fé cristã.

Quem vive pela fé caminha na contramão do mundo. Não há lógica na fé cristã. E quem tentar conciliar a fé e a lógica vai ficar confuso e não chegará a lugar nenhum.


O Senhor Jesus garantiu ao primeiro, o último lugar, e ao último, o primeiro lugar. O maior será servo dos menores e quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á; mas, quem perder sua vida pela causa Divina, salvá-la-á.

Até o poder do Alto se aperfeiçoa na fraqueza. Diante disso, Paulo notou que suas debilidades eram sinais de sua força. Nos momentos de dor e aflição ouviu a meiga voz lhe dizendo: A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Agigantado na fé por essa palavra, então, confessou: De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de meu Senhor. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12

Certamente, por conta das humilhações, Paulo aprendeu que os humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados. Isso porque, no Reino de Deus, quem quer ganhar, perde, e quem não se importa em perder, ganha. Justamente o oposto das regras do mundo.

Portanto, amigo leitor, se você se sente abatido, enfraquecido, humilhado ou fracassado, saiba que tudo isso é sinal do poder de Deus se aperfeiçoando na sua fraqueza. Levante-se, sacuda a poeira e vá em frente porque Deus é contigo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Os pregos...

Havia um garotinho quem tinha mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência batesse um prego na cerca dos fundos de casa.

No primeiro dia, o garoto havia pregado trinta e sete pregos na cerca. Porém, gradativamente, o número foi decrescendo. O garotinho descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia no qual o garoto não perdeu mais o controle sobre o seu gênio. E contou isso a seu pai, que lhe sugeriu tirar um prego da cerca por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu gênio.

Os dias foram passando até que, finalmente, o garoto pôde contar ao seu pai que não havia mais pregos a serem tirados.

O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca. Ele disse:

- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, deixa uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida e, não importando quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali. Uma ferida verbal é tão má quanto uma física. Amigos são jóias raras. Eles fazem sorrir e o encorajam a ter sucesso. Eles sempre ouvem, têm uma palavra de apoio e sempre querem abrir o coração para você. Mantenha isto em mente antes de se irar contra alguém.

Os Pessimistas

Certa vez, um poderoso rei, para comemorar o aniversário de seu amado filho, resolveu fazer uma grande festa para todos os seus súditos. Entre as muitas atrações do evento, havia um desafio que a todos interessou: era "a escalada ao poste". No alto de um gigantesco mastro havia uma cesta repleta de ouro e de comida. Aquele que conseguisse alcançar o topo daquele poste poderia se deliciar com a comida e pegar para si todo o ouro. Muitos dos que estavam presentes pretendiam participar daquele desafio. Quando o rei autorizou, foi dado início à prova.

O primeiro a participar foi um rapaz alto e forte. Ele tomou uma distância curtíssima e começou a subir no poste. Não chegara nem à metade, quando, cansado e irritado, desistiu. Enquanto descia, dizia que o poste era alto demais e que não havia nenhuma possibilidade de que alguém alcançasse o prêmio.

Blasfemava baixinho para que seus queixumes não fossem ouvidos pelo rei, mas sugeriu àqueles que se aproximavam dele que não tentassem, a fim de que o rei se visse obrigado a diminuir o tamanho do mastro. Alguns súditos, influenciados pelas palavras do jovem, sentiram-se decepcionados com o rei e foram embora cabisbaixos e choramingando. Outros proferiram contra o rei palavras de desapontamento.

De repente, porém, do meio da multidão surgiu um garotinho muito magro e de aparência franzina. Tomou distância, aproveitando o tumulto criado pelo jovem rapaz que o antecedera, e, correndo como o vento, iniciou sua subida no mastro. Na primeira tentativa não teve êxito. Quando se preparava para tentar novamente, as pessoas ao redor gritavam: "desista! Desista!". Mesmo assim ele persistiu. Parecia mais convicto do que da primeira vez. Afastou-se e, com energia, agarrava-se ao mastro, ganhando altura com muito empenho. Minutos depois, após ter realizado indescritível esforço, o garoto, diante do olhar admirado de todos, atingiu o topo e a cesta repleta de ouro e comida. Alguns o aplaudiram; outros, incrédulos, comentavam a proeza.

O rei, admirado pela determinação do vencedor, imediatamente foi procurar o pai do garoto para buscar uma explicação sobre o ocorrido.

"Meu senhor, como pôde esse menino, tão pequeno e fraco, alcançar um objetivo tão difícil, enquanto todos o instigavam a desistir?" - questionou curioso o soberano.

Sorrindo, com o filho nos braços, o pai esclareceu: "duas coisas motivaram o meu filho a agir da forma como agiu: a primeira é a fome, porque há dias o pobre não come nada. E a segunda é porque ele é surdo, e não ouviu nenhuma das palavras desencorajadoras que lhe foram dirigidas.

O que é o amor?

Em uma sala de aula, uma das crianças perguntou á professora:


- Professora, o que é o amor?

Já sabendo como explicar, a professora aproveitou o intervalo para o recreio e pediu que cada criança trouxesse, quando voltassem, alguma coisa que demonstrasse nele o sentimento de amor.

Quando voltaram, a professora pediu para que os alunos viessem a frente e mostrassem o que e porque trouxeram:

- Eu encontrei esta flor professora, não é linda? - disse a primeira criança.

- Eu encontrei essa borboleta. Vou deixá-la junto com as outras na minha coleção. - disse a segunda criança.

- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele tinha caído do ninho junto com outro filhotinho. Não é uma gracinha? - disse a terceira.

E assim, cada uma ia mostrando o que encontrou para demonstrar amor, cada uma mais feliz que a outra. Mas a professora percebeu no fundo da sala, uma garotinha que não falava nada desde o termino do recreio, só estava vermelha de vergonha, pois chegou de mãos limpas.

A professora então foi até ela e perguntou:

- Querida, por que você não trouxe nada?

E a criança com os olhos cheios d’água respondeu:

- Desculpa professora. Encontrei a flor, senti seu doce perfume e fiquei com pena de arrancá-la e matá-la. Depois eu procurei e encontrei a borboleta, linda e toda colorida. Estava tão livre e feliz voando que não achei certo prende-la. Vi o passarinho também, mas quando olhei para o ninho me deparei com a mãe dele, tão tristinha que resolvi devolve-lo para ela. Por isso eu trouxe o que não é concreto: o perfume da flor, a liberdade da borboleta e a gratidão no olhar da mãe do passarinho. Por isso vim de mãos vazias, professora.

A professora ficou emocionada e deu a criança a nota máxima.

Empurre sua vaquinha

Um Mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita...

Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeiras, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas...

Então se aproximou do senhor aparentemente o pai daquela família e perguntou: Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho, então como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

E o senhor calmamente respondeu:

"Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc .... para o nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo".

O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:

Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo".

O jovem arregalou os olhos espantando e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem.

Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los.

Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim.

Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver, "apertou" o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos e o caseiro respondeu:

Continuam morando aqui.

Espantado ele entrou correndo na casa, e viu que era mesmo a família que visitara com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da a vaquinha):

Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida ???

E o senhor entusiasmado, respondeu:

Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora...

domingo, 1 de agosto de 2010

Um pedaco do seu coracão

Já parou para pensar por que você já saiu de muitas reuniões de fé avivado pelo Espírito Santo, revoltado e pronto para fazer por onde mudar a sua situação, fazendo planos para tomar diversas atitudes ou deixar de fazer muitas coisas que desagradam ao Senhor, em suas orações você faz várias promessas a Ele, e muitas das vezes quase nada disso você realiza?


Aí se passam os dias, você está em outra reunião de fé, sentado naquele mesmo banco da igreja, e a história se repete...

E eventualmente, vem na cabeça a seguinte questão: "Eu oro e nada acontece. Eu faço meus propósitos e idem. Eu sou dizimista, ofertante, estou na igreja sempre, não vivo vida errada. Por que a minha vida está nessa mesmice?"

A resposta é bem simples e pautada na palavra de Deus: "Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele" 2 Crônicas 16:9

Deus está te vendo. Ele está vendo tudo isso que você tem feito. Seus dízimos, ofertas, propósitos, e suas promessas não cumpridas.

Isso acontece porque você tem entregado apenas um pedaço do seu coração à Ele.

Mude seu coração. Mude o seu eu. Empenhe-se por fazer a vontade dEle e negue-se a si mesmo.

Os resultados serão explêndidos!

Você usa Máscara?

Porquê esconder-se atrás de alguém que não existe? Comentar como se fosse uma 'anônima'?


Não bastará, simplesmente, ser-se aquilo que se é, ainda que apenas uma pessoa simples, sujeita aos salutares erros e falhas, próprios da condição humana?

Para quê fingir? Para agradar aos outros? Para mascarar o que realmente se é?

Como poderão as pessoas conhecer-se verdadeiramente, se continuam a usar máscaras, tentando ser aquilo que gostariam de ser? Como poderá uma amizade ou uma relação estabelecer-se dessa forma? Poderá alguém amar uma pessoa que não existe?

Na verdade, fingir-se ser uma pessoa que não se é, poderá acabar por ser uma árdua tarefa, pois haverá certamente necessidade de se sustentabilizarem mentiras e enganos, assim como se imporá mudar de máscara a todo o tempo.

Mas, mais cedo ou mais tarde, quem mente ou engana acabará certamente por ter de enfrentar as pessoas a quem mentiu ou enganou. Abrir-se-ão então dois caminhos: ou a pessoa inventa e pensa desculpas para não ficar mal, ou então... diz a verdade. Mas, depois de tanta vergonha e humilhação, a sua credibilidade ficará com certeza comprometida. As pessoas, simplesmente, deixarão de ter confiança em quem mente ou engana!

Ninguém jamais conseguiu ser bem sucedido tentando ser o que não é.

E a evidência, incontornável, é esta: vai chegar uma hora em que a pessoa que mostra o que não é, acabará, ela mesma, por se denunciar, “deixando escapar” o que realmente é, correndo o risco de vir a ser considerada como enganadora para o resto da vida.

E esta é a verdade: as pessoas não querem saber das motivações de tal proceder ou das desculpas que serão dadas. O que retêm será tão somente isto: alguém lhes mentiu, alguém as enganou... Viram que, afinal, aquela pessoa em quem confiavam... não é o que parecia ser...

Assim, perder-se-ão oportunidades, únicas, de se ser aquela boa amiga, ou a futura esposa, ou a confidente...

É!... Fingir não deve ser nada fácil!

Mas, se a pessoa é ela própria, abrir-se-ão dois horizontes. Sim, há os que poderão até não gostar dela, mas as pessoas que a amarem pelo que ela é (mesmo com todos os seus erros e falhas), estarão na verdade a oferecer-lhe... o amor verdadeiro!

E, o mais importante: ao ser ela própria, a pessoa viverá em harmonia consigo mesma. Nunca mais terá de perder tempo com máscaras e desculpas esfarrapadas para justificar as suas falhas.

Se a pessoa é o que é, e se for conhecida da forma que se der a revelar na essência do que é, certamente que não lhe será exigido algo que não tem para dar.

Se a pessoa é transparente em tudo o que é, facilmente encontrará uma amizade verdadeira, uma relação verdadeira, o amor verdadeiro. Mas, sobretudo, essa pessoa terá o requisito fundamental para encontrar a Deus, ou seja: a sinceridade. Porque Deus conhece-nos, por dentro e por fora, e jamais aceita máscaras ou farsas.

Veja: não faz sentido pensar-se que se conhece alguém e depois descobre-se que, afinal, essa pessoa estava a fingir o tempo todo! Que juízo podemos fazer de uma situação destas?

Mente do Homem

Trabalho, trabalho, e mais trabalho. Ele tem que trabalhar, tem que ser bem-sucedido, tem que obter aquela promoção, tem que ser respeitado pelos colegas de trabalho, tem que... ser homem. Os homens nascem com essa necessidade de ser o cabeça, o líder, o provedor, o exemplo, enfim, aquele que sabe tudo. Porém, alguns homens encontram muita dificuldade tentando alcançar pelo menos um desses objetivos. Dando continuidade ao artigo sobre o que se passa na mente dos homens, aqui vai a terceira dica:


Sua identidade está associada ao seu sucesso. Sem o sucesso, ele se sente menos homem, pois tem a sensação de que não está fazendo aquilo que esperam dele – enfim, se sente um derrotado. Por isso, de vez em quando, ouvimos falar de homens que tinham uma bela família, mas que acabaram cometendo suicídio simplesmente porque seus negócios faliram. Outros perdem o emprego e, por isso, se tornam alcóolatras, vivendo de bar em bar. Felizmente, nem todos chegam a esse extremo, mas o número de homens que enveredam por esses caminhos não é nada pequeno.

Essa é a característica de todo homem, e a mulher que ama o seu companheiro deve saber que ele tem necessidade de conquistar. Faz parte da sua natureza. É por isso que muitas vezes ele parece estar ocupado demais para lhe dar atenção ou que é viciado em trabalho. Embora ele deva estabelecer suas prioridades, cabe à mulher compreendê-lo e ajudá-lo sempre que for preciso.

Não adianta implorá-lo para que não se preocupe com certas coisas que ameaçam sua liderança. Para que tentar, então? Esposa, ore por ele. Peça a Deus para guiá-lo e faça parte de sua vida o máximo que puder, e nunca, jamais, compare-o com quem quer que seja! Isso só aumenta a pressão e o faz se sentir inferior – o que, ao contrário das mulheres, os homens evitam a todo custo.

É interessante notar que, por causa da necessidade de ser bem-sucedido, muitos homens detestam ir ao médico ou dentista. Pensam que, agindo assim, estarão evitando descobrir que há algo de errado com eles... Puro ego... É até engraçado! E não nos esqueçamos da incapacidade de pedir informação na rua! Esta talvez seja a razão por trás de sua obssessão por futebol – ter um time, torcer por ele, vê-lo ganhar, se sentir o próprio vencedor... Mas isso já é especulação da minha parte...

Por isso, da próxima vez em que quiser apontar algum defeito dele, não o faça. Seja sábia e procure o momento certo para conversar com ele acerca do que pode ser mudado. Quando um homem é repreendido, seu ego é ferido e ele se sente fracassado – torna-se difícil lidar com ele. Depois de tudo isso, fica fácil entender por que Deus nos ensina a nos submeter aos nossos maridos! Não se trata de uma obrigação, ou que sejamos inferiores a eles, ou porque pareça melhor assim. Há um argumento muito forte que sustenta esse ensinamento, o qual faz muito sentido. Somos seres diferentes, e uma das diferenças mais marcantes é: a sua masculinidade está associada à posição que ocupa no mundo. Ele precisa se sentir valorizado, respeitado, e admirado. Faça isso e você o estará livrando de boa parte de sua carga – embora não toda – e terá o marido que sempre sonhou.